×

Conteúdo

Retrospectiva Diocesana 2019

segunda-feira, 30 de dezembro de 19 às 10:50

Com o objetivo de relembrar os principais eventos do ano que passou, o Departamento de Comunicação da Diocese de Divinópolis elabora, a cada ano, a Retrospectiva Diocesana.  Neste ano de 2019, a Diocese de Divinópolis celebrou seus 60 anos de instalação. Durante todo o ano, aconteceram várias celebrações para encerrar as festividades do Jubileu de Diamante, que foi iniciado no dia 16 de julho de 2018. Nos dias que antecederam o dia 17 de maio, aconteceu o Setenário de Preparação. Cada dia um (arce)bispo presidiu a Eucaristia, na Catedral Diocesana. E, no dia do aniversário, a Santa Missa foi presidida por Dom Walmor Oliveira, Presidente da CNBB e arcebispo de Belo Horizonte-MG.


Além das celebrações do Jubileu de Diamante, vários acontecimentos marcaram a vida e fizeram história de milhares pessoas espalhadas nas 54 paróquias, nas 25 cidades que compõem a Diocese de Divinópolis.

 

Vamos, agora, recordar, e guardar no coração, um pouco da nossa trajetória!

 

Basta clicar nos destaques de azul e acessar a notícia na íntegra.

 

 

No dia 3 de janeiro, celebramos, de modo especial, o dom da vida de nosso bispo diocesano, Dom José Carlos de Souza Campos. Ele nasceu no município de Itaúna, a 3 de janeiro de 1968 e, por isso, desejou que a missa em ação de graças fosse celebrada na Matriz Nossa Senhora da Piedade, sua paróquia de origem. E, como de costume, celebramos, na Matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Itaúna, a missa em ação de graças pelo aniversário natalício do bispo.

 

Entre os dias 05 e 24 de janeiro, os seminaristas Adelmo e Bruno, do nosso seminário diocesano, estiveram em Tefé, no Amazonas, para uma experiência missionária, fazendo  comunhão com a nossa Igreja irmã. A experiência missionária em Tefé visa, especialmente, atender o convite do Papa Francisco de formarmos  uma “Igreja em saída", que vai ao encontro das pessoas, nas diversas realidades e periferias da existência. A área missionária em que os seminaristas estiveram presentes foi a de Tamanicuá, região simples e com população em média de 525 habitantes, situada às margens do rio Solimões.

 

No dia 8 de janeiro, a Diocese de Divinópolis recebeu a triste notícia do falecimento de seu bispo emérito, Dom José Belvino. No dia 9 de janeiro, o corpo de Dom José Belvino foi velado na Catedral Diocesana e, no dia 10, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Pará. Já, no dia 14 de janeiro, celebramos, também, no Santuário Diocesano, a missa de sétimo dia do bispo emérito.

 

Entre os dias 22 e 27 de janeiro, foi realizada, no Panamá, a 32ª Jornada Mundial da Juventude 2019. Vários peregrinos da Diocese de Divinópolis se fizeram presentes no encontro do Papa com os jovens do mundo todo.

 

No dia 24 de janeiro, a Cúria Diocesana publicou os proclamas das ordenações dos diáconos Anderson Nunes, Elder Alves e Alex Cristiano.

 

No dia 25 de janeiro, o Brasil foi surpreendido com a notícia do rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho. Na oportunidade, Dom José Carlos gravou uma mensagem.

 

No dia 27 de janeiro, Padre Geraldo Menezes foi enviado em missão para a Arquidiocese de Manaus. Ainda neste dia, os candidatos ao Diaconato Permanente estiveram em retiro.

 

Também no dia 27 de janeiro, Padre Reginaldo tomou posse como Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Divinópolis.

 

Ainda no dia 27 de janeiro, Padre Marciano foi apresentado como vigário paroquial na Paróquia Santa Antônio, em Igarapé. Natural de Lindóia do Sul - SC, e com 27 anos de idade, o Padre Marciano foi ordenado no dia 08 de dezembro de 2018.

