×

Capela de São Sebastião

terça-feira, 25 de junho de 13 às 11:18 | Atualizado às
Capela de São Sebastião

Capela de São Sebastião

Capoeira Grande

 

 

A Comunidade de Capoeira Grande recebeu este nome pelos bandeirantes que povoaram a região naquela, em busca de ouro.


Os bandeirantes guardavam ouro na Comunidade de Guardas que recebeu este nome causa do referido episódio.


Passava-se no local onde havia enorme capoeiras, que , hoje é a Comunidade de Capoeira Grande, dirigindo-se à cidade de Pitangui para negociar o ouro.
Devido à carência de detalhes históricos, nada se sabe da nossa Comunidade dessa época, somente que havia uma capela. Ao redor deste local houve um outro povoamento, dando origem a uma outra Comunidade.


Devido ao crescimento dessa Comunidade, houve a necessidade de construís uma nova Capela. Sua construção foi iniciada no ano de 1962 pelas seguintes pessoas: Dr. Manoel Ferreira Campos (engenheiro), Sr. Antônio Galo, Antônio Teixeira Barbosa e Salvador (construtores). Outras pessoas tiveram participações de formas variadas, contribuindo com serviços diversos, doações, promoções, realização de leilões e outros, sendo: Conceição de Carvalho Faria, Silvio Batista, José Maria, José Rodrigues Nogueira e Rodolfo Teixeira Barbosa.


Por se tratar de uma Comunidade simples e desprovida de recursos financeiros, tiveram que realizar leilões diversos para obtenção de verbas. Os tijolos foram fabricados na própria Comunidade.
E, com muitos esforços, foi construída a Igreja, que hoje tem como padroeiro São Sebastião.


A Igreja de São Sebastião de Capoeira Grande foi abençoada pelo Pe. Guerino Pontello, que na época e o Pároco da Paróquia.


A Comunidade todos os anos comemora a festa de São Sebastião com a queima de fogos, erguendo-se a bandeira, rezando o terço e a novena de São Sebastião com muita fé, fervor e devoção.

Notícias Relacionadas

01 jul 14
16 jan 14
01 jul 14
14 mai 13

Parceiros