×

Capela de São João Batista

sexta-feira, 17 de outubro de 14 às 14:29 | Atualizado às 15:14
Capela de São João Batista

Capela de São João Batista

Capelinha

 

 

Pe. Libério Rodrigues Moreira, desde que a Capela de Leandro Ferreira foi elevada a categoria de Paróquia e na mesma época ele foi nomeado vigário, começou a desenvolver seu trabalho de sacerdote com muita tenacidade, também nas capelas rurais. Segundo a senhora Georgina Batista da Silva, primeira zeladora da Capela de São João Batista, era ele mesmo o coordenador de todos os movimentos e pastorais existentes na época. Ele ensinava o catecismo, ensinava as “rezas”, ensinava a cantar... Segundo ela: o povo da roça tinha o dinheiro e boa vontade, mas quem sabia das coisas era Padre Libério. Era ele querer, o povo tratava de arrumar o dinheiro e entregar nas mãos dele. Assim nasceu a ideia da construção da Capela do povoado. Antes as celebrações da Santa Missa e algumas outras eram realizadas ao redor de um cruzeiro erguido no topo de um morro, caminhando para as bandas de Lagoa Seca (Gentio). Neste local é que o povo queria erguer a Capela, mas o vigário os convenceu de que ali não era próprio, por causa do morro, da estradinha ruim e cheia de pedregulho e da distância entre ali e o povoado. Foi escolhido o melhor lugar: plano e no centro do povoado. 


Em 28 de dezembro de 1949, foi lavrada a escritura de doação do terreno para construção da Capela de São João Batista no povoado denominado Lagoinha, hoje Capelinha. A doação foi feita por João Batista da Silva e sua esposa Reinalda Cândida Batista da Silva, Joaquim Lopes Filho e sua esposa, Maria Raimunda Duarte e João Domingos da Fonseca e esposa, Maria José da Fonseca.
  Aos 20 de agosto de 1950, Padre Libério Rodrigues Moreira benzia a Capela de São João Batista. A bênção foi simples.


A imagem de São João Batista, adquirida em 1949, foi benta na Matriz na cidade de Leandro Ferreira e conduzida em procissão até a comunidade, ficando na casa do senhor João Batista da Silva até o término da construção e bênção da Capela. No dia da bênção da capela a imagem foi novamente em procissão, introduzida, solenemente, na dita capela. Logo após, Pe. Libério Rodrigues Moreira celebrou o Santo Sacrifício da Missa, perante grande número de pessoas.
Por causa do êxodo rural, atualmente a capela conta com não mais de 40 fiéis.


Tem 02 ministros da palavra e 01da Eucaristia. Pastoral catequética; iniciando a Pastoral familiar. Uma vez por mês reza-se a hora de louvor. Durante o mês de maio, mês de Maria, reza-se o terço com as famílias na capela, seguido da coroação de Nossa Senhora. Todos os domingos e 1ª sexta-feira de cada mês, tem a Celebração da Palavra.
Uma vez no mês o Padre visita a comunidade, atende confissões, presta os demais serviços de sacerdote e preside a celebração da Santa Missa.

Notícias Relacionadas

27 jun 13
01 ago 14
23 mai 14
13 fev 14

Parceiros