×

Capela de Nossa Senhora da Conceição

quinta-feira, 15 de maio de 14 às 17:34 | Atualizado às 17:37
Capela de Nossa Senhora da Conceição

Projeto da Capela de Nossa Senhora da Conceição

Torneiros 

 

 

Segundo consta em alguns documentos registrados em cartório, Torneiros surgiu como uma fazenda, no ano de 1878, totalizando uma área de 374 hectares. A Fazenda de Torneiros, no distrito de Santo Antônio de São João Acima, pertencia aos sócios: José Joaquim da Fonseca, Thobias Joaquim da Fonseca, José Clemente de Jesus, Antônio Francisco dos Santos, João Pinto da Fonseca e suas respectivas esposas.

Com o passar do tempo, a fazenda foi dividida entre os sócios e suas respectivas famílias. Em forma de herança, foi passada de geração em geração. Com a plantação de cafezal e outras culturas, e desenvolvimento da pecuária foi necessária a vinda de trabalhadores de outras localidades, muitos aqui permanecendo e formando suas famílias.


Consta como folclore que, o nome desta localidade – Torneiros – teve sua origem nos trabalhadores que possuíam uma máquina chamada torno, para preparar a madeira. Então, as pessoas que precisavam deste serviço vinham procurar os torneiros para que eles torneassem alguma peça.


Muitos fatos importantes aconteceram, porém podemos destacar a construção do atual templo católico; da BR 262, que nos liga diretamente com a capital mineira, Belo Horizonte e ao Triângulo Mineiro.


Torneiros é uma comunidade religiosa e quase 80% de sua população professa a religião católica. Temos uma comunidade atuante com várias pastorais e movimentos. Fato muito marcante na área religiosa foi a ordenação de um filho de nossa terra, Frei Jaime Eduardo, franciscano, que se ordenou sacerdote no dia 30 de maio de 1998. Contamos com o Centro Pastoral Padre Adriano Tourinho, onde funcionam os movimentos e pastorais, a Associação Comunitária, os Alcoólicos Anônimos e eventos sociais e particulares. Ainda em construção, o Salão do Sagrado Coração de Jesus, em um terreno no Alto Caraíba, adquirido pelo Conselho Pastoral da comunidade, através de doações e realizações de eventos, no ano de 2002.

A nova capela ainda está no projeto.

Notícias Relacionadas

15 jul 13
03 out 13
14 fev 14
19 set 13

Parceiros