×

Capela de São José

sexta-feira, 04 de julho de 14 às 10:02 | Atualizado às 11:11
Capela de São José

Capela de São José

Comunidade de  Moreiras

 

 

A comunidade de Moreiras foi formada, inicialmente, por duas famílias: Antônio Moreira da Silva e Francisco Ferreira dos Santos. A primeira Capelinha do povoado foi construída na década de 20, na capela eram realizados apenas a reza do terço.

 

Em 1943 Pe. Libério, pároco do Cercado de Pitangui (Nova Serrana), declara a existência da Capela de Moreiras. Em 1946, Pedro Celestino dos Santos e sua esposa Bernada Candida de Lacerda, fazem a transferência em cartório do terreno para a “Capelinha do Moreira” sendo o Pároco Pe. Carlos Pinto da Fonseca.

 

Daí por diante, a comunidade começou a crescer. Em 1961, foi preciso a demolição da antiga capelinha para a construção de uma maior, que foi construída por José Bernardo e Geraldo Martins. O desenho da Capela foi feito por José Moreira. Em 1963, foi celebrada a primeira missa na nova capela, presidida por Frei Ambrósio Heyjnen.

 

Em meados da década de 70 foi realizada a primeira reforma na Capela, foi ampliada sua capacidade, criado banheiro e mais um andar na torre. Em 1976 a pedido do Sr. Dionizio Moreira da Silva, a comunidade passa a ter o Sacrário com o santíssimo Sacramento.

 

Em 2003, a capela passou por sua segunda reforma com orientação do Pe. Paulo Sérgio Diniz Mendes, foram trocados os pisos, ampliada a sacristia e banheiro.

 

Em 2011, com orientação do Pe. João Luiz Moreira, todas as imagens e peças sacras existentes na Capela foram restauradas e preservadas. Inclusive a Pedra d'ara de 1931 (Arquidiocese de Belo Horizonte) foi novamente introduzida no altar.

 

Em 2018, com orientação do Pe. João Luiz Galvão, a Capela passa por mais uma reforma e ampliação das laterais, sendo instalado os vitrais, sinos e realizados os desenhos iconográficos da Sagrada família na parede do presbitério. No dia 16 de março de 2018 Dom José Carlos de Souza Campos, abençoa e reinaugura a Capela.

 

A comunidade reúne-se nesta capela até hoje e pede a Deus que os faça crescer sempre e, cada vez mais, na Fé, na Esperança e na Caridade.

 

Notícias Relacionadas

02 jul 13
07 mai 13
21 mai 13
25 jun 13

Parceiros