×

Paróquia Catedral Divino Espírito Santo

Paróquias

Equipe de Sineiros da Catedral completa 2 anos

terça-feira, 20 de maio de 14 às 11:45 | Atualizado às 09:31
Equipe de Sineiros da Catedral completa 2 anos

Na última quinta-feira, 15/05,  a equipe de sineiros da Catedral do Divino Espírito Santo, em Divinópolis, completou dois anos. A única equipe de sineiros da Diocese de Divinópolis foi fundada no dia 15 de maio de 2012.

O coordenador da equipe de sineiros, Giulianno Vilano, contou sobre o começo, quando o sino era tocado somente na semana santa e na festa do divino. Em uma dessas festas, ele notou que o sino estava tocando de forma diferente e subiu na torre e viu um rapaz, João, da cidade de São João Del Rei/MG, tocando junto com o antigo sineiro, Toninho. A convite de Giulianno, João ajudou na fundação da equipe e com a volta da tradição de tocar sinos nos finais de semana, nas novenas e na bênção do Santíssimo Sacramento.


Após a idealização do sonho, ambos procuraram o Monsenhor José Carlos Campos, na época, pároco da Catedral, e pediram a fundação da equipe de sineiros. O Monsenhor autorizou e assim a equipe foi criada, em maio de 2012. Atualmente é composta por seis pessoas.

O sineiro e acólito, André Faustino, disse que atualmente os sinos são tocados nas quintas-feiras, sábados e domingos e também nas novenas, festas e bênçãos do Santíssimo. 30 minutos antes é feita uma chamada para a missa e quinze minutos antes da celebração, a chamada do padre. Nesta, são dois toques espaçados e, em seguida, várias batidas mais rápidas e no mesmo ritmo. Para finalizar, são dados toques espaçados que informam quem irá celebrar. 3 toques para o vigário, no caso Padre Lúcio Camargos; 4 para o pároco, Padre Geraldo Maia e 7 para o bispo.

Quando há missa da Irmandade, há uma chamada de irmãos do Santíssimo, entre as chamadas para a missa e a de padre.

 

 

 

Por: Mateus Teixeira

Notícias Relacionadas

05 fev 18
29 mar 18
27 jun 17
05 abr 15

Parceiros