×

Capela de São Judas Tadeu

quinta-feira, 20 de março de 14 às 10:57 | Atualizado às 08:57
Capela de São Judas Tadeu

Capela de São Judas Tadeu

Bairro Novo Horizonte

 

 

No ano de 1998, surgiu o desejo de formar uma comunidade no bairro Novo Horizonte. Com o total apoio da comunidade São Geraldo, do bairro Romeu Duarte, iniciaram-se os trabalhos de casa em casa com estudos bíblicos, novenas, terços com leilões. Todas as comunidades pertenciam à Paróquia São Sebastião e eram assistidas pelos padres Paulo Pereira, Geraldo Menezes e, posteriormente, Ydecy.


Em conversa com o Padre Paulinho, foi decidido celebrar a primeira missa no bairro, no terreno que a comunidade recebeu de doação de Reinaldo Amaral. A partir de então, surgiram outras pessoas para ajudar, como as irmãs da Congregação Bom Pastor - Paulina e Irani; Marta Gonçalves e Dona Dalva faziam o trabalho de convidar as pessoas de casa em casa.


Com o crescimento da comunidade, surgiu a proposta de formar o conselho da comunidade, com o total apoio do Padre Paulinho. Dia 28 de janeiro de 2000, aconteceu a primeira reunião e a formação do conselho ficou assim: Aurimar (coordenador); Aloízio (tesoureiro) e Maria Aparecida (secretária). Quanto ao padroeiro, as pessoas queriam que fosse Nossa Senhora de Fátima, por causa da capelinha existente em um sítio no bairro; mas a comunidade ficou sob o patrocínio de São Judas Tadeu. 


Após essa reunião, as celebrações passaram a acontecer na Escola Frei Ambrósio, uma vez por mês aos domingos; nos outros dias, acontecia a Celebração da Palavra com a Elzinha Benício.


No dia 09 de novembro de 2002, chegou uma boa notícia: a Sociedade São Vicente de Paulo iria construir um salão de reuniões no bairro e este poderia ser usado para as celebrações da comunidade. Tivemos o total apoio do Padre Paulo Sérgio, que nos acompanhava sempre; e também da Irmã Terezinha e do seminarista Adelmo (hoje, Padre Adelmo).


Em 2005, este conosco o Padre Juscelino Caixeta Campos, que ficou apenas dois anos. Nessa época, era feito e distribuído o sopão para as crianças carentes, organizada pelo Lions Club.


Com a chegada do Padre Charley Marcelino Silva, em 2007, sentimos a necessidade de ter uma capela para o Santíssimo Sacramento e esta foi instalada.  Ainda nesse ano, recebemos os missionários para celebrar a Semana Santa - Júlio, Lúcia Teodoro e Marcos Padilha - com êxito.


Em novembro de 2007, na assembleia paroquial, Padre Charley disse que a comunidade Nossa Senhora de Fátima, no bairro Veredas da Serra, ainda não tinha lote para construir sua capela; Lúcia Teodoro e Glória Angélica apresentaram uma sugestão: uma vez que a comunidade São Judas possuía quatro lotes de 250m2, um lote poderia ser doado para a comunidade Nossa Senhora de Fátima, que poderia vendê-lo e comprar um no bairro Veredas da Serra. Essa proposta foi aceita; apresentada no conselho da comunidade, a mesma foi aprovada.

 

Contudo, após um tempo, alguns membros manifestaram opinião contrária e gerou muitos contratempos que, graças a Deus, foram resolvidos.


A primeira assembleia pastoral da comunidade aconteceu em 20 de novembro de 2011 e foi coordenada pelo Padre Marcelo; foi constituído um novo conselho pastoral e a comunidade tomou novos rumos.


Em maio de 2012, foi lançada a pedra fundamental, o primeiro passo para a construção da igreja dedicada a São Judas Tadeu. Logo, esse dia foi de muita festa.


Com muito amor e carinho, agradecemos a todos: padres; irmãs; aos moradores desse bairro; a comunidade São Geraldo, que foi a nossa madrinha. Cada um do seu jeito e no seu tempo contribuiu para o crescimento do Reino de Deus entre nós.

Notícias Relacionadas

14 fev 14
11 jul 13
01 ago 14
19 dez 13

Parceiros