×

Capela de Nossa Senhora do Carmo

quinta-feira, 05 de junho de 14 às 15:52 | Atualizado às 16:17
Capela de Nossa Senhora do Carmo

Capela de Nossa Senhora do Carmo

Comunidade dos Carmos 

 

 

 

O nome Comunidade de Carmos originou-se pelo sobrenome dos primeiros habitantes deste lugar “Carmo”. Tendo como padroeira Nossa Senhora do Carmo. Esta Comunidade teve início quando o Professor Dorival Goes, hoje Padre Goes, veio residir neste lugar. A quantidade de crianças que ali moravam e não tinham acesso à educação fez com que Dorival se motivasse a lutar por uma escola, pois isso era algo de grande importância.


Com o apoio de Altamiro Moreira, que doou o terreno para a construção, e de toda comunidade conseguiram construir um pequeno salão. O Professor Dorival ministrava as aulas. Havia necessidade de terem um lugar para se unirem em Oração, então decidiram aproveitar o salão da escola, surgiu  a Conferência Nossa Senhora do Carmo, em 1974. Os coordenadores eram: Joaquim Torquato, José Ferreira e Altamiro Moreira.


Com o passar do tempo aquele salão já estava muito pequeno e precisavam construir uma escola maior. Ainda com o incentivo de Dorival, a comunidade foi em busca deste objetivo. Para esta nova construção quem doou o terreno foi Geraldo Moreira do Carmo. Desta vez tiveram o apoio também da prefeitura de São Sebastião do Oeste. Deram início a Escola Municipal Nossa Senhora das Dores. Agora com mais espaço já se permitia a celebração de Cultos, onde os primeiros dirigentes foram: Vicente Ferreira Cardoso, Alvino Moreira e Modesto Rodrigues. Almejavam a construção de uma igreja, pois o número de fiéis vinha aumentando muito. Em busca de recursos financeiros, os integrantes visitavam as casas de todos os moradores com a imagem de Nossa Senhora do Carmo para arrecadarem dinheiro. Com muito esforço, conseguiram os recursos os quais precisavam. Jésus Geraldo Silva doou o terreno e construíram a igreja, que foi inaugurada em 1.975.  Em 1.977 foi fundado o Apostolado de Oração, por Maria Teodora Cardoso. Em 1.980 José de Melo doou uma imagem grande de Nossa Senhora do Carmo para a igreja. O primeiro ministro foi Ramiro Tavares e o Bispo daquela época era Dom Cristiano. 

Notícias Relacionadas

23 mai 14
25 jun 13
22 mai 13
27 jun 13

Parceiros