×

Capela de Santa Luzia

terça-feira, 07 de maio de 13 às 18:26 | Atualizado às
Capela de  Santa Luzia

Capela de  Santa Luzia

Bairro Atalaia

 

A Comunidade Santa Luzia do Bairro Atalaia começou com a iniciativa de rezar o terço no ano de 1985, na residência da Sra Terezinha Irene Maia Siqueira, com a ajuda dos vizinhos do Sr. Geraldo e Sra. Eva, cada semana era rezado o terço em uma residência do bairro.


Passando alguns anos, o zelador do clube do Atalaia convidou o Padre Geraldo Maia, para realizar uma celebração no clube e pra benzer a piscina.
Nesta época o padre Gerado Maia pediu a presença da Sr. Terezinha no Salão Paroquial, e percebeu um interesse destas pessoas, em construir uma Comunidade. A missa era celebrada toda sexta feira às 18:00 hs em uma tenda do clube. Foram enviadas duas Irmãs para o Bairro Atalaia para juntas andarem com a dona Terezinha fazendo um trabalho Pastoral em todas as residências do Bairro.
A Presente do Bairro Sra. Terezinha conseguiu junto aos órgãos Públicos da Cidade de Mateus Leme 02 terrenos um para a Associação e outra para a construção da Capela. O terreno da Capela foi passado no modo de comodato pro 20 anos. Os documentos da Capela foram arrumados antes de completar os 20 anos , foi passado para as Obras Sociais, devido o fato da Prefeitura não poder doar terreno para construção de Capelas.


Iniciou-se logo após algumas semanas a celebração nas residências dos moradores devido a problemas com pessoas que faziam uso de bebidas alcoólicas no clube.
Foi formado o Conselho da Comunidade, formado pelas pessoas indicadas pela então presidente do Bairro Atalaia, então Sra. Terezinha Irene Maia Siqueira, não houve ninguém capacitada para atuar no cargo de Secretário da Comunidade, foi convidada a Sra. Marli Aparecida do Bairro Queiroz, para compor o conselho da Comunidade de Atalaia.


Devido a alguns atritos com os moradores, a celebração da missa saiu da casas do clube e passou para a Capela da casa do Sr. Helio, que na época ofereceu o local.


Foi passado para a Sra. Terezinha pelo Padre Geraldo Maia a tarefa de Catequizar todas as crianças interessadas em fazer a Primeira Comunhão no Bairro. Foi oferecido pela Sra. Hildete e o Sr. Evandro sua residência para realizar este trabalho, aos domingos. Foi preparado 7 adolescentes e uma mãe solteira com a permissão do Padre Geraldo Maia. O Padre Geraldo Maia benzeu a pedra fundamental  o cruzeiro, doado pelo Sr. Osvaldo José Antônio conhecido como baiano do Forro, já falecido, da Comunidade do Planalto.
A padroeira da Comunidade eleita por votação é Santa Luzia. Houve a primeira Eucaristia juntamente com a Ministra Irene feita pelo Padre Geraldo Maia na casa do coordenador Sr. Arildo no ano de 1995.


A construção da Capela começou dia 05 de agosto de 1996, com o Padre Clever, projeto então já elaborado pelo Padre Geraldo Maia, que tinha sido transferido para a cidade de Pitangui.
Os materiais da construção da Capela foram todos doados, cimento, areia, tijolos, madeira, telhas, etc. A primeira festa para arrecadar fundos para a Comunidade foi feita pela Matriz de Santo Antônio, pelo Padre Clever, foram arrecadados R$ 1.000,00 para a Comunidade do Vista Alegre.


A cisterna da Capela foi feita pelo Sr. Loro já falecido a titulo de doação.


A Capela foi benta 4 meses depois pelo Padre Clever no dia 13/12/1996, toda rebocada pro dentro com 12 bancos sendo 3 apadrinhados por, Jussara de Melo, Sr. Hélio (já falecido) e o Sr. João Batista.
 

Notícias Relacionadas

10 mai 13
10 mai 13
15 jul 13
05 set 14

Parceiros