×

Capela de São Sebastião

segunda-feira, 15 de julho de 13 às 10:37 | Atualizado às
Capela de São Sebastião

Capela de São Sebastião

Comunidade de Barnabé

 

 

Antes a Missa era celebrada no Grupo Escolar, por volta do ano de 1978. Não havia Ministros, era só o Pe. Guerino e o Pe. Antônio Pontello.


Em 1978, o Bispo D. Cristiano veio até a nossa comunidade à convite do Pe. Guerino e foi celebrada uma Missa no Grupo Escolar. Dom Cristiano comentou que gostou muito do lugar, das pessoas, que eram muito simples e sugeriu ao Padre e à comunidade que o local era ideal para construção de uma Capela.


Após a reunião, foi combinado por todos da comunidade, que fosse construída a capela. O Bispo pediu que conseguisse 10 pessoas para tomar frente na construção. Os 10 eram: Dico Lobato, Amador de Souza Lobato, Francisco Deco, Luiz Batista de Vasconcelos, Way Lobato, Tonho Dama, Iraci Firmino, Agenor Túnica, Zé do Iraci Lopes e Joãozinho do Vítor.


Os primeiros dirigentes da igreja foram: Cândido de Souza Lobato (Dico Lobato) e Luiz Batista de Vasconcelos (Nego). O dirigente Dico Lobato pediu ao bispo que fornecesse a planta de como seria a capela. Isto tudo no mês de março de 1978. Com esta planta, veio a lista do material de construção: 30.000 tijolos e 100 sacos de cimento. Cada um destes escolhidos ficou encarregado de fazer, queimar e entregar na capela 3.000 tijolos. O cimento foi conseguido através de donativos. Após o material já no local, foi iniciada a construção, sendo o chefe o Zé do Iraci Lopes. Todo o material foi transportado por carro de boi. Eram 10 carros de boi rodando o dia inteiro.


Por volta de março de 1979, a Igreja estava pronta. Sempre por supervisão do Pe. Guerino. Após esta etapa foram adquiridas as imagens de São Sebastião, Nossa Senhora Aparecida e Santo Antônio, além de um Crucifixo grande (central). Todos adquiridos com renda de uma Festa de São Sebastião que foi ainda celebrada no Grupo Escolar, pois a Igreja ainda estava em construção. Então no dia 07 de março de 1979 foi celebrada a Missa de Inauguração da Capela, presidida pelo Pe. Guerino. O padre queria como padroeiro da comunidade, São Barnabé, mas não foi encontrada nesta época tal imagem. Ficando como padroeiro São Sebastião.


 

Parceiros