×

Capela São Geraldo - FAPAM

sexta-feira, 08 de agosto de 14 às 16:12 | Atualizado às
Capela São Geraldo - FAPAM

Capela São Geraldo

FAPAM

 

A Igreja de São Geraldo é localizada no complexo arquitetônico da FAPAM, Faculdade de Pará de Minas, localizada na Rua Ricardo Marinho, 47. Encontra-se no centro de um  de um conjunto volumétrico horizontal em sua forma rebusca e simplicidade da composição de linhas geometrizadas de Art. Decó. Ele integra a edificação tombada pelo Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Pará de Minas, por meio do Decreto nº. 2.768, de 13 de abril de 1998.
A edificação foi construída graças aos esforços do Vigário Pe. José Viegas da Fonseca e inaugurada, com as bênçãos  do Arcebispo Metropolitano Dom Antônio dos Santos Cabral, em 1º de maio de 1951. Concebida para Asilo “Padre José Pereira Coelho”, abrigo de meninas órfãs e abandonadas. Entregou-se a direção às “Irmãs de Maria Auxiliadoras”, da Congregação Salesiana. Seu primeiro orago, portanto, foi Nossa Senhora Auxiliadora.
Em 1980, em virtude do desenvolvimento do bairro Santos Dumont, Pe. Grevy Guimarães de Almeida iniciou, aos domingos, a celebração da Santa Missa, na Capela do Asilo, cujas funções já não eram esta, uma vez que as Irmãs Salesianas interromperam seus trabalhos, na Paróquia, no início da década de 1970. Em 1985, a Municipalidade – Administração Antônio Júlio de Faria – adquiriu da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade o prédio do Asilo e nele instalou alguns setores municipais. A Faculdade, que já ocupava parte de suas dependências, desde 1973, continuou. Entre 1985 a 1986, a Prefeitura de Pará de Minas reformou  a Capela São Geraldo. No jornal Idéias, órgão informativo da Prefeitura, de janeiro de 1987, no artigo Asilo será para Obras Sociais, existe a notícia de que a Prefeitura concluiu e entregou a reforma completa da Capela de São Geraldo. Foi entregue, portanto, à Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, a quem pertence eclesiasticamente. Em 13 de abril de 1987, segunda feira, houve a procissão de transladação da Imagem de São Geraldo, da Matriz de Nossa Senhora da Piedade, para a Capela do Asilo, onde houve a Missa celebrada pelo Padre Hugo. No livro de Tombo da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, encontra-se registrado, no daí 13 de abril, dentro da programação da Semana Santa, o seguinte: “Na Igreja de São Geraldo (antigo Capela do Asilo), missa pelas almas de nossos irmãos falecidos.
A imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, o primeiro orago, continua lá, com São Geraldo Isto bem lembra, aos que vão orar, o importante acontecimento na vida desse grande Santo, presenciado por pessoas, na época; pois, quando criança, ele ia à Capela de Nossa Senhora, que trazia nos braços o Menino Jesus, para venerá-los, e Jesus se tornou amigo de Geraldo, dano-lhe até presente: um pão. Bastante providencial, portanto, o fato de que Nossa Senhora tenha demonstrado, outra vez, seu afeto a São Geraldo, fazendo-o merecedor do orago, ao lado dela. Em 2004, firmou-se o Conselho Pastoral da Comunidade de São Geraldo. A primeira reunião aconteceu em 02 de maio do mesmo ano.

Notícias Relacionadas

03 out 13
10 mai 13
06 ago 14
19 ago 13

Parceiros