×

Conteúdo

Reunião do Clero ocupou a manhã dos padres, na terça-feira

quarta-feira, 16 de outubro de 13 às 16:10

A reunião do Clero, da Diocese de Divinópolis, acontece todos os meses, quase sempre com um grande número de sacerdotes. Ontem - 15/10/2013, na parte da manhã, os padres ouviram o relatório do encontro preparatório para o 15º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP), que deverá acontecer em Aparecida-SP, do dia 05 a 11 de fevereiro de 2014. A apresentação desse relatório foi feita pelos padres: Edmar Antônio, Aldair Custódio e Carlos Antônio, que estiveram em Belo Horizonte, do dia 26 ao 28 de agosto, participando do encontro preparatório para o ENP. No relatório os padres falaram sobre a contribuição de cada Província Eclesiástica (região) para a “montagem” do ENP. O encontro reuniu as províncias de: Belo Horizonte, Diamantina, Juiz de Fora, Vitória, Pouso Alegre, Mariana, Montes Claros e Uberaba.


O Encontro Nacional dos Presbíteros é um momento único em que se juntam padres de todo o Brasil para rezarem, conviverem e discutirem assuntos ligados ao Ministério Sacerdotal. A Comissão Nacional dos Presbíteros já organizou um instrumento (livro), que servirá de base para orientar o Encontro Nacional. O livro tem como tema: “Concílio Vaticano II e os Presbíteros no Brasil: testemunhas de fé, esperança e caridade”.

 

No Brasil, temos, atualmente, cerca de vinte e dois mil padres! A maioria deles é jovem e, portanto, herdeira da época pós-conciliar. Esse “exército” de padres, com certeza, faz diferença na vida da Igreja no Brasil. Debruçar sobre os temas do Concílio Vaticano II é uma boa pedida para o momento. Na reunião do clero, cada padre recebeu o livreto que irá orientar o ENP.

 

 

Ele está dividido em quatro capítulos:

1. Vaticano II, Memória e Esperança
2. O Concílio Vaticano II e os Presbíteros no Brasil
3. O Concílio Vaticano II e as Virtudes
4. “Estai Sempre Prontos a Dar a Razão da Esperança a Quem a Pedir!” (1Pd 3, 15)

 

O que se espera agora é que cada padre possa ler e refletir esse “instrumento” importante, que irá orientar o Encontro Nacional.

 

Pe. José Carlos, Administrador Diocesano, falou sobre o acordo Brasil x Santa Sé. Pediu aos padres que lessem e procurassem conhecer o acordo para cobrar os direitos garantidos por ele.


Frei Pedro, Franciscano que trabalha em Citrolândia – Betim, foi convidado à reunião, para falar sobre as consequências da ação de mineradoras nas serras de Igarapé/Itatiaiuçu  e  sobre o impacto ambiental gerado por elas, sobretudo, na Bacia do Rio Paraopeba. Padre Charley, de Itatiaiuçu, Pe. Francisco, de Igarapé, e Pe. Amarildo, de São Joaquim de Bicas posicionaram-se, sobre o assunto. Cada um deles sente os reflexos dessa questão nas paróquias onde atuam.

 

Frei Antônio Francisco, falou sobre os Cursos de Formação que estão previstos para acontecer no Centro de Formação, ligado ao Santuário Santo Antônio, em Divinópolis. Mostrou seu entusiasmo com o Curso de Leitura Orante da Bíblia.  Ele deverá acontecer em 2014 na  segunda semana do mês( terças e  quintas-feiras), das 19 às 22 horas. Ou no segundo final de semana do mês, sendo. no sábado. das 14 às 17 horas e, no domingo, das 08 às 11 horas.

 

 

Inscrições:

Rua Minas Gerais, 582 – Centro
E-mail: cffcpsc@gmail.com ou pelo telefone (37) 3212-9135

 

 

Pe. Gedler Henrique falou sobre o Dia Nacional da Juventude (DNJ), que deverá acontecer em Pará de Minas, no Parque de Exposições, dia 15 de novembro. O DNJ deverá começar ao meio dia. O tema do encontro é: Juventude e Missão. Jovem, levante-se seja fermento!

 

Outros assuntos, de menor importância, também foram discutidos durante a reunião, que terminou por volta de 13 horas.

 

 

Notícias Relacionadas

26 mar 15
19 ago 14
27 jul 18
25 mar 16

Parceiros