 

 

 

A Pastoral do Surdo do Brasil, ligada à CNBB, promoveu, em Natal-RN, nos dias 1º a 3 de fevereiro, o IV Encontro Nacional dos Coordenadores Regionais da Pastoral do Surdo e Intérpretes (Enacorpi). O evento aconteceu na Casa de Retiro Mãe da Divina Graça, na cidade de Macaíba. A Diocese de Divinópolis se fez presença através do Seminarista Ronivon.

 

Dom José Carlos participou, no dia 2 de fevereiro, da cerimônia de posse do novo posse Bispo de São João del-Rei.

 

No dia 2 de fevereiro, a Igreja celebra a Apresentação de Jesus no Templo, quando se realizou o encontro com Simeão e Ana, o qual se entende como o encontro do Senhor com o seu povo, e também aconteceu o ritual de purificação da Virgem Maria.  Na Diocese de Divinópolis, o 23º Dia da Vida Consagrada foi celebrado no Centro Diocesano de Pastoral. Vários religiosos e religiosas se reuniram também para celebrar o Jubileu de Diamante da diocese.

 

A Paróquia do Divino Espírito Santo, de Divinópolis, acolheu, na noite do dia 02 de fevereiro, o seu novo Vigário Paroquial, Padre Edilson Antônio. A Santa Missa, na qual foi feita a apresentação do novo vigário, aconteceu na Catedral Diocesana, foi presidida pelo Padre Luis Carlos Amorim

 

Após quatro anos de pastoreio na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Camacho, Padre Gedler Breves tomou posse no dia 03 de fevereiro, como Administrador Paroquial da Paróquia Sagrada Família, em Divinópolis.

 

Monsenhor Paulo tomou posse como novo Administrador Paroquial da Paróquia São Vicente de Paulo, no dia 03 de fevereiro.

 

Entre os dias 4 e 7 de fevereiro, aconteceu, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte, a 1ª Semana de Formação do Clero. O encontro foi pensando pela Pastoral Presbiteral, juntamente com o Bispo, Coordenação Diocesano de Pastoral e com o Conselho de Vigários Forâneos. A Semana de Formação contou com a assessoria do Padre Luíz Henrique Eloy, que falou da Ética no Ministério Presbiteral; do Padre Luiz Eduardo Baronto, que abordou a a função mistagógica da homilia na liturgia; e do Padre Patrick Samuel, que aprofundou o tema da Campanha da Fraternidade 2019.

 

Na noite do 04 de fevereiro, o Seminário Diocesano da Diocese de Divinópolis acolheu três jovens que iniciaram seu processo de formação. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano e concelebrada pelos reitores Pe. Daniel, Pe. Célio, Pe. Aldair e por inúmeros padres de nossa diocese, os quais, nesta semana, realizam encontro de formação na casa de retiros São José, em Belo Horizonte.

 

A Diocese de Divinópolis se fez presente, entre os dias 8 e 10 de fevereiro, no Congresso Nacional de Catequese, em Aparecida/SP.

 

Aconteceu, na noite do dia 09 de fevereiro, sábado, a posse do Padre Helton Ferreira como Administrador Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Líbano, em Carmo do Cajuru. Ele desempenhava a função de vigário paroquial na paróquia desde o dia 21 de agosto de 2016, após um período de estudos em Roma.

 

Após a tranferência do Padre Gedler Brever para a paróquia  Sagrada Família, em Divinópolis, a Forania de São Bento ficou sem seu vigário forâneo. A eleição para a escolha do novo vigário aconteceu durante a reunião da forania, realizada no último sábado, 09 de fevereiro, no Centro Pastoral da Paróquia de São Sebastião, em São Sebastião do Oeste.

 

Na noite do dia 10 de fevereiro, a Paróquia do Senhor Bom Jesus, de Divinópolis, acolheu o Padre Cristiano como o seu novo Administrador Paroquial. A Santa Missa foi presidida pelo Padre Marcos, Vigário da Forania de Nossa Senhora do Carmo. Padre Cristiano trabalhava na paróquia de São Vicente de Paulo, em Divinópolis.

