×

Capela de Nossa Senhora da Guia

quinta-feira, 20 de março de 14 às 11:14 | Atualizado às 08:42
Capela de Nossa Senhora da Guia

Capela de Nossa Senhora da Guia

Henriques

 

 

Por volta de 1950, fundou-se o povoado de Henriques; nele, foi erguido um cruzeiro em que se rezava o terço todos os dias do mês de maio. As missas aconteciam de vez em quando e eram celebradas nesse cruzeiro.


Em 1954, fundou-se a Escola Rui Barbosa, que passou a ser utilizada também como capela.


Por volta de 1966, com a construção da BR 262, o salão foi derrubado; então, ergueu-se um novo salão que ficou conhecido como Capela Nossa Senhora da Guia; ao lado, construiu-se uma nova escolinha. Na capela, tinha também a Conferência São Vicente de Paulo que assistia os pobres.


O culto dominical, com boa participação dos moradores, era presidido por Antônio José Sobrinho, José Esteves Moreira e Alvino Terra Gonçalves; todos formados pela iniciativa de Dom Cristiano em não deixar as comunidades rurais sem celebrações por falta de sacerdotes.


Com o passar dos anos e devido às diversas necessidades, presenciamos o êxodo rural: muitas pessoas venderam suas terras e se mudaram para Nova Serrana.


A capela foi modificada; passou por uma reforma e nova pintura; além disso, foi construída a torre, como está hoje.


Todos os anos se realiza a festa de Nossa Senhora da Guia: primeiramente, a festa era uma novena, em que se rezava o terço todo o mês de agosto, encerrando-se com a Missa.
A partir de 2007, a festa se realiza com o tríduo preparativo e a Missa solene; após as celebrações, acontecem leilões, barraquinhas e shows.


Ainda são poucos os que se dedicam à realização da festa e de outras necessidades da comunidade. Todavia, devagar, mais pessoas vão se achegando e se dispõem a colaborar com o crescimento e organização da comunidade.


Em 2013, aconteceu a primeira assembleia pastoral, coordenada pelo Padre Marcelo. Nela, além de outros encaminhamentos, formou-se a Conselho Pastoral: Libéria Ana de Azevedo (coordenadora); Houviett (tesoureira) e Luiz Paulo (secretário). 


Nossa comunidade recebeu a visita dos missionários scalabrinianos no dia 19 de julho; e no domingo, 20, houve a Celebração Eucarística presidida por Padre Emídio.

Parceiros