×

Capela de Nossa Senhroa do Carmo

quarta-feira, 24 de abril de 13 às 16:51 | Atualizado às
Capela de Nossa Senhroa do Carmo

Capela de Nossa Senhroa do Carmo

Bairro Olaria

 

A Comunidade de Nossa Senhora do Carmo é a Comunidade mais antiga da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Sua história se confunde com a história da cidade de Itaúna, que foi fundada pelos bandeirantes nos idos dos Séc. XVIII.

 

É uma Comunidade relativamente pequena . É  formada pelos bairros da Várzea da Olaria e Vitória. Em 1930, quando ainda era denominado “distrito de Itaúna”, foi concedida pelo então Pároco da Paróquia de Sant’Ana, Pe. José Joaquim Batista Querioz, a permissão para o funcionamento, na localidade que mais tarde se tornaria à Comunidade de Nossa Senhora do Carmo, de uma das primeiras Conferências Vicentinas da cidade. A Comunidade possui uma imagem da padroeira Nossa Senhora do Carmo de madeira, que foi restaurada por um especialista (a pedido de Pe. Elisvaldo). Essa imagem é barroca, conforme o restaurador, do barroco baiano, de século XVIII. A Capela em honra a Nossa Senhora do Carmo é da década de 30, sendo que, passou por diversas reformas. Hoje, graças ao esforço da Comunidade local, da ajuda da Comunidade paroquial, da doação de fiéis devotos, a Capela de Nossa Senhora do Carmo se encontra reformada: muito bela e aconchegante. Construíram a história da Comunidade de Nossa Senhora do Carmo vários fiéis leigos, vários sacerdotes, que ao longo do tempo, por aqui passaram, dentre eles os saudoso Pe. Luiz Turkenburg e Pe. José Neto.


A Comunidade de Nossa Senhora do Carmo é muito fervorosa, organizada e tradicional. As pastorais e movimentos que aqui funcionam  são: Pastoral Catequética: Infantil; a Pastoral Litúrgica: grupo decanto, corinhas, leitores, ministros da Sagrada  Comunhão, ministros da Palavra; Pastoral do Dízimo; Legião de Maria, Apostolado da Oração, Grupos de Reflexão, Conferência Vicentinas, Grupo de novena da Sagrada Face.

A tradicional festa da Padroeira da Comunidade acontece todo dia 16 de julho, com grande freqüência dos fiéis devotos da Mãe de Deus

Notícias Relacionadas

15 jul 13
20 mar 14
30 ago 13
29 jan 14

Parceiros