×

Capela de Nossa Senhora da Piedade

sexta-feira, 17 de outubro de 14 às 14:31 | Atualizado às 15:09
Capela de Nossa Senhora da Piedade

Capela de Nossa Senhora da Piedade

Moinhos

 

 

No início, a Comunidade de Moinhos, pequenina, naquela época, se reunia em torno de um cruzeiro para prestar seu culto a Deus. O cruzeiro estava situado nas proximidades do lugar onde foi construída a Capela. O povo muito simples e com poucos recursos, mas grande vontade de ter uma capela. O sol, a chuva atrapalhavam a reza no cruzeiro. O catecismo, ministrado na escola pelo senhor José Augustinho, o 1º catequista do povoado. Também na escola, durante o mês de Maria, rezávamos o terço e as meninas coroavam Nossa Senhora. Era preciso construir a Capela.


Quando o Padre Libério assumiu a Paróquia de São Sebastião, com pouco tempo ele providenciou a construção da Capela de Nossa Senhora da Piedade. Conseguiu graças à sua operosidade e  a ajuda de toda comunidade e de fazendeiros da região. Ele permanecia no povoado, às vezes, a semana inteira, vivia junto de todos, orientando, pedindo doações. O construtor foi o senhor Antônio Maria. Quando O Padre Libério não estava o doutor Jacinto Moreira tomava conta da construção, este era proprietário da Fazenda Trigueiro.
Em 1956, Pe. Libério reformou e aumentou a Capela, doou o mobiliário retirado da capela da Fazenda Baía. Adquiriu imagens. 


Depois que o Padre Libério se afastou da Paróquia, a capela não foi conservada e por isto o telhado veio a desabar, muito carunchado que estava, quebrando todas as imagens e mobiliário. A comunidade providenciou a reforma. O mobiliário ficou restrito ao altar e tamboretes. Mais tarde, Pe. Hernani José Ferreira doou alguns bancos da Matriz para a Capela de Nossa Senhora da Piedade, providenciou a restauração de algumas das imagens e a comunidade adquiriu outras. Atualmente a construção ainda pede reforma, assim como o salão paroquial que não foi terminado.

 

 

História do Local da construção:


Em primeiro de novembro de 1935 o senhor Jovelino Pinto do Couto, doou meio alqueire e 2 litros de terreno a beira da estrada de ferro Paracatu para a construção da capela de Nossa Senhora da Piedade, na Fazenda Moinhos, hoje o povoado de Moinhos. Doou ainda para a construção da mesma capela toda madeira necessária, mencionando um ipê grande que estaria sobre a “Ponte Velha”. A Capela foi representada no ato de doação por Padre Libério Rodrigues Moreira. A doação nesta época não foi legitimada. Em 1939, nova promessa de doação desta vez registrada a intenção no Cartório Maria Elvira Bahia, em Pitangui. Existe ainda hoje muita controvérsia com respeito à doação e a quantidade de terreno.
Hoje o pároco visita a Capela uma vez por mês, celebra a Santa Missa e atende aos fiéis. Os sacramentos do Batismo, Crisma, Matrimônio são ministrados na Matriz. Isto é geral para todas as comunidades rurais.
 

Notícias Relacionadas

04 jul 14
15 jul 13
11 jul 13
15 mai 14

Parceiros