×

Conteúdo

Seminário Diocesano celebrou seu Padroeiro

quinta-feira, 21 de março de 19 às 09:43

Na noite da última terça-feira, 19/03, o Seminário Maior São José, em Belo Horizonte, celebrou, com alegria e solenidade, a festa de seu padroeiro, São José. Reunida toda a comunidade formativa, o bispo diocesano, reitores, seminaristas, familiares e amigos dos seminaristas, foi celebrada a memória do protetor universal da Igreja, o esposo Santo da Virgem Maria.


Como em  todos os anos, na Solenidade de São José, foram celebradas três etapas do processo formativo rumo à ordenação presbiteral, que são chamados: Admissão às Ordens Sacras, momento em que os seminaristas do 1º ano de teologia fazem seu propósito de ingressarem como candidatos a receberem o Sacramento da Ordem. Através do firme propósito, assumem, publicamente, o desejo de, mais profundamente,  se tornarem padres.


Outras duas etapas, os seminaristas são instituídos nos ministérios de leitores e acólitos, sendo o 2º e 3º anos de teologia, respectivamente. Os leitores assumem a responsabilidade de anunciarem a Sagrada Escritura, zelando e fazendo com que ela chegue a todos os irmãos. Os seminaristas que recebem o acolitato têm a função de, com zelo e carinho, cuidarem da eucaristia, principalmente no serviço ao altar do Cristo, nas celebrações eucarísticas.


Cada qual assume, perante toda Igreja reunida, sua respectiva função, zelar e guardar, cada um em suas responsabilidades,  caminhando mais um passo no processo de discernimento vocacional.


Dom José Carlos destacou, em sua homilia, a importância de cada ministério assumido, e apresentou o exemplo de São José, como modelo para todos os padres e seminaristas, como aquele que cuidou da Família de Nazaré, sempre confiando e ouvindo o chamado de Deus.


A celebração contou com alguns padres de nossa diocese, que se fizeram presentes numa atitude de incentivo e também de oração pelos futuros irmãos de presbitério, que avançam em suas vocações.


Ao final da eucaristia, os seminaristas se consagraram à Virgem Maria, mãe de todas as vocações, certos de que ela os acompanha como mãe e mestra.

 

 

Texto: Seminarista Leonardo Ezequiel

Fotos: Geise Rios

Notícias Relacionadas

20 jun 17
21 nov 15
11 jul 17
11 dez 17

Parceiros