×

Conteúdo

Mensagem do Dom José Carlos para o Dia Mundial da Água

quarta-feira, 18 de março de 15 às 01:00

Amigos e amigas, irmãos e irmãs de todas as idades! Quem precisa cuida! Precisamos muito da nossa tão descuidada "casa comum", que é o meio ambiente, no qual construímos nossas vidas. É preciso lembrar algumas coisas que andam meio esquecidas e que podem mudar o cenário. 

 

Quero recordar algumas palavras do nosso Papa Francisco: "Há outros seres frágeis e indefesos, que muitas vezes ficam à mercê dos interesses econômicos ou dum uso indiscriminado. Refiro-me ao conjunto da criação. Nós, seres humanos, não somos meramente beneficiários, mas guardiões das outras criaturas. Pela nossa realidade corpórea, Deus uniu-nos tão estreitamente ao mundo que nos rodeia, que a desertificação do solo é como uma doença para cada um, e podemos lamentar a extinção de uma espécie como se fosse uma mutilação. Não deixemos que, à nossa passagem, fiquem sinais de destruição e de morte que afetem nossa vida e a vida das gerações futuras (Evangelii Gauduim, 215)."

 

No texto-base da Campanha da Fraternidade 2015, que trata a temática da relação da Igreja com a sociedade, lemos: 

Também a responsabilidade em relação a todas as formas de vida se faz presente em muitas pessoas, traduzindo-se na criação dos mais diversos, e até contraditórios, movimentos sociais e associações em defesa dos direitos da "Mãe Terra" e dos seres vivos. [...] a Igreja contribui para esse debate fundamental na sociedade com a proposta de uma ecologia humana. A intenção é integrar a sã convivência na sociedade com o bom relacionamento com a natureza. (nº107)

 

Vamos pensar seriamente sobre estas palavras? A vida aqui, no nosso pequeno ambiente, e no planeta, vai depender de uma nova postura e um novo olhar sobre a criação inteira. Estamos matando a criação! E nós fazemos parte dela! 

 

 

Dom José Carlos de Souza Campos

Bispo de Divinópolis

Notícias Relacionadas

01 abr 16
16 abr 14
17 fev 14
10 abr 15

Parceiros