 

A Paróquia  Nossa Senhora das Dores, de Camacho, acolheu, no dia 10 de fevereiro, o seu novo administrador paroquial, Padre Washington Valério. A missa de posse foi celebrada na Matriz da paróquia e contou com a presença do padre Paulo Sérgio, Padre Carlos Antônio, Diácono Anderson e de dezenas de paroquianos.

 

Diocese de Divinópolis marcou presença na 11º Romaria Nacional do Terço dos Homens, realizada entre os dias 16 e 18 de fevereiro, em Aparecida-SP.

 

Aconteceu, nos dias 16 e 17 de fevereiro, na Comunidade Sacramento de Amor, a celebração do Jubileu de Diamante da Diocese de Divinópolis com as Renovação Carismática Católica (RCC) e com as Novas Comunidades presentes na diocese. Também foi celebrado o Jubileu de Ouro da RCC.

 

No dia 17 de fevereiro, a comissão Bíblico-Catequética realizou mais um momento de formação com os catequistas-coordenadores da Diocese de Divinópolis. O tema desse encontro, desenvolvido pelo seminarista Pedro Henrique, com propriedade e dinamismo, foi “Espiritualidade”. 

 

Os padres da Diocese de Divinópolis estiveram reunidos na manhã do dia 19 de fevereiro, para a primeira reunião do clero, deste ano de 2019. Conduzida pelo Bispo Diocesano, Dom José Carlos, e pelo Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Lúcio Camargos, a reunião teve como pauta o Tríduo de Preparação para os Jubileu de Diamante, a Campanha da Fraternidade 2019, dentre outros assuntos. 

 

Na noite do dia 22 de fevereiro, a Diocese de Divinópolis ganhou um novo sacerdote. A cerimônia de Ordenação Sacerdotal do Padre Anderson Nunes aconteceu em sua paróquia de origem, a Paróquia Sagrada Família, em Divinópolis.

 

O arcebispo dom Walmor presidiu momento de oração com a bênção da pedra fundamental do Memorial Minas de Esperança, em Brumadinho, no dia 25 de fevereiro, às 18h. O Memorial é homenagem a todas as pessoas que perderam a vida na tragédia ocorrida há um mês, o rompimento da barragem com rejeitos de mineração da Vale. Logo após a bênção da pedra fundamental, os fiéis realizaram uma procissão até a Igreja São Sebastião, Matriz de Brumadinho, onde o Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello, presidiu a Eucaristia. Os bispos que compõem a Comissão Episcopal de Pastoral do Regional Leste 2 participaram da celebração. Dentre eles, o bispo de Divinópolis, Dom José Carlos.

 

A presidência do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) e os Bispos referenciais da Comissão Episcopal de Pastoral (CEP), incluindo Dom José Carlos, se reuniram, no dia 26 de fevereiro, no Palácio Episcopal, em Belo Horizonte-MG, para a primeira reunião da CEP do ano de 2019. O evento contou com a presença do governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema.

 

No dia 28 de fevereiro, Dom José Carlos participou da cerimônia de troca de comando do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Divinópolis.

 

 

 

No dia 1º de março, a Diocese de Divinópolis lança o novo Portal Diocesano de Notícias

 

Ainda, dentro da progrmação do Jubileu de Diamante da Diocese de Divinópolis, aconteceu, no dia 02 de março, na Capela de Santa Rita de Cássia, na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Pará de Minas, a Ordenação Sacerdotal do Diácono Alex Cristiano.

