×

Capela Nossa Senhora do Rosário

terça-feira, 07 de maio de 13 às 18:20 | Atualizado às
Capela Nossa Senhora do Rosário

Capela Nossa Senhora do Rosário

Bairro Nossa Senhora do Rosário

 

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário está localizada na Av. Olga Nogueira, na divisa dos Bairros Estância Champagnat e Nossa Senhora do Rosário, em Mateus Leme.
A escolha da padroeira decorre do nome do bairro e também do fato de que, existem registros de uma capela homônima, localizada no terreno onde foi construído do parque Território Infantil, no centro de Mateus Leme, sendo desconhecidos os motivos da sua demolição.
A história da Igreja inicia-se em 1986, quando o prefeito doa o terreno à Paróquia de Santo Antônio. A cruz marco inicial da construção, foi instalada por equipe de missionários, liderada pro Frei José, durante desenvolvimento de trabalhos na cidade.
Em seguida a Comunidade foi mobilizada e passou a participar de atividades para a construção da Igreja. Foram realizadas missas nas residências, assim como outras ações para a obtenção de fundos. Não existem registros desses eventos.
O primeiro registro histórico data de 10/04/1989, tratando-se de ata de reunião coordenada pelos Padres Gil Carvalho e Marcos Heleno (In Memorian), com a presença de membros da Comunidade. O documento menciona a existência de paredes edificadas no local faltando instalar telhado, serralheria e acabamentos.
Em 1982, coordenado pelo Padre Luis Carlos Amorim, é formado o primeiro Conselho, através da eleição de membros oriundos da Comunidade. Este Conselho realizou campanhas e eventos que possibilitaram a conclusão da obra, inclusive a instalação do piso da Igreja. Defini-se também que o mandato terá duração de dois anos.
Neste mesmo ano, precisamente em 07/10, dia de Nossa Senhora do Rosário, é realizada, com grande sucesso, a primeira festa em honra da padroeira, cuja renda possibilitou a aquisição de equipamento para a sonorização da Igreja, além de outras melhorias.
No ano seguinte, 1993, com a coordenação e apoio do Padre Geraldo Maia, foram doados vinte bancos de madeira, pelas famílias da Comunidade, incentivadas e motivadas pelo conselho. Em 1999, por sugestão e acompanhamento do Padre Demóstenes, pároco da época, são iniciadas as obras de expansão da Igreja. Concluída em 2002, a ampliação permitiu maior conforto aos freqüentadores. A nova estrutura comporta, sentados, aproximadamente 260 pessoas.
Os Conselhos continuam sendo formados e renovados a cada biênio e, por intermédio do seu trabalho e da generosidade da Comunidade, foram feitas melhorias na Igreja, podendo citar: a construção de banheiros e estrutura externa para festa, aquisição de altar para coroação, modernização do sistema de som, inclusive com instalação de sistema externo e instalação de forro no presbitério da Igreja, bem como a realização das manutenções de rotina.
As missas são celebradas aos domingos pela manhã, com participação de pessoas de toda a cidade, motivadas pela comodidade do horário, pelo aconchego do local e pela simplicidade dos eventos.
A festa de Nossa Senhora do Rosário tornou-se tradição na cidade. A novena e as celebrações são realizadas com a participação de todas as Comunidades da Paróquia de Santo Antônio, bem como de grupos de congada das cidades vizinhas, o que garante um clima fraterno, que favorece o fortalecimento dos valores comunitários.

Notícias Relacionadas

14 mai 13
05 ago 14
23 abr 13
11 jun 14

Parceiros