×

Capela de São José

sexta-feira, 08 de agosto de 14 às 16:32 | Atualizado às
Capela de São José

Capela de São José

Meireles

 

O Arraial dos papudos, nome, originado em virtude do que a doença da tiróide, encontrada na população presente, provoca, é uma pequena e pacata Comunidade Rural, que se faz presente ad extra ao distrito da cidade de Pará de Minas. Hoje, conhecida como Comunidade de Meireles, tem como centro principal uma pequena Igreja que acolhe como padroeiro o Esposo de Maria, São José, e uma gruta onde os moradores se colocam em oração para bem venerarem a imagem da Nossa Senhora de Lourdes.
O terreno, onde a Igreja se encontra hoje, foi doado pelos senhores Manuel Ricardo Luiz da Silva, casado, pai de 13 filhos, e pelo senhor João Batista Xavier. Após a entrega do terreno os doadores deixaram claras suas intenções: A doação do terreno central é para a construção da Capela, já o patrimônio à margem fica a disposição das famílias pobres que não tem condição de ter uma moradia digna. A escolha do padroeiro realizou-se de acordo com a intenção do presbítero que, nesse período, a Comunidade gozava-se da presença do Padre Inácio.
A Igreja de São José é a primeira e única existente na Comunidade de Meireles. Pelas mãos e esforço do pai do Zé Branco, sua construção e conclusão foram realizadas em meados de 1926.
A gruta surgiu a partir da manifestação orante dos moradores da Comunidade, No ano de 1946, o pedreiro José Vicente dos Santos (Zí), casado e pai de 13 filhos, morador da cidade de Pará de Minas, Bairro Nossa Senhora de Lourdes – Segredo – a construiu e foi zelosamente cuidada pelo Pároco local, que já se fazia na presença do Rev.mo. Cônego Gabriel Hugo da Costa Bittencourt, a quem expressamos saudosa memória. A família de Antônio Lopes doou as imagens de Nossa Senhora de Lourdes e de Santa Bernadete, hoje situadas na gruta. As imagens portando, presentes na gruta são bens pertencentes à Igreja de São José, já o terreno é propriedade particular.
Meireles é, por conseguinte, uma Comunidade que se faz sempre pronta par dar razão a sua fé e esperança seja na história ou presente caminhada. Por tudo isto, damos graças a Deus!

Notícias Relacionadas

14 mai 13
27 jun 13
14 mai 13
23 mai 14

Parceiros