×

Capela de Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus

quinta-feira, 11 de julho de 13 às 14:54 | Atualizado às
Capela de Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus

Capela de Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus

Bairro Alvorada

 

 

A antiga zona rural, denominada curiosamente de “Cemitérios dos Vivos” é loteada e passa a denominar- se Bairro Alvorada, desmembrando-se do bairro Bom Pastor. A divisa entre os dois bairros é o “Cemitério do Bom Pastor”, entre as ruas Sacramento e Prefeito Dr. Sebastião Gomes Guimarães.


Situado ao norte, as margens da Mg 050, hoje denominada Anel Rodoviário Trancredo Neves, com acesso fácil ao centro, teve sua ocupação urbana promovida pela construção, através do extinto BNH (Banco Nacional de Habilitação), de centenas de casa modelo econômico, em lotes de 300 m², em prazo para pagamentos de até vinte e cinco anos.
Forma-se uma nova comunidade mesclada de pessoas de diversos lugares. No entanto, com um só desejo primordial: eleger um padroeiro e construir uma igreja.
A comunidade em 1980 era atendida pelo Padre Evaristo José Vicente, cura da Catedral do Divino Espírito Santo. O dedicado Sacerdote celebrava Santas Missas em residências e nas ruas devidamente enfeitadas.


Em uma celebração o Padre Evaristo nos trouxe  a noticia que a comunidade já possuía o terreno para a construção da Igreja. Tratava-se do lote n.º 195 de 300m², permutado com a Mitra Diocesana, quando Bispo Dom José Costa Campos.


Em 6 de setembro de 1990, formou –se o primeiro Conselho.


Em 15 de agosto de 1990 a comunidade já subordinada a recentemente criada Paróquia Nossa Senhora Aparecida, sendo Pároco o Padre Moacir Tavares que, para alegria de todos institui a celebração de uma Santa Missa no 3º Domingo de cada mês, além da criação do movimento de casais e formação de catequistas.


Dia 20 de setembro de 1991, recepção da imagem da Padroeira da Comunidade – Nossa Senhora do Sagrado Coração, em procissão da casa do Sr. Raul para a Capela da Escola Ilídio da Costa Pereira (Provisória).


Em 26 de abril de 1992 foi marcado a data de 20 de julho para entrega do salão. Sendo registrado em ata em agradecimento ao Sr. Willer Costa que muito se esforçou para a construção de Centro Comunitário.


Em 25 de março de 1993, foi idealizado uma cobertura para o salão onde seriam realizadas as Santas Missas.


Em 2 de maio de 1994, a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, já sob a direção do Padre José Carlos , instituiu a preparação para Ministros da  Eucaristia, Pastorais, Catequistas da Primeira Eucaristia e Crisma.
Dá se ênfase a doação de bancos.


Em 25 de maio de 1995, é criado o coral Renascer, regido pelo Maestro Chiquinho.


Santa Missa celebrada por Dom José Belvino, abrindo a já organizada Novena da Padroeira da comunidade.


Em 13 de julho de 1995, assume a Coordenação da Comunidade o Sr. Mário Lúcio Marquiori.


Em 12 de setembro e 1996, assume a tesouraria a Sr.ª Helena Galvão.


Padre Evaristo organiza para os dias 28 de setembro a 2 de Outubro de 1996, a Festa dos cinco anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, começa uma reflexão para a vinda do ano 2000.
Padre José Carlos passa a exigir um relatório mensal de finanças da comunidade.


Em 16 de fevereiro de 1998, assume a Paróquia o Padre José Vicente de Lima  que institui a Santa Missa em todos os domingos a 08:00 horas, noticia recebida com demorado aplausos da Comunidade, sendo a primeira missa dia 22 de fevereiro de 1998.


Em 18 de agosto de 1998 a decoradora Vanessa apresenta um modelo de altar em forma de um livro aberto, que foi aceito pela comunidade.


Quando o Vigário da Paróquia Padre Vicente, a igreja é alcançada ao titulo de Santuário pelas palavras do Sr. Bispo Dom José Belvino , para a imensa alegria da multidão de devotos que aplaudiam e davam graças a Deus pela imensa honra recebida.


Em 14 de março  de 2000, já tendo como vigário o Padre Moacir Arantes.


Em 04 de julho de 2000 a Comunidade recebeu Padre Willian, que pouco tempo fica conosco, voltando para Belo Horizonte em 13 de outubro de 2000.


É dado grande incentivo ao movimento de casais.


Em 5 de fevereiro de 2001, toma posse na Paróquia Monsenhor Eustáquio Afonso de Souza, sendo indicada para a Coordenação da Comunidade a Senhora Alexandra Elisa Galvão.


Dá-se a construção da capela em alvenaria por uma firma construtora de Divinópolis. Vidros azuis enfeitam a Capela. Ergueu-se uma torre onde colocam um sino e a Capela passa a se intitular Campanário Nossa Senhora do Sagrado Coração.


 

 

 

 

 

Parceiros