×

Capela de Santa Efigênia

segunda-feira, 17 de junho de 13 às 09:29 | Atualizado às 13:25
Capela de Santa Efigênia

Capela de Santa Efigênia

Comunidade de Limas

 

 

Fica a 6 Km de Pará de Minas, composta de aproximadamente 500 habitantes. É  uma Comunidade tranqüila onde ainda se pode ouvir o cantar dos passarinhos e das  cigarras.
A maioria dos habitantes é católica, Antigamente, a santa missa era celebrada no cruzeiro, uma vez por ano. O vigário era Pe. Zeca (assim o chamavam). ele vinha a cavalo, pois não havia estrada. Enquanto esperavam pela missa, que quase não tinha, recebiam em casa a visita de vizinhos para rezar diante do oratório do Sagrado Coração de Maria. Isso acontecia durante o ano e todos participavam com ladinhas e cantos. O cruzeiro de madeira também era para eles um local de oração.


Por volta do ano de 1945, foi construída, a primeira capelinha tendo como padroeiro, São Geraldo. O primeiro culto dominical foi celebrado em 1965. Devido ao grande número de fiéis, foi então construída outra capela em 1976. A pedido do vigário Pe. Hugo, teve-se como padroeira Santa Efigênia.


Em 1992, foi colocada a laje e a nova pintura da Capela. A partir desta data, Pe. Hugo ordenou aos moradores que seria a Igreja de Sana Efigênia e não Capela.

  
Em 1994, foi construída a sacristia ao lado, pois atrás não havia espaço. Devido à falta de recursos financeiros, realizou-se o primeiro almoço beneficiente no dia 13 de julho de 1997.
Na escola com barraca de lona, em 1992, foi construída uma barraquinha permanente. A partir desta construção, mesmo sem terminar, arrecadou-se fundos para a reforma da antiga Capela de São Geraldo e construção da Cozinha


Em 2002, terminou-se a construção da barrraquinha cujo nome Salão São Geraldo e da Capelinha (mesmo nome), cozinha e banheiros.

Notícias Relacionadas

08 ago 14
14 fev 14
23 mai 14
08 ago 14

Parceiros