 

A Igreja Católica deu início, no dia 06 de março, com a celebração da Quarta-feira de Cinzas, à Quaresma. A palavra Quaresma vem do latim “quadragésima”, em referência ao quadragésimo dia antes da celebração da Páscoa, na Semana Santa. É uma referência também às diversas passagens bíblicas, como os quarenta dias das tentações sofridas por Jesus no deserto, o dilúvio e a permanência de Moisés no Monte Sinai. Na Diocese de Divinópolis, a CF foi lançada com uma entrevista coletiva à imprensa, na parte da manhã, no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis. Além de vários veículos de imprensa, a Coletiva contou com a presença da Equipe Permanente da Campanha da Fraternidade, coordenada por Geraldo Magela. Ainda no dia 06, Dom José Carlos celebrou a Quarta-feira de Cinzas na Catedral Diocesana.

 

No dia 8 de março celebramos os 50 anos de ministério presbiteral de Padre Demóstsnes. Para celebrar o seu Jubileu de Ouro Sacerdotal, foi celebrada, na noite deste dia 09 de março, na Matriz de Nossa Senhora da Guia, a Santa Missa em Ação de Graças pelos seus 50 anos de Ministério Presbiteral. A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Carlos, e contou com a presença de padres e amigos do sacerdote.

 

A partir do dia 11 de março, a Rádio Divinópolis começou a contar com novas atrações no programa Alegrai-vos.

 

Dentro da programação do Jubileu de Diamante da Diocese de Divinópolis, aconteceu, na noite do dia 22 de março, a ordenação presbiteral do Diácono Elder Alves. A cerimônia foi presidida pelo bispo diocesano, Dom José Carlos, e contou com a presença de 35 padres, seminaristas, familiares e amigos do neo-sacerdote, que lotaram a Matriz de Nossa Senhora da Guia, em Divinópolis. Esta foi a última ordenação presbiteral que aconteceu neste ano de 2019.

 

Pastoral do surdo de Divinópolis participou, no dia 24 de março, de momento inédito de confissão e reconciliação.

 

A Câmara de Vereadores de Divinópolis promoveu, no dia 25 de março, às 19h, no Plenário Dr. Zózimo Ramos Couto, uma Mesa Redonda com o tema “Religiões como propulsores para as políticas públicas”, abordando um pouco do tema da Campanha da Fraternidade 2019, que neste ano é “Fraternidade e Políticas Públicas”. Participaram  da mesa debatedora: Dom José Carlos, Bispo de Divinópolis; Pastor Rinaldo de Morais; Sérgio Bebiano, Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Divinópolis e Vander Lúcio, secretário legislativo da Câmara.

 

Dom José Carlos apresenta o tema da Campanha da Fraternidade 2019, na reunião da ACASP, no dia 13 de março.

 

Aconteceu, nos dias 14 e 15 de março, no Teatro Municipal Usina Gravatá, em Divinópolis, a entrega do Orfeu 2019, sendo que, em ambas as datas, o evento teve início às 19h30.  Trata-se de uma promoção  da Academia Divinopolitana de Letras, sob organização do acadêmico Augusto Fidelis. Entre os homenageados da segunda noite, esteve a Diocese de Divinópolis, pelos seus 60 anos de instalação no nosso município.

 

Aconteceu, no dia 16 de março, sábado, a primeira reunião da Pastoral da Comunicação da Diocese de Divinópolis. A reunião teve como objetivo conhecer a realidade pastoral nas foranias e traçar metas para a comunicação, a longo e curto prazo, em nossa Diocese.

 

Na manhã do 2º Domingo da Quaresma, 17 de março, foi celebrada, na Catedral Diocesana, em Divinópolis, a Missa de Envio dos Missionários da Semana Santa. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Carlos, e concelebrada pelo Padre Luís Carlos Amorim, Cura da Catedral; e pelo Padre Everaldo Quirino, coordenador da Pastoral Missionária, desde 2014. A coordenação da Pastoral Missionária está em período de transição que, em breve, estará sob os cuidados do Padre Rosimar da Silva.

