×

Capela de Nossa Senhora das Candeias

quinta-feira, 11 de julho de 13 às 14:50 | Atualizado às
Capela de Nossa Senhora das Candeias

Capela de Nossa Senhora das Candeias

Bairro Candelária

 

 

Em 1980 a comunidade Nossa Senhora das Candeias iniciou seus trabalhos com as irmãs Verônica e Geraldina. Com a 1ª celebração na casa de Maria Rosa (Maria do Guiar), com a participação de quatro famílias, não havendo ruas, nem rede elétrica, mas força e entusiasmo dos moradores.


As irmãs compraram lotes, e missionários ajudaram na construção de um pequeno salão, dando inicio as pastorais, catequese, grupo de jovens e conferencia , grupo de mães. Para a melhoria do bairro surgiu a 1ª Associação de Moradores. Sendo um dos assuntos discutidos, fazer um cruzeiro para as festas do mês de maio. Isso despertou muito interesse na comunidade com celebrações alegres, com oferta de leilões, rendendo fundos para a melhoria do salão.


A 1ª missa foi celebrada pelo Padre Evaristo que vinha com gosto animar a comunidade. E no dia 1º de setembro de 1983, Dom Cristiano celebrou a missa na comunidade em homenagem as irmãs do Bom Pastor, principalmente a Irmã Cecília.Como não havia energia elétrica , iluminava-se com lamparina e lampião, e foi sugerido pela Irmã Verônica que a Padroeira de Nossa comunidade seria Nossa Senhora das Candeias.


Na comunidade já era de costume celebrar os cultos nas casas e ruas, uma vez por semana. As celebrações da Santa Missa eram celebradas uma vez por mês, no Salão das Irmãs, celebrante Padre Evaristo , com pequenas confraternizações.  Em 1987 iniciou a pedido da Irmã Terezinha, que a comunidade sentia necessidade das celebrações com a eucaristia nos domingos pela manhã.
Em 1988 foi celebrada a 1ª Semana Santa na comunidade, sugerida também pela Irmã Terezinha.


Em 1989, Padre Evaristo convidou os primeiros ministros da Sagrada Comunhão e no inicio foi uma grande luta, pois a Eucaristia era trazida do Patronato pelos ministros quase sempre de a pé, nos sábados a noite e nos domingos de manhã, se levadas no mesmo dia após a celebração.

 

Mesmo assim eles trabalhavam com muito amor dando assistência aos enfermos.


Em 1992 Padre Moacir Tavares, implantou o dízimo na comunidade, com estes fundos do dízimo, começaram os recursos para a catequese e construção da igreja.


Em 1996 Padre José Carlos permitiu que a eucaristia permanece-se no local, mas exigiu o máximo de respeito .


Em 04 de abril de 1998 foi formulado para a autorização  da construção de uma Capela de Nossa Senhora das Candeias, no bairro Candelária, com a autorização de Dom José Belvino do Nascimento.

Notícias Relacionadas

07 mai 13
23 mai 14
19 dez 13
20 mar 14

Parceiros