×

Capela de Nossa Senhora da Conceição

quarta-feira, 21 de agosto de 13 às 15:00 | Atualizado às 15:03
Capela de Nossa Senhora da Conceição

Capela de Nossa Senhora da Conceição

Tavares

 

 

A Comunidade atribui o nome do distrito aos proprietários da Fazenda Tavares, os primeiros moradores da região, que teriam doado suas terás para a Igreja. O terreno foi posteriormente distribuído em lotes para as pessoas que chegavam ao local. Segundo a pesquisa, elas vieram em busca de trabalho, no século XVIII, quando a economia voltou-se para a lavoura. As fazendas Jararaca e Cachoeira são consideradas as mais antigas da região e onde é possível constatar vestígios da mão de obras escrava com muros de pedra, senzalas e cruzeiro.

 


A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, localizada no centro do distrito, foi construída há 41 anos. Os primeiros padres foram Padre José Pereira Coelho (Padre Zeca), coadjutor do vigário Paulinho Alves da Fé, a partir de março de 1900 e Padre José Viegas da Fonseca.

 


Fundado em 1914, o grupo escolar é hoje uma estadual cuja construção data de 1980. Durante muito tempo, a economia local foi baseada na lavoura de café, algodão e casa de açúcar. Hoje a avicultura, suinocultura e a industria de Roupas Indianas, Virtut são destaques. A culinária predominante é a típica mineira feita no fogão a lenha como o frango caipira com quiabo e angu, o melado e o café de amendoim.

 


Os patrimônios mais importantes apontados pelos moradores foram a Igreja e a Praça central, por serem bem cuidados, bonitos e transmitem a história de Tavares de Minas. As festas mais populares são a Semana Santa, o mês de maio e a barraquinha da Padroeira Nossa Senhora da Conceição. O distrito foi criado através da lei nº. 3.261, de 22 de setembro de 1995.

Parceiros