Capela de São Geraldo
Centro
Em 1957, o vigário, achando que o povo do Catalão estava abandonado, achou necessário construir uma Igreja. Neste ano, houve a ocasião para a compra de um lote, por cem contos, localizado na esquina da Av. 7 de Setembro com ruas Rio Grande do Norte. A compra foi efetuada em 15 de Janeiro. O lote com 26 m por 1 q. Na oportunidade o vizinho ofereceu uma casas por 250 contos, que foi comprada também pelo vigário, juntamente com o Conselho, Medida do lote com a casa 12 m por 38 m. Escritura lavrada em Abril. Dona Elza, irmã do proprietário do lote, relatou: “Meu irmão falava que só venderia o lote para construção de uma Igreja, pois nossa mãe já estava de idade, e naquele local uma Igreja ficaria perto para ela ir a missa, ela era muito católica. Por isso deu tudo certo.”
Em 3 de julho começou os alicerces da Igreja São Geraldo. A planta foi feita por Miguel Valério. Dona Terezinha do Sr. Viquinho relatou que a comunidade trabalhou bastante para construção da Igreja. Dona Terezinha, Sr. Viquinho e vários pessoas saiam nas roças pedindo donativos como: Frango, arroz, feijão, legumes, dinheiro, etc. Faziam almoços vendiam as mesas que revertiam em dinheiro que era investido na construção da Igreja. “Nós trabalhamos muito, era muito bom. Era uma alegria ver todo mundo cooperando fazendo o que podia para ver a Igreja de pé”, disse Dona Terezinha. Em 1º de Novembro de 1961, já se celebrava missa na cripta, apesar de inacabada. Neste mesmo ano, já houve a primeira turma para a primeira comunhão, foram 72 crianças.
-1966: Frei Heleno trabalhou com muita dedicação, conseguiu terminar o piso e comprar os bancos. O movimento catequético melhorou muito porque o povo era muito generoso e colaborador.
A comissão do Sr. Viquinho e Dona Terezinha, Jesi da Paz com Dona Eliza, Sr. João e José Quintino, trabalharam muito sem medir sacrifícios, sempre com estímulo de Frei Heleno.