×

Capela de São Sebastião

segunda-feira, 15 de julho de 13 às 11:30 | Atualizado às 11:33
Capela de São Sebastião

Capela de São Sebastião

Bairro Chapadão

 

No dia 05/11/1978 foi comprado da cerâmica Irmãos Lacerda de Nova Serrana, 6000 tijolos. O pároco Pe. Guerino apresentou para a comunidade uma planta baixa criada para construção da Igreja de São Sebastião, sendo a mesma favorável a sua execução. Em seguida, Pe. Guerino, levou-a a Diocese, e no dia 08/04/80 a planta da igreja foi aprovada por D. José Costa Campos – Bispo Diocesano.


Deu-se o início a construção da igreja pelos senhores José Dedé e Luiz Jucão, sendo construído apenas o alicerce e as paredes, a obra foi paralisada por falta de recursos. Devido à dificuldade para execução do projeto foi criada uma comissão composta pelos seguintes membros: João Henrique Filho, Vicente Ferreira, Francisco Pinheiro, José Arcanjo, Maria das Graças, Adão Vasconcelos Faria, Divino Nogueira Penido, Geraldo Leite Brito, Miguel Ângelo de Freitas, João Batista de Freitas/ Edson Antônio Vasconcelos de Carvalho, Sebastião Geraldo dos Santos e Conceição dos Santos.


No ano de 1981, através de uma rifa e do saldo em caixa, conseguimos fazer o reboco, pagar mão-de-obra e outros gastos provenientes da construção.


No ano de 1982, na festa de São Sebastião, por intermédio do Vigário Pe. Antônio Pontello, conseguimos a doação das ferragens para a laje. Em 31/05/82, através do Vigário, conseguiram-se algumas imagens da Capela de Santa Cruz, 12 bancos e 01 sino. Também uma imagem de Nossa Senhora da Conceição que veio da Igreja de Leandro Ferreira; uma imagem pequena de Santo Antônio e a do padroeiro São Sebastião já eram de posse da comunidade.


Com a renda da festa do ano de 1985 e 1986 deu-se acabamento da pintura, telhado e mão-de-obra, sem ficar nenhum débito a cargo da igreja.  Também foi construído um salão atrás da igreja para os encontros da Legião de Maria e outras reuniões da comunidade.


Várias melhorias foram acrescidas a esta comunidade deste período até hoje. Como destaque se cita o aumento da igreja na época do Pe. Demóstenes e a construção também de 03 salas da catequese e 02 banheiros.


Por intermédio de outros padres o telhado foi reformado, passou-se por reforma da pintura, e o visual de frente à igreja também foi melhorado.


Por fim a última reforma foi idealizada, supervisionada e realizada pelo Pároco Pe. Sebastião de Faria Ramos sendo auxiliado pelo Conselho que ainda atua na comunidade. Este período foi bastante tumultuado, pois não tínhamos em caixa receita suficiente, mas graças aos projetos de arrecadação e a grande capacidade de administração do Pároco foi possível sentir o maravilhoso gosto da conquista. Atualmente a igreja se apresenta em ótimas condições para receber e acolher a todos da comunidade e os visitantes.
 

Parceiros