No dia 2 de abril, na Missa da noite, fiéis da Catedral se reuniram para o início do Setenário de Nossa Senhora das Dores. Padre Luis Carlos iniciou a celebração incensando a Imagem de Nossa Senhora das Dores e rezando as orações do dia. As orações contidas no setenário relembram as principais dores que Maria sofreu com a Paixão, morte e sepultamento de Jesus. Junto à cruz, a Mãe de Jesus torna-se Mãe de todos os homens e da Igreja Católica
A devoção a Nossa Senhora das Dores possui fundamentos na Palavra de Deus. Na Bíblia, se encontram as sete dores de Maria: sobre o velho Simeão, que profetiza a lança de dor que transpassaria o Coração Imaculado de Maria; a fuga para o Egito; a perda do Menino Jesus; a Paixão do Senhor; crucifixão, morte e sepultura de Jesus Cristo. Maria, por meio da dor que sofreu, ensina como superar o sofrimento, confiando em Deus.
Durante a celebração, houve encenação da primeira dor de Nossa Senhora e apresentação de oito catecúmenos que serão batizados na Vigília Pascal.
O Setenário de Nossa Senhora das Dores acontecerá até o dia 8 de abril, na missa noturna. Todos os dias haverá encenações.
POR MARIA TERESA FERNANDES