 

Aconteceu, durante todo o dia 17 de março, o 1º Retiro Quaresmal para Leigos e Leigas, promovido pelo Conselho Diocesano de Leigos da Diocese de Divinópolis. Iniciado às 9h, na Catedral Diocesana, com a Missa de Envio dos Missionários da Semana Santa, o retiro teve como lema "Leigos em uma Igreja em saída".  Após a Santa Missa, os participantes seguiram para a comunidade Missão Maria de Nazaré, dando continuidade às atividades do retiro. Foram realizadas palestras com os tema "De onde sair?", feita por Eduardo Rivelly; "Para onde sair e em direção de quem?", ministrada pela Maria da Consolação Faria; e por fim, "Para onde voltar?",  ministrada pelo Bispo Diocesano, Dom José Carlos.

 

No dia 19 de março, Dom Mário Clemente conduziu Celebração Penitencial do Clero, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição.

 

Na noite do dia 19 de março, o Seminário Maior São José, em Belo Horizonte, celebrou, com alegria e solenidade, a festa de seu padroeiro, São José. Reunida toda a comunidade formativa, o bispo diocesano, reitores, seminaristas, familiares e amigos dos seminaristas, foi celebrada a memória do protetor universal da Igreja, o esposo Santo da Virgem Maria.

 

O 2º Encontro Regional de Coordenadores Diocesanos da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Leste 2, que aconteceu no dia 30 de março, no Recanto Monsenhor Domingos, em Caeté-MG, reuniu 30 agentes, coordenadores e membros da comissão da Pascom nas Arquidioceses e Dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo. A Diocese de Divinópolis se fez presente através de dois agentes da Pascom Diocesana, o Seminarista Luis Fernando e Túlio Veloso.

 

 

 

Clero Diocesano realizou, no dia 1º de abril, o Dia Missionário, na cidade de Brumadinho.

 

Na manhã do dia 04 de abril, o Bispo Diocesano, Dom José Carlos, o Vigário Geral, Padre Paulo Sérgio e os Vigários Forâneos receberam o Dr. Manoel Brandão, Presidente da 48ª Subseção da OAB Divinópolis. A pauta da reunião foi uma possível parceria da Diocese com a Ordem dos Advogados do Brasil a respeito da Campanha da Fraternidade 2019.

 

No dia 06 de abril, aconteceu o Encontro de formação e assembleia do Conselho Diocesano de Leigos.

 

Na tarde do dia 09 de abril, em cumprimento à decisão liminar concedida pela Justiça Comum, na Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Estadual, o Museu Histórico de Pitangui fez a entrega da imagem de São Francisco de Paula à Mitra Diocesana de Divinópolis e à Cidade de Divinópolis.  A data da entrega tem grande significado pois são exatos 7 dias após a memória litúrgica de São Francisco de Paula, que é celebrada no dia 02 de abril.

 

No dia 10 de abril, o Vaticano envia carta de agradecimento à Diocese de Divinópolis pela oferta do Óbolo de São Pedro de 2018.

 

No dia 13 de abril, Dom Mario Clemente lançou o seu novo livro, intitulado “Vim para Servir: Como ser igreja no coração da Amazônia”.  O lançamento aconteceu na Livraria João Paulo II, em Divinópolis.  Dom Mário autografou os livros e contou sobre suas suas experiências na Prelazia de Tefé-AM, aos longo dos 40 anos de missões como bispo.

 

Ainda no dia 13 de abril, a juventude presente na Forania Santo Antônio se reuniu para celebrar, neste ano jubilar, os 60 anos da Diocese de Divinópolis. O evento iniciou-se na praça defronte à matriz de Santo Antônio, local onde foi servido um café de acolhida e concentração dos jovens para a subida rumo ao poliesportivo.  Após a animação e acolhida, os jovens seguiram, em caminhada, para o poliesportivo, com sete paradas. Em cada uma delas aconteceu a leitura de um trecho da Palavra de Deus, uma pequena reflexão sobre as sete dores de Maria Santíssima, feita pelos jovens dos diversos movimentos presentes, seguida de uma oração feita pelo bispo. 

