×

Capela de São Pedro

segunda-feira, 15 de julho de 13 às 10:35 | Atualizado às
Capela de São Pedro

Capela de São Pedro

Comunidade do Tijuco

 

    
A 1ª igrejinha da comunidade era feita de pau-a-pique e barro, fundada em 16/02/1906 pelo Caria Pedro com um cômodo pequeno. Passados muitos anos o Chico do Antônio batia folia para arrecadar dinheiro para aumentar a igreja. Precisando de mais recurso procurou ajuda como Sr. João Barcelos que arrumou dois pedreiros, oferecendo hospedagem, carreto e trabalho próprio. Hoje a antiga igrejinha virou o Salão.


Quando começou a celebração o Bispo era D. Cristiano e os padres Guerino e Antônio Pontello. Era celebrada uma vez ao ano, onde buscavam as pessoas à cavalo em Pitangui. Os batizados eram feitos durante a Missa.


Os primeiros dirigentes foram: Antônio Neris e João Neris e os primeiros zeladores: Zé do Zeca e Juventina;  João Barcelos e Maria;  Alcides e Maria.


Para a limpeza e conservação da Igreja buscavam água nas grotas e no córrego. Nos dias de Culto Antônio Néris levava água, na braúna à cavalo, para o povo beber.
As primeiras festas foram de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário.


A casinha onde os padres se hospedavam foi fundada junto com a 1ª igrejinha.  Recebiam também os missionários que falavam sobre a Bíblia.


Mais tarde foram surgindo mais dirigentes que faziam os cursos em Divinópolis.


A comunidade teve uma grande felicidade com a chegada do Santíssimo Sacramento para dentro da Igreja. 


Houve uma reunião com os dirigentes mais o Pe. Guerino para construir uma nova igreja.


Assim foram surgindo novos padres, tais como: Pe. Geraldo Maia, Pe. Demóstenes e Pe. Rafael.


Depois da construção da 2ª igreja surgiram novos frutos da comunidade: 04 padres: Pe. João Emílio, Pe. Ernesto, Frei Jacir e Pe. Sebastião.
 

 


A 1ª Semana Santa foi muito marcada para todos nós, celebrada por Frei Jacir e o Frei Alair, depois passando para as equipes de Pitangui.

 

 

Parceiros