×

Conteúdo

Velatio das imagens na Catedral Diocesana

terça-feira, 04 de abril de 17 às 07:00

A Catedral, pouco a pouco, vai ficando diferente.


Quanto mais a Semana das Dores se aproxima, mais um fresco e suave cheiro de manjericão vai tomando conta da Catedral. A cor roxa vai ganhando espaço e mudando o cenário.



Tradicionalmente, nos dias que antecedem a Paixão do Senhor, mais exatamente a partir do 5.º Domingo da Quaresma, as imagens são cobertas.



O motivo principal para observar essa prática, com véus roxos, é para que os fiéis não "se distraiam" com os santos e que a sua devoção deve estar fundamentada no mistério Pascal de Cristo, ou seja, na sua Paixão, Morte e Ressurreição.


Assim, cobrindo-se todas as imagens dos Santos e os crucifixos, surge, com maior evidência, o que há de essencial na igreja: o Altar, onde se opera e atualiza o Mistério Pascal de Cristo.


Assim, com essa prática, com penitência, recolhimento, purificação da visão e do coração e de tudo o que é secundário ou mesmo supérfluo, os fiéis podem  concentrar o seu  sentir, pensar e agir no Cristo Crucificado. Podem preparar melhor seus corações para a celebração da Paixão de Cristo.

 

 

POR MARIA TERESA FERNANDES

Notícias Relacionadas

24 abr 14
05 abr 15
23 jan 19
05 set 16

Parceiros