 

Retirar com o desejo de abastecer a vida pela oração faz parte das atividades da Comissão Bíblico-Catequética da diocese de Divinópolis. Com esse intuito, no dia 13 de abril, os membros dessa comissão se reuniram em Pedra do Indaiá, especificamente, na Capela São Miguel Arcanjo, para mais um momento de espiritualidade conduzido por Pe. Alex. O lugar favoreceu a oração e também momentos de confraternização.

 

Na manhã do dia 14 de abril, um número expressivo de fieis se reuniu na Praça do Mercado, em Divinópolis, para iniciar as Solenidades da Semana Santa. A Santa Missa iniciou-se em frente a Igreja do Rosário, onde houve a benção dos Ramos pelo bispo diocesano, dom José Carlos.

 

A Associação Terra de Deus, juntamente com a Diocese de Divinópolis, realizou, no dia 14 de abril, um encontro com líderes das diversas confissões religiosas da cidade de Divinópolis, no local onde será construída a Cruz de Todos os Povos, no Morro da Guarita, próximo à comunidade de Santo Antônio dos Campos. 

 

No dia 17 de abril, Dom José Carlos refletiu sobre as lições da paixão no Sermão do Encontro, em Mariana.

 

No itinerário da Páscoa, nosso caminho nos passos da paixão de Jesus se inicia na Quinta-feira Santa, primeiro dia do Tríduo Pascal. Nela, após recordar o gesto do lava-pés, fazemos memória da Instituição da Eucaristia celebramos a instituição do sacerdócio ministerial. Na Diocese de Divinópolis, a Missa do Crisma é celebrada, tradicionalmente, na Catedral Diocesana, que fica repleta de fiéis, de várias paróquias. Neste ano, não foi diferente. Na manhã do dia 18 de abril, a Catedral recebeu uma multidão de pessoas para a celebração da Missa do Crisma. Presidida por dom José Carlos e concelebrada por Dom Hugo Maria Van Steekelenburg, bispo emérito de Almenara-MG; por Dom Mário Clemente, bispo emérito de Tefé-AM; e por 96 sacerdotes, diocesanos e religiosos.

 

 

Ainda no dia 18 de abril, o Bispo presidiu a Celebração da Ceia do Senhor e o rito do Lava-Pés na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Cláudio.

 

Com grande piedade e respeito, aconteceu, no dia 19 de abril, às 15 horas desta Sexta-feira Santa, na Catedral da Diocese de Divinópolis, a celebração da adoração do Cristo na Cruz e demais ritos desse dia. A celebração foi presidida por Dom José Carlos, e concelebrada pelo Cura da Catedral, Padre Luís Carlos Amorim. A Catedral ficou lotada de fiéis, vindos de várias regiões de Divinópolis.

 

O Sábado Santo, celebrado no dia 20 de abril, na paróquia do Divino Espirito Santo iniciou-se com a bênção do fogo e o acendimento do Círio Pascal, no átrio da Catedral Diocesana. A Vigília Pascal teve como presidente o bispo diocesano, dom José Carlos de Souza e concelebrante o padre Luís Carlos Amorim.

 

Foi iniciada, no dia 22 de abril, a montagem da Cruz de Todos os Povos, no Morro do Gurita, em Divinópolis. A Associação Terra de Deus é reponsável pelo projeto da construção da Cruz de Todos os Povos. A cidade de Divinópolis foi escolhida para ser construída a terceira cruz. A construção será realizada no morro da Gurita, no distrito de Santo Antônio dos Campos. 

 

Na manhã do dia 30 de abril, os padres da Diocese de Divinópolis se reuniram, no Centro Diocesano de Pastoral, para mais uma reunião do clero. Na ocasião, o Seminarista Pedro Henrique ministrou uma formação sobre o Documento 108 da CNBB, que tem como título "Ministério e celebração da Palavra".  Outra pauta da reunião foi tratada pelo seminarista Hiago Fonte Boa, que apresentou a proposta para trabalho da Pastoral do Dízimo em 2019.

