×

Conteúdo

Mensagem de Dom José Carlos para o Natal 2018

segunda-feira, 24 de dezembro de 18 às 10:00

"Nosso Deus foi visto nesta terra e conviveu com a humanidade!" (Br 3,38)

 

A graça de Deus nos trouxe, mais uma vez, ao mistério do Natal do Senhor. Contemplamos, de novo, com alegrua exultante, o mistério do Verbo de Deus que armou entre nós a tenda de sua humanidade. Esvaziou-se da sua glória e majestade para assumir a pobreza e a limitação de nossa carne, a fim de ensinar-nos a esvaziar-nos da criatura velha e pecadora para sermos conforme à imagem do Verbo. Desceu até nós para nos fazer subir com Ele. Jesus, o Filho de Maria, plenamente homem, o Verbo de Deus, plenamente Deus, assume nossa condição para revelar-nos nossa mais subime vocação.

 

No mistério do Verbo que se fez carne se esclarece, verdadeiramente, o mistério do ser humano. Cristo revela ao ser humano a si mesmo e lhe revela a sua altíssima vocação e dignidade: ser filho de Deus. "pela sua encarnação, Cristo, o Filho de Deus, uniu-se de certo modo a cada ser humano. Trabalhou com mãos humanas, pensou com uma inteligência humana, agiu com vontade humana, amou com um coração humano. Nascido da Virgem Maria, tornou-se, verdadeiramente, um de nós, semelhante a nós em tudo, exceto no pecado." (Vaticano II, Gaudium et Spes - 22)

 

Que neste tempo de preparação para a celebração do mistério da Encarnação e de contemplação do presépio, aprendamos, da escola do discipulado de Jesus, a ser humanos do jeito de Deus e segundo a sua vontade. Assim, nossa Igreja jubilar renovar-se-á para avançar e ao Reino. Tudo sem exceções! Lembremo-nos de São Bernardo (séc. XII): "em tudo, o mais útil e fácil para nós é aquilo que é conforme a vontade de Deus".

 

Ser santo é isso: em toda parte e circunstância, em toda vocação e situação, construir a vida em sintonia e no seguimento a Jesus, com quem todo ser humano aprende a ser verdadeiramente humano. Fora d'Ele a vida é inautêntica.

 

Feliz a santo Natal que signifique "recomeçar a partir de Cristo"!

 

Dom José Carlos de Souza Campos - Bispo Diocesano

 

Notícias Relacionadas

11 nov 16
31 mai 20
06 set 13
20 fev 20

Parceiros