×

Capela de São Sebastião

sexta-feira, 08 de agosto de 14 às 16:35 | Atualizado às
Capela de São Sebastião

Capela de São Sebastião

Alto São José

 

 

Tudo começou quando o Reverendíssimo Cônego Gabriel Hugo da Costa Bittencourt, em seu programa na Rádio Santa Cruz, apresentado, diariamente, no horário de meio dia, manifestou seu sonho e sua vontade de construir uma Igreja em honra a São Sebastião, Santo que venerava com grande devoção. Nesse programa, o Cônego solicitou que, dentre as famílias que o estiverem ouvindo, se manifestasse a que pudesse se prontificar a oferecer as instalações de sua garagem, para celebração da primeira missa, no bairro, que estava se prolongando no alar do bairro São Jose. A Sra. Silvia Almendro Miranda e o Sr. Wanderlei Teixeira Miranda, residentes na Av. Paraguai, 661, ouvintes do seu programa, com satisfação, ofereceram as dependências de sua residência para que fosse celebrada a primeira missa em honra ao insigne mártir.
Após a celebração, Cônego Hugo sugeriu que se constituísse uma comissão administrativa para iniciar o movimento em prol da construção da Igreja. A comissão foi assim formada: Heli Lopes da Silva, Dorani Maria Pereira da Silva, Neuza Maria Almeida Pereira, Geraldo Magela Pereira, Wanderlei Teixeira Miranda e Silvia Almendro Miranda.
O Sr. Ernando Martins Ferreira redigiu o abaixo assinado com a finalidade de obter, por meio de doação, o terreno para a construção da Igreja. Por iniciativa de Dorani Maria Pereira da Silva, colheram-se varais assinaturas nesse documento. Na época o então Prefeito Municipal, Sr. Silésio Mendonça, concedeu o terreno. Feita a concessão, as seguintes providências foram tomadas: Confecção de uma cruz e de uma placa, essa com os seguintes dizeres: “Aqui será edificada a Igreja ao grande mártir São Sebastião”, as quais foram colocadas no terreno.
No dia 17 de março de 1997, o Sr. Raimundo Alves Sobrinho, topógrafo, demarcou a área; Edson Alves, desenhista, elaborou a planta de Dr. Hermane Mendes Campos, engenheiro, responsabilizou-se pelo trabalho final, assinando–a. Fizeram-se várias atividades com a finalidade de angariar recursos financeiros para o início da construção, tais como: carnês, coleta de donativos, rifas, almoço beneficente.  Realizou-se a primeira festa em honra ao Santo padroeiro,em janeiro de 1998, e a partir da segunda festa, o Sr. Geraldo Magela Medina surgeriu que houvesse também a cavalgada como homenagem dos cavaleiros a São Sebastião, a qual foi procurado o Sr. Fernando Melo Franco (Fernando Boadeiro) e equipe, que prontamente o organizou a primeira cavalgada e continua à frente desta organização ainda nos dias de hoje.
A arrancada da construção aconteceu após adquiridos os recursos financeiros, e leilão de bezerros teve como organizadores os voluntários: Deroteu Gomes Oliveira, conhecido como Boró, o Sr. Lico Barbosa, Humberto Peixoto e outros colaboradores.
A colocação de todos os tijolos da Igreja foi realizada por um único pedreiro, o Sr. Edno Pinto dos Anjos. A bandeira de São Sebastião, Cônego Hugo, seu devoto a idealizou. Hoje a Igreja da Comunidade de São Sebastião é uma realidade graças ao trabalho de tantos voluntários que, desde o início das atividades, em testemunhado o compromisso com o projeto de Jesus Cristo, sob a proteção de São Sebastião. Entre outros fatos, até mesmo a harmonia, beleza e dimensão da Igreja atestam que aqueles que, lá celebram sua fé promovem o culto cristão e desenvolvem suas atividades pastorais são pessoas cristãs de firmeza, ousadia e destemor.

 

Notícias Relacionadas

06 ago 14
03 out 13
23 jan 14
13 ago 13

Parceiros