×

Conteúdo

Seminaristas do curso de Filosofia participam do retiro anual

terça-feira, 08 de agosto de 17 às 09:35

No último final de semana, 5 e 6 de agosto, os seminaristas do curso de Filosofia, de nossa diocese, participaram do seu retiro espiritual anual. Retiro é um afastamento temporário de suas atividades para conversar com Deus e refletir sobre sua própria vida e, nesse caso, especificamente, sobre suas vocações.


Nesse ano, o retiro aconteceu no recanto são José, casa das irmãs franciscanas alcantarinas, em Belo Horizonte, e o pregador e diretor espiritual foi o Frei Cleber dos Santos. Oportunamente, Frei Cleber trouxe um pouco da espiritualidade carmelita, congregação à qual pertence, e discorreu em cima dos escritos de São João da Cruz e Santa Teresa.


Os evangelhos relatam que antes de tomar decisões ou realizar atos importantes, Jesus se retirava para uma região montanhosa, ou desértica, onde passava longos tempos de silêncio e de oração. Desta maneira, por exemplo, escolheu seus seguidores mais próximos: “… naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos” (Lc, 6, 12-13).


O retiro teve por objetivo propiciar aos participantes a experiência particular do Amor e da Misericórdia paternal de Deus. Perante essa descoberta espiritual, a vida diária ganha um novo peso e uma nova dimensão, dados pela luz da fé, que nos ajuda a enxergar a mão amorosa de Deus por trás de cada acontecimento.

 

 

Por seminarista Gustavo Henrique

Notícias Relacionadas

15 mar 16
01 abr 15
14 jun 17
30 nov 18

Parceiros