×

Capela de Nossa Senhora Desatadora dos Nós e São Bento

sexta-feira, 30 de agosto de 13 às 08:37 | Atualizado às 07:33
Capela de Nossa Senhora Desatadora dos Nós e São Bento

Capela de Nossa Senhora Desatadora dos Nós e São Bento

Bairro Novo Paraíso

 

A Comunidade Nossa Senhora Desatadora dos Nós foi fundada aos dezessete de agosto de 2003. Começamos a rezar o terço em julho de 2002 na casa da Srª. Luzia Francelina, na rua Poema das Américas, 390, com a presença de um grupo de oração do Bairro Esplanada  e mais três irmãos vizinhos: Geralda, Ricardo e Edmar. Decidimos então que rezaríamos o terço todas as quartas feiras nas casas com a leitura do Evangelho do dia e a partilha entre irmãos. Fizemos também a novena de Natal, com uma boa participação das famílias encerrando assim o ano 2002.


Na Campanha da Fraternidade 2003 Vida, Dignidade e Esperança, a participação da Comunidade foi muito boa. Recebemos a visita dos agentes pastorais e também dos ministros da palavra Sr. Israel de Castro e Jose´ Alves, Eles assumiram a comunidade. Começaram o trabalho fazendo Via Sacra durante a quaresma todas as terças férias nas ruas, com a participação de quase todos os moradores católicos do bairro. Então resolvemos que haveria Celebração da Palavra todos os domingos às 09:00 hs. A primeira celebração da Palavra foi na praça na rua 4 no dia 11 de abril de 2003, com a presença de três grupos de cantos: Esplanada, Serra Verde e Nações. Participaram conosco também a Matriz de São Vicente e a comunidade São Bento, foi celebrada pelo ministro Sr. José.


A primeira missa foi no dia 17 de agosto de 2003 às 10:00 hs, também celebrada na praça pelo Pe. Demóstenes. Ele nos prometeu que celebraria de 3 em 3 meses uma missa na Comunidade. A missa foi muito bonita, havia gene de várias comunidades, foi animada pelo coral das crianças da Comunidade Santa Terezinha. Após a missa foi servido um lanche na casa do casal Marcelo e Leiriane. No dia 07 de setembro de 2003 ficou decidido que as celebrações seriam na casa de Dª. Luzia, na garagem, até construirmos a capela. Fizemos uma reunião para montarmos as pastorais:
Servas: Marta, Luzia e Valdeci, a cada domingo 2 pessoas arrumariam o altar e fariam a limpeza da capela para a celebração. Equipe de Liturgia: Nazaré, Elizângela e Géssica. Responsável pela Coleta: Edmar. Poucos meses depois iniciamos a catequese com 15 crianças com as catequistas Elizângela e Luzia. No mês de outubro de 2003 a Srª. Marta Luzia Campos ficou responsável pelo bazar que promovemos com roupas usadas e também pelas coletas e doações, pois o Edmar havia afastado.
No inicio do ano de 2004 o Pe. Demóstenes trouxe os carnês do dízimo para arrecadarmos a contribuição, também algumas pessoas do centro ajudaram com doações e também Contribuíram com o dizimo.


O Pe. Demóstenes pediu que convidássemos dois casais para ministros da eucaristia, o casal Almir e Elizângela aceitaram e fizeram o curso. Foram apresentados juntamente com  os casais da comunidade Nossa Senhora do Carmo do Bairro Pe. Eustáquio. Somos muito gratos a eles, pois trazem a eucaristia da Capela deles para a nossa capela.


O nome Nossa Senhora Desatadora dos Nós foi escolhida por unanimidade porque quase todas as casas onde se rezava os terços tinha a imagem dela, e com a sua intercessão muitos nós foram desatados da vida dos moradores e da comunidade. A primeira festa em sua homenagem foi no dia 08 de Dezembro de 2004. A segunda foi na inauguração do Sacão Capela dia 04 de Dezembro de 2005 construído na praça que a prefeitura nos doou.


 

Notícias Relacionadas

19 dez 13
11 jun 14
23 jan 14
23 jan 14

Parceiros