×

Capela de Nossa Senhora Aparecida

quinta-feira, 11 de julho de 13 às 14:43 | Atualizado às 14:45
Capela de Nossa Senhora Aparecida

Capela de Nossa Senhora Aparecida

Quilombo

 

 

Em meados de 1870, residiam na Comunidade as famílias poucas famílias  ( Famílias Gomes, Castro, Macucos,  Motas e Soares Nem) e que viviam da agricultura. 
Antonio Francisco Soares (Sr. Nem),  foi um dos primeiros moradores.


A comunidade era atendida pelos Franciscanos e quando havia Celebração, utilizava c um cavalo para transportar o padre até o local. Havia um oratório na casa do Sr, Nem que era transformado em altar onde era celebrados Casamentos, Missas, Batizados... As celebrações da Santa Missa eram realizadas no domingo às 7 horas e às 10 horas da manha.
Em 1930 foi construída uma Capela de esteio. A padroeira  era Nossa Senhora Aparecida, cuja imagem veio de Portugal, foi para a estação de São Gonçalo na Maria Fumaça até a Comunidade, chegando de carro de boi. Foi um dia de grande festa.


Em 1935 outra capela foi construída, tendo como Padroeiro Santo Antonio, mas que não esta não chegou ser terminada.
Em 1938 começa a construir uma Igreja. Nela foi colocada a imagem de Santo Antonio que estava na Capela, mas a padroeira era Nossa Senhora Aparecida. Com muita doação, esforço e solidariedade, concluí a obra.


As celebrações continuavam: A festa de Nossa Senhora Aparecida, reinado, Coroação, Apostolado da Oração, entre outras.
O primeiro celebrante foi o Frei Hilário. Depois, os padres da Catedral do Divino espírito Santo, Igreja Nossa Senhora da Guia, Igreja São Pedro Apostolo, Monsenhor Eustáquio e Pe. Nathaniel, atualmente, hoje é coordenada pelo pároco Pe. Chrystian .

Notícias Relacionadas

19 dez 13
20 mar 14
06 ago 13
06 ago 13

Parceiros