 

 

 

 

No dia 5 de maio, em São Sebastião do Oeste, aconteceu o 4º Encontro Diocesano da Pastoral da Sobriedade. O trecho da Primeira Carta de Pedro orientou os trabalhos desse encontro: “Pois está escrito: sereis santos porque eu sou santo”  - 1 Pedro 1,16. A santidade foi o principal tema abordado, tendo como ponto de partida a Exortação Apostólica do Papa Francisco: Gaudete et Exsultate – sobre o chamado à santidade no mundo atual. 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou, entre os dias 2 e 10 de maio, a 57ª Assembleia Geral no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida do Santuário Nacional de Aparecida. Dom José Carlos se fez presente durante toda a assembleia. No dia 6 de maio foi escolhida a nova presidência da instituição.

 

Aconteceu, nos dias 9 e 10 de maio, no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis o 15º Encontro de Formação Jurídico-Canônica. Promovido pelo Tribunal Eclesiástivo de Divinópolis, o encontro teve como objetivo atenter ao que determina a Carta Apostólica do Papa Francisco, em forma de Motu Proprio Mitis Iudex Dominus Iesus, sobre a Reforma do Processo Canônico para causas de nulidade matrimonial.

 

A Diocese começou a celebrar no dia 10 de maio, o setenário de preparação para o seu Jubileu de Diamante. Conforme programação divulgada em nosso site, cada dia do Setenário contará com a presença de uma forania da diocese e com a presidência de um bispo, com exceção do primeiro dia, que devido à 57ª Assembleia da CNBB, a Santa Missa não foi presidida por um bispo. No primeiro dia do Setenário, a Santa Missa foi presidida pelo vigário geral da diocese e contou com a presença das paróquias da Forania de Sant'Ana, que corresponde às cidades de Itaúna e Itatiaiuçu. 

 

No segundo dia, 11 de maio, a forania convidada foi a de Nossa Senhora do Carmo, composta pelas paróquias de Carmo do Cajuru, São Gonçalo do Pará e algumas paróquias de Divinópolis. A celebração deste dia foi presidida por Dom Francisco Cota, bispo auxiliar de Curitiba, e concelebrada por Dom José Carlos, Padre Luís Carlos Amorim, Padre Lúcio Camargos, Padre Marcos Antônio e Padre Gedler Breves. 

 

No dia 12 de maio, a celebração do terceiro dia do setenário de preparação para o aniversário de 60 anos da Diocese de Divinópolis foi presidida por Dom Tarcísio Nascente, atual bispo da Diocese de Duque de Caxias - RJ, e contou com a presença das paróquias da Forania do Divino Espírito Santo. Concelebraram com o Dom Tarcísio Nascentes: Dom José Carlos, Padre Luis Carlos Amorim, Padre Adelmo Sérgio, Padre Chrystian Shankar, Padre Elder Alves, Padre Pedro Gondim e Padre Philippe Berger.

 

Já no dia 13 de maio, dia que celebramos Nossa Senhora sob o título de Fátima, o Setenário foi presidido por Dom Fernando Barbosa, bispo prelado de Tefé-AM, igreja-irmã da Diocese de Divinópolis. A Eucaristia foi concelebrada por Dom José Carlos e pelos padres Luís Carlos Amorim, Leonardo Moisés, Juvenil, Hedvan Richardson, Célio Antunes e João Batista. Neste 4° dia do Setenário contamos com as presenças das paróquias da Forania de Nossa Senhora da Piedade.

 

A Santa Missa do quinto dia do setenário, celebrado no dia 14 de maio, foi presidida por Dom Miguel Ângelo, bispo de Oliveira, e concelebrada por Dom José Carlos e por Padre Luís Carlos Amorim, Padre Rafael Caetano, Padre Vicente Ferreira, Padre João Luiz Galvão, Padre Edvaldo Damaceno, Padre José Martinho, Padre Antônio Paulo, Padre Elisvaldo Camilo, Padre Enildo Antônio, Padre Guilherme Silveira, Padre Hélio Cristino e Padre Geraldo Mangela. Neste dia, contamos com as presenças das paróquias da Forania da Imaculada Conceição, que corresponde às cidades de Nova Serrana, Pitangui, Perdigão, Araújos, Leandro Ferreira, Onça do Pitangui e Conceição do Pará. 

