×

Capela de Nossa Senhora da Conceição

quinta-feira, 23 de janeiro de 14 às 14:16 | Atualizado às 13:47
Capela de Nossa Senhora da Conceição

Capela de Nossa Senhora da Conceição

Sobrado

 

 

A história da Capela Nossa Sra. da Conceição, em Sobrado, remonta ao ano de 1946, quando foi construído um pequeno salão que serviu de escola. O “Grupo Escolar” levava o nome de Antônio Novato. Em 1957, Dona Geralda da Cruz, então professora da escola, teve a ideia de comemorar o mês de maio. Na época foram realizadas diversas coroações, com rezas do terço, leilões e tudo mais. A imagem de Nossa Senhora foi emprestada pela Comunidade de Caetano Preto. Com a pequena arrecadação proveniente daquela festa a professora adquiriu uma imagem de Nossa Sra. da Conceição. Foi assim que ela tornou-se a padroeira da Comunidade. A chegada da imagem na Comunidade foi precedida de muita alegria. Chegou à fazenda de Antônio Rios. O padre veio a cavalo abençoá-la. Daí em diante começou-se a celebrar a Festa de Nossa Sra. da Conceição no dia 08 de dezembro. As missas eram celebradas, mensalmente,  na Comunidade de Bom Sucesso. O Culto na Comunidade de Sobrado começou em 1981. Na época, a Comunidade não contava com a presença do Ssmo. Sacramento. A missa era mensal, normalmente,  presidida por Frei Márcio ou outro franciscano.
Em 2002, a Fazendinha Divina Misericórdia (Casa de Recuperação), instalou-se na comunidade. Nessa época, então, os rapazes fizeram uma reforma no salão, ao lado do grupo escolar onde eles passaram a morar, e colocaram lá o Ssmo. Sacramento. Pe. Hernani Ferreira era o responsável pela Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e pela Comunidade de Sobrado.
Há mais de 60 anos as famílias da Comunidade de Sobrado tentaram construir uma Capelinha para a Comunidade. Mas esse sonho acabou sendo abortado diante dos obstáculos e desafios. Em 2010 esse antigo sonho da Comunidade foi realizado quando Pe. Gabriel abençoou a nova Capela dedicada à Nossa Senhora da Conceição. Ele, então responsável pela paróquia, ajudado por Adão Marzagão, Ministro da Palavra, em união com toda gente conseguiram uma nova capela para  Sobrado. O primeiro mutirão para esse novo empreendimento aconteceu no dia 07 de setembro de 2009. Daí em diante outros mutirões foram organizados até que a obra ficasse pronta. Infelizmente, muita gente que gostaria de ter visto a nova capela já faleceu, pois esse era um sonho muito antigo! Hoje, no entanto, graças a Deus e a muitos que colaboraram a Nova Capela está erguida e há de permanecer por muitos anos...

Notícias Relacionadas

01 ago 14
01 jul 14
14 mai 13
19 dez 13

Parceiros