×

Capela de Nossa Senhora da Conceição

quarta-feira, 04 de junho de 14 às 15:16 | Atualizado às 15:43
Capela de Nossa Senhora da Conceição

Capela de Nossa Senhora da Conceição

Comunidade de Três Barras

 

 

Três Barras é uma comunidade do município de São Sebastião do Oeste/MG, e se destaca pelas suas tradições. Recebeu este nome porque existiam três córregos, que ali se encontravam formando Três Barras.
Muitas famílias residiam nesta localidade, em meados do século XIX; Entre elas destacaram-se a 1ª geração: José Gonçalves Coelho / Delfina Tereza de Jesus e Ulisses Gonçalves Rios / Maria Antônia de Jesus, sendo José tio de Ulisses. Estes fazendeiros eram donos de engenhos, criadores de gado e de grande sabedoria. Famílias numerosas, sendo 14 filhos de José e 12 filhos de Ulisses. Essa 2ªgeração muito contribuiu para o crescimento social, cultural e econômico da comunidade. A agropecuária se destacou na produção de leite, do gado de corte e criação de suíno. Quanto à agricultura, grande produção de café, milho, mandioca, feijão, soja e hortaliças. A assistência da ACAR, hoje EMATER, contribuiu para esse crescimento, na qualidade de vida do homem do campo Os habitantes consumiam o que produzim. Compravam na cidade apenas açúcar, macarrão, sal e querosene. As festas tradicionais eram os bailes de chita no dia de São Pedro (fogueiras, quentão, pipocas, quitandas e fogos); a Novena, nomes de maio ao pé do cruzeiro; a visita da imagem de Nossa Senhora às famílias, com a reza dos terços e leilões. Comemorava também o aniversário de quase todos os pais de famílias, com animadas festas e bailes. Os jogos de futebol com um grande público e após, hora dançante.
Os meios de comunicações eram pouco desenvolvidos na época, mas existiam nas fazendas telefones de linha, energia elétrica, isto é, através de geradores, portanto o rádio era a única fonte de informação comunitária. A Hora do Brasil (Repórter Esso) e a Hora do Fazendeiro eram religiosamente ouvidos. Atualmente a celebração eucarística é a cada dois meses. O culto dominical desde 2.004 é celebrado, todos os sábados, com a participação  de moradores de comunidades vizinhas, tendo dois dirigentes: Ciro Antônio Cruz e Luiz Herculano de Oliveira. A padroeira da comunidade é Nossa Senhora da Conceição, e o seu, dia 08 de Dezembro, é comemorado com muita alegria. Catequistas são quatro e Grupos de Reflexão são dois. Atividades Social e Cultural: futebol, festa junina, torneio de truco e outras. A “Associação das Comunidades Reunidas de Três Barras e Outras”, fundada em 2.001, sendo o primeiro presidente Herculano Gonçalves Bento. A comunidade conta também com uma urna eleitoral. Quanto à população são aproximadamente 62 habitantes, 19 famílias.
A economia predominante é a agropecuária. Bom entrosamento com a sede do município e com as comunidades limítrofes e outras.

Notícias Relacionadas

14 mai 13
15 mai 14
23 abr 13
11 jun 14

Parceiros