Na tarde do dia 09 de abril de 2019, em cumprimento à decisão liminar concedida pela Justiça Comum, na Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Estadual, o Museu Histórico de Pitangui fez a entrega da imagem de São Francisco de Paula à Mitra Diocesana de Divinópolis e à Cidade de Divinópolis. A data da entrega tem grande significado pois são exatos 7 dias após a memória litúrgica de São Francisco de Paula, que é celebrada no dia 02 de abril.
A imagem de São Francisco de Paula estava na cidade de Pitangui desde março de 1974, onde ficou sob os belos cuidados do Museu Histórico de Pitangui.
A imagem foi entregue nas mãos do Cura da Catedral, Padre Luis Carlos Amorim, e ao advogado da Mitra Diocesana, dr. Fernando Barcelos. A pedido da justiça, a imagem foi escoltada pela Polícia Cívil de Divinópolis até a Catedral, em Divinópolis.
Na Catedral, a imagem foi recepcionada pelo bispo diocesano, Dom José Carlos; pelo Padre Marcos Antônio; pelo responsável do Museu da Catedral, Giulianno Vilano; pela responsável do arquivo diocesano, Erivelta Diniz; e pela imprensa local.
Antes de colocar a imagem no local preparado, Dom José Carlos falou com a imprensa. Na oportunidade, o bispo agradeceu, em primeiro lugar, ao Museu Histórico de Pitangui, que neste período de 45 anos, soube zelar e cuidar da imagem histórica.
Dom José Carlos convida a todos para fazer uma visita ao Museu da Catedral, em Divinópolis, onde está exposta a imagem histórica de São Francisco de Paula. O Museu fica aberto todos os domingos, após a missa das 9h. A entrada é gratuita.
POR TÚLIO VELOSO