×

VI Encontro de Folia de Reis em Pará de Minas - Confira imagens no vídeo

quarta-feira, 16 de janeiro de 19 às 09:08

Ficou pronto o vídeo com as imagens do VI Encontro de Folia de Reis, em Pará de Minas. 

A iniciativa foi da Paróquia Santo Antônio, que não mediu esforços para promover esse encontro de preservação da cultura e da piedade popular.  

A Folia de Reis é uma festa de cunho natalino. Ela acontece, sempre, nas proximidades do natal. Na maioria das vezes, encerra-se no dia 06 de janeiro o dia dos Santos Reis. Em alguns lugares ela também acontece ligada a outras festas como, por exemplo, a Festa do Divino, de São Sebastião ou mesmo de outros santos. De forma teatral, a Folia recria a viagem dos três reis a Belém. Esses personagens aparecem no Evangelho da Festa da Epifania e representam todos os povos da terra. A salvação que Cristo nos traz não está destinada a um grupo de privilegiados, mas a todos os povos e nações. O Evangelho (Mt 2,1-12) fala que os Reis vieram do Oriente seguindo uma estrela, à procura de um novo rei nascido. Após o encontro que tiveram com Jesus  ofereceram-lhe ouro, incenso e mirra.
Na Folia de Reis alguns personagens foram agregados. Dentre eles, os palhaços. Reza a tradição que, na verdade, eles eram soldados que, disfarçados de palhaços, faziam a guarda da Sagrada Família. Durante as apresentações os palhaços se encarregam das brincadeiras e dos pedidos de donativos que, normalmente, custeiam os gastos da Folia. A bandeira é o elemento sagrado que, ao entrar numa casa, deve percorrer todos os cômodos desta. Ela representa a Sagrada Família de Nazaré.


Em Pará de Minas, a cada ano, acontece um encontro de Folias de Reis. Nesse ano de 2019, realizou-se o VI Encontro, na Paróquia Santo Antônio, Bairro Santos Dumont. O mastro foi erguido no dia 04/01. No dia 06,    os foliões foram recebidos na Igreja Nossa Sra. Aparecida, no Alto do Bairro. No local, tomaram café e participaram da missa. Após a missa, os grupos desceram pela Avenida Nossa Senhora Da Piedade, em procissão. Na Matriz de Santo Antônio, participaram de uma segunda missa. Logo, em seguida, do almoço. Os grupos que compareceram foram os seguintes:


1-Folia de Reis de Santana e de São Joaquim, de Onça de Pitangui

2-Folia de Reis Divina Luz, de Pequi

3-Folia de Reis Folião, de Santana da Prata

4-Folia de Reis da Comunidade de Coqueiro, de Pitangui

5-Folia de Reis, de Azurita

6-Folia de Reis da Sagrada Família, do Bairro Santos Dumont

7-Folia de Reis da Igreja de São Sebastião, de Córrego do Barro

8-Folia de Reis Pastorinhas De Jaguara, Município de Onça de Pitangui

9-Folia de Reis Filhos do Reis, de Leandro Ferreira.

10-Folia de Reis Nossa Senhora do Carmo, de Itaúna

11-Folia Santos Reis de Paiol Velho, Município de Pitangui.

12-Folia de Reis de São Sebastião, de Passatempo.

A Paróquia Santo Antônio recebeu, com muito carinho, esses grupos de foliões e agradece a todos. Manter essa tradição  é preservar a piedade popular ligada às festas natalinas. Esse tempo constitui-se num dos tempos mais bonitos na Igreja.  A Folia de Reis recria de forma livre a visita dos magos ao presépio de Belém. Veja abaixo o vídeo com as imagens da festa.

 

 

Notícias Relacionadas

18 nov 13
19 abr 19
10 fev 16
09 mar 15

Parceiros