×

Conteúdo

Terceiro Encontro Regional de Folia de Reis vai agitar o Bairro Dom Bosco, em Pará de Minas

segunda-feira, 02 de dezembro de 13 às 13:18

A grande festa está prevista para o dia 15 de dezembro. Trata-se do Terceiro Encontro Regional de Folia de Reis, promovido pela Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e Rádio Santa Cruz. As apresentações de Folias de Reis, normalmente, são em Janeiro ou depois do Natal. Pe. Gabriel antecipou a festa para que ninguém prejudicasse o período de férias. Diversos grupos de foliões já confirmaram presença. A concentração dos foliões deverá acontecer na Praça do Presépio – Alameda das Aroeiras, 360, no Bairro Jardim das Piteiras, por volta das 15 horas. Após a visita ao Presépio Vivo, que existe naquele local, os foliões percorrerão a Alameda das Aroeiras e Rua José Simões em direção à Matriz Nossa Senhora Auxiliadora, onde será celebrada a missa por volta das 18 horas.

 

A Folia de Reis é uma Festa de cunho religioso que veio de Portugal para o Brasil. Ela recorda a visita dos Reis Magos ao presépio de Belém. A festa chegou ao Brasil junto com os portugueses na época da colonização e aqui acabou assumindo um colorido próprio, assim como o congado e outras festas semelhantes. Durantes as apresentações os foliões se vestem com roupas coloridas imitando os Reis Magos. Existe também a figura dos palhaços. O papel deles é distrair o Rei Herodes para que esse não encontre o Menino Jesus.  Os foliões cantam e recolhem donativos, geralmente, para ajudar algumas instituições de caridade.

 

No Bairro Jardim das Piteiras existe um Presépio Vivo, há mais de vinte anos. Seu idealizador foi Eduardo Ribeiro Rosa, que mora nas proximidades da praça. Eduardo confeccionou cerca de 400 peças (bonecos, animais...) que são colocados em movimento com a força da água que brota, naturalmente, naquele espaço. Apesar da falta de atenção das autoridades para o local o Presépio atrai visitantes o ano inteiro. Na véspera do Natal Eduardo recolhe brinquedos e alimentos e os distribui às famílias carentes da Cidade e da Comunidade da Matinha. Se você coordena algum grupo de Folia de Reis e quer participar do encontro favor entrar em contato com Pe. Gabriel na Rádio Santa Cruz pelo telefone (37)3232-1588.

Notícias Relacionadas

14 jul 17
26 abr 16
01 dez 17
08 set 17

Parceiros