Jovens do Movimento Vicentino fizeram retiro de oração e formação, em Pará de Minas
No último final de semana, cerca de sessenta jovens, de diversas cidades de nossa Diocese, reuniram-se em Pará de Minas para um tempo de formação e espiritualidade. O encontro aconteceu na Casa São Paulo Apóstolo – Bairro Dom Bosco, e teve início na tarde de sábado, 17/05, prolongando-se até à tarde do dia seguinte. O grupo participou da missa das 19h, no sábado, com Pe. Gabriel.
David Alves Faria, da Coordenação Nacional, é responsável pelo trabalho da juventude vicentina em uma das sete regiões do país. Para ele não é possível ser “Vicentino de cadeira”, pois a espiritualidade vicentina pede uma ação concreta. Ser vicentino, para ele, é colocar o amor em movimento. Segundo David esse foi o grande ensinamento de São Vicente de Paulo:
Carlos Alberto – 20anos, da Cidade de Pitangui, faz parte da Comissão de Jovens do Conselho Metropolitano de Divinópolis. O que mais o encanta, no movimento vicentino, é a caridade e a promoção humana. Ele acompanha a Sociedade de São Vicente de Paulo, desde criança. Herdou essa tradição da família e faz questão de cultivá-la. Vagner Henrique Caetano – 25 anos, responsável pelo setor de juventude do Conselho Central de Pará de Minas, destaca a boa atuação dos jovens em sua região. No momento eles estão desenvolvendo um projeto de criação de conferências de crianças e adolescentes. Brevemente, irão fazer uma pesquisa para saber quantos membros abaixo dos 30 anos participam do Movimento Vicentino na região. Vagner participa de conferências desde criança e disse que é muito feliz nesse movimento. Sua avaliação do retiro com os jovens foi muito positiva.
O Conselho Particular São Domingos Sávio que tem atuação no Bairro Dom Bosco, em Pará de Minas, tem como presidente outro jovem de 26 anos: trata-se de Henrique Duarte Mendonça. Henrique atribui à família, sua vocação para o movimento vicentino. Para ele não existe nada melhor do que fazer a caridade e ajudar ao próximo. Ele aproveita e faz um apelo aos jovens para que não deixem de conhecer e participar das conferências.
Alex Alexandro é presidente da Conferência Nossa Senhora da Conceição e Coordenador da Comissão de Jovens do Conselho Particular São Francisco de Assis. Ele reside em Tavares e disse que sua conferência conta com a presença de seis jovens. Ele participa da conferência há dez anos.
João Henrique é natural de Janaúba,MG, e mora em Florestal onde faz seus estudos. Em Janaúba ele já participava de conferências vicentinas. Agora procura ajudar no Conselho Central de Juatuba. Segundo ele, além de ajudar e praticar a caridade, é preciso promover o assistido. Faz questão de elogiar a atuação dos participantes do movimento em Juatuba.
Assista ao vídeo e veja o perfil dos jovens que organizam, atualmente, o trabalho vicentino. Parabéns! É muito bonito ver algo assim em nossa Diocese de Divinópolis: