×

Conteúdo

Seminaristas da Diocese de Divinópolis marcam presença no 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas

quarta-feira, 15 de julho de 15 às 01:00

“Fiel ao modelo do Mestre, é vital que hoje a Igreja saia para anunciar o Evangelho a todos, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnâncias e sem medo. A alegria do Evangelho é para todo povo, não se pode excluir ninguém”. (EG 23).

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) promoveram nos dias 09 a 12 de julho, o 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas. Este evento aconteceu na PUC – Minas, em Belo Horizonte (MG) e contou com a presença de cerca de 300 participantes, entre seminaristas, reitores de seminários, formadores, bispos e convidados. Teve como tema: O missionário presbítero para uma Igreja em saída e lema: “Ide sem medo para servir” (Papa Francisco).


Este Congresso teve como objetivo animar e aprimorar a formação missionária dos nossos futuros sacerdotes em vista de um autêntico ardor missionário. Todos os batizados são chamados a serem anunciadores da boa nova, portanto, todos somos, por essência, missionários do Reino de Deus. A Igreja deve sair de suas estruturas e ir ao encontro do que mais sofre. Estas questões são sempre colocadas em destaque pelo nosso Papa Francisco.


No capítulo I da Exortação “Evangelii Gaudium” – “A transformação missionária da Igreja”, o Papa nos indica os novos caminhos que a Igreja deve agir frente ao acelerado desenvolvimento social e econômico de toda humanidade. Pede que a Igreja não fique apenas centralizada em suas devidas paróquias, mas estabeleça um elo com a comunidade paroquial. O Papa quer que a Igreja caminhe como se fosse um “Êxodo”, levando a boa nova do Reino a toda parte. Portanto, uma Igreja em saída faz-se necessário, já que a alegria do Evangelho não pertence somente uma pessoa, mas todo povo de Deus. A missão é de todos, pois somos batizados para realizar a conversão dos pecadores apresentando a beleza do Evangelho, a luz deve ser levada a todas as gentes e nações.


Nesta dinâmica a Igreja Particular de Divinópolis enviou três de seus seminaristas, a saber, Eliomar Rodrigues Santos (1º Ano de Teologia e coordenador do COMISE), Rafael de Oliveira Costa (3º Ano de Filosofia – Secretário do COMISE) e Luis Fernando Alves Cruz (3º Ano de Filosofia) que participaram deste encontro.


Entre os destaques que nos moveu a este Congresso foi o apelo de nosso papa que nos pede que nossa Igreja seja uma “Igreja em saída”. A 1ª Conferência do Congresso “Os desafios da Missão para a formação do missionário presbítero” foi ministrada pelo bispo auxiliar de São Luiz (MA), o qual nos diz que o verdadeiro missionário do Pai deve fazer uma experiência verdadeira e profunda com Jesus Cristo. Portanto, nós não podemos ser apenas missionários, mas verdadeiros discípulos missionários de Jesus.


Contamos também com a presença da Senhora Marilza Lopes Schuina, presidente do Conselho Nacional de Leigos e Leigas do Brasil, a qual apresentou a conferência “Visão dos Leigos e leigas sobre a formação do presbítero”, dando ênfase da importância dos leigos para o processo de evangelização. A 3º Conferência “As interpelações do Papa Francisco sobre a formação do missionário presbítero” foi ministrada pelo Cardeal Dom Cláudio Hummes, prefeito emérito da Congregação para o Clero e presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB, o qual destacou a dinâmica da Igreja em saída. Tivemos na 4ª Conferência a presença do Padre Estêvão Raschietti, secretário executivo do Centro Cultural Missionário (CCM), “A Missão ad gentes no ministério do missionário Presbítero”. Ele destacava que a ação evangelizadora da Igreja deve ser uma verdadeira ação de Deus, deve ser um verdadeiro diálogo profético.


Portanto, a missão deve fazer parte de toda ação evangelizadora da Igreja. O missionário deve ser “Semeador e semente no meio do povo” (Dom Esmeraldo). Terminamos as atividades do Congresso aos pés de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, em missa celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de BH Dom Walmor Oliveira de Azevedo na Serra da Piedade – Caeté/MG.

 


Eliomar Rodrigues Santos - seminarista

Fotos

Notícias Relacionadas

05 set 14
20 mar 18
30 dez 15
21 ago 17

Parceiros