×

Capela de São Sebastião

segunda-feira, 15 de julho de 13 às 10:37 | Atualizado às
Capela de São Sebastião

Capela de São Sebastião

Comunidade de Barnabé

 

 

Antes a Missa era celebrada no Grupo Escolar, por volta do ano de 1978. Não havia Ministros, era só o Pe. Guerino e o Pe. Antônio Pontello.


Em 1978, o Bispo D. Cristiano veio até a nossa comunidade à convite do Pe. Guerino e foi celebrada uma Missa no Grupo Escolar. Dom Cristiano comentou que gostou muito do lugar, das pessoas, que eram muito simples e sugeriu ao Padre e à comunidade que o local era ideal para construção de uma Capela.


Após a reunião, foi combinado por todos da comunidade, que fosse construída a capela. O Bispo pediu que conseguisse 10 pessoas para tomar frente na construção. Os 10 eram: Dico Lobato, Amador de Souza Lobato, Francisco Deco, Luiz Batista de Vasconcelos, Way Lobato, Tonho Dama, Iraci Firmino, Agenor Túnica, Zé do Iraci Lopes e Joãozinho do Vítor.


Os primeiros dirigentes da igreja foram: Cândido de Souza Lobato (Dico Lobato) e Luiz Batista de Vasconcelos (Nego). O dirigente Dico Lobato pediu ao bispo que fornecesse a planta de como seria a capela. Isto tudo no mês de março de 1978. Com esta planta, veio a lista do material de construção: 30.000 tijolos e 100 sacos de cimento. Cada um destes escolhidos ficou encarregado de fazer, queimar e entregar na capela 3.000 tijolos. O cimento foi conseguido através de donativos. Após o material já no local, foi iniciada a construção, sendo o chefe o Zé do Iraci Lopes. Todo o material foi transportado por carro de boi. Eram 10 carros de boi rodando o dia inteiro.


Por volta de março de 1979, a Igreja estava pronta. Sempre por supervisão do Pe. Guerino. Após esta etapa foram adquiridas as imagens de São Sebastião, Nossa Senhora Aparecida e Santo Antônio, além de um Crucifixo grande (central). Todos adquiridos com renda de uma Festa de São Sebastião que foi ainda celebrada no Grupo Escolar, pois a Igreja ainda estava em construção. Então no dia 07 de março de 1979 foi celebrada a Missa de Inauguração da Capela, presidida pelo Pe. Guerino. O padre queria como padroeiro da comunidade, São Barnabé, mas não foi encontrada nesta época tal imagem. Ficando como padroeiro São Sebastião.


 

Notícias Relacionadas

29 mai 13
23 mai 14
20 mar 14
15 jul 13

Parceiros