×

Paróquia Nossa Senhora do Carmo - Carmo do Cajuru

Paróquias

Vicentinos de Nova Serrana realizam a Festa de São Vicente de Paulo

sexta-feira, 06 de outubro de 17 às 07:42 | Atualizado às 11:20
Vicentinos de Nova Serrana realizam a Festa de São Vicente de Paulo

No último domingo (1), 26º do Tempo Comum, os Vicentinos de Nova Serrana se reuniram, no Centro de Convenções e Eventos da cidade, para comemorar a passagem da festa de seu padroeiro, São Vicente de Paulo, que a Igreja celebra aos 27 de setembro.

 

No mês de outubro, as diversas conferências e membros da Sociedade São Vicente de Paulo se organizam para realizar a tradicional novena de São Vicente, que percorre casas e famílias nas comunidades. A Celebração Eucarística com os Vicentinos foi presidida pelo vigário paroquial, Padre Edvaldo José Damasceno, às 15h.

 

São Vicente de Paulo nasceu na Aquitânia (França), em 1581. No seu tempo, a França era uma potência. Porém, convivia com as crianças abandonadas, pobreza e ruínas causadas pelas revoluções e guerras.


Grande sacerdote, gerado numa família pobre e religiosa, ele não ficou de braços cruzados e se deixou mover pelo espírito de amor. Em seu ministério sacerdotal  trabalhou numa paróquia onde conviveu com as misérias materiais e morais; esta experiência o motivou para as obras da fé.


A partir disso, São Vicente de Paulo iniciou obras assistenciais. Fundou também a “Congregação da Missão” (Lazaristas) e, unido a Santa Luísa de Marillac, edificou as “Filhas da Caridade” (Irmãs Vicentinas).


Sabia muito bem tirar dos ricos para dar aos pobres, sem usar as forças dos braços, mas a força do coração. Morreu quase octogenário, a 27 de setembro de 1660.

 

Por Pedro Júnior, Pascom
(Fotos: Maíra Mendes, Pascom).

Notícias Relacionadas

02 jun 16
08 ago 19
22 jul 13
13 mai 16

Parceiros