Capela do Sagrado Coração de Jesus
Vila Ozanan
O início da comunidade remonta, aproximadamente, aos anos de 1970. Alguns confrades da Conferência São Sebastião começaram com vista às famílias e rezavam, nas casas, o terço, o ofício de Nossa Senhora, a novena de São Vicente, novena de Natal e a via-sacra na quaresma.
Com o crescimento da cidade e da comunidade, percebeu-se a necessidade de ter um lugar para reunir e celebrar, pois as casas já não comportavam todos os participantes. A pedido dos moradores e com o esforço dos vicentinos, foi construído um salão de reuniões que, posteriormente, tornou-se a capela da comunidade.
Padre Lauro Resende era o pároco e começou a celebrar uma vez por mês, sem data nem horário fixos. Nessa época, já se faziam as barraquinhas com leilão no mês de maio; em janeiro, a imagem de São Sebastião visitava as comunidades.
Com a morte do Padre Lauro, assumiu a paróquia o Padre Paulo Pereira, que convocou os moradores para uma reunião para a formação da comunidade dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, abrangendo os bairros São Marcos, Ipiranga, Dom Bosco e Vila Ozanan. Nessa reunião, foi formado, também, o conselho pastoral: foram criados a equipe de liturgia e o grupo de sustentação de cantos; foram indicados os ministros da Palavra e da Eucaristia. Começou a se reunir o grupo de jovens. Os vicentinos também se destacaram nos trabalhos da comunidade; pouco a pouco, a comunidade ganhou cara e coração novos: novos bancos, paramentos e alfaias para as celebrações.
Percebe-se, claramente, o crescimento e amadurecimento da nossa comunidade. Temos, hoje, o desejo de construir a nossa Capela; porém, lutamos para a regularização da escritura do terreno, para que, assim, possamos acolher bem os fiéis devotos do Coração de Jesus.