 

Já, caminhando para o fim do setenário em preparação para o Jubileu de Diamante da Diocese de Divinópolis, celebramos, no dia 15 de maio, o sexto dia de oração e ação de graças pelos 60 anos de evangelização no centro-oeste mineiro. Neste sexto dia fomos prestigiados com a presença de Dom Moacir Arantes, filho desta diocese e bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia-GO. Neste sexto dia do setenário, as paróquias da Forania de Santo Antônio marcaram presença junto de seus pastores, que concelebraram a Santa Missa.

 

No dia 16 de maio, Dom Gil Moreira encerrou Setenário de preparação do Jubileu de Diamante da Diocese de Divinópolis.

 

No dia 17 de maio, a Diocese de Divinópolis completou seu 60º aniversário de instalação. A Diocese de Divinópolis, criada no dia 11 de julho de 1958, pela bula “Qui a Christo”, do Papa Pio XII, foi desmembrada da Arquidiocese de Belo Horizonte e da diocese de Luz.  As festividades começaram logo pela manhã, com um Encontro com o Clero em comemoração pelo Jubileu de Diamante. Iniciado com um momento de confraternização, o encontro contou com as presenças de Dom José Carlos, Dom Gil Moreira, Dom Fernando Barbosa, Dom Moacir Arantes, Dom Hugo e com dezenas de padres, diocesanos e religiosos.  Após um momento de oração, na Capela São José, os sacerdotes se dirigiram para o auditório São Geraldo e participaram de um momento de formação, conduzido pelo Padre Andherson Franklin, da Diocese de Cachoeiro do Itapemerim-ES. Padre Andherson abordou o tema “A Igreja em saída e a missão do Presbítero”. Ainda, dentro das atividades, aconteceu um momento histórico para a Diocese de Divinópolis. Foram promulgados os Estatutos dos Conselhos Pastorais, o Diretório Geral para os Sacramentos e as Diretrizes para a Catequese. 

 

Na parte da tarde, moderada pelo Padre Anderson Nunes, aconteceu uma Mesa Redonda com o tema “Diocese de Divinópolis – 60 anos de Evangelização no Centro-Oeste Mineiro”. Neste espaço de reflexão, os padres falaram da história da diocese: Padre Ordones falou da primeira década da diocese(1959-1968), Padre Demóstenes falou da segunda década(1969-1978), Padre José Raimundo ficou por conta da terceira década (1979-1988), Padre Geraldo Maia falou da quarta década (1989-1998), Padre Pedro Gondim refletiu sobre o período seguinte (1999-2009), e, por fim, Padre Lúcio Camargos falou da última década (2010-2019). Em paralelo, aconteceu, durante todo o dia, uma vigília na Catedral Diocesana, denominada “24 Horas para o Senhor.” Para encerrar as atividades do dia, aconteceu, às 19h, também na Catedral, a Santa Missa em ação de graças pelos 60 anos de evangelização da diocese no centro-oeste mineiro. Centenas de fiéis marcaram presença na Igreja Mãe da Diocese para rezarem juntos em agradecimento pelo Jubileu de Diamante. A Santa Missa foi presidida por Dom Walmor Oliveira, arcebispo de BH e presidente da CNBB, e concelebrada por Dom José Carlos, bispo de Divinópolis-MG; Dom José Aristeu, bispo de Luz-MG; Dom Gil Moreira, arcebispo de Juiz de Fora-MG; Dom Fernando Barbosa, bispo de Tefé-AM; Dom Hugo, bispo emérito de Almenara-MG; e por dezenas de padres que trabalham nas 25 cidades que compõem o território diocesano.

 

Iniciado no dia 11 de julho de 2018, após percorrer um longo caminho de festividades e orações, a Diocese de Divinópolis encerrou, neste sábado, 18 de maio, na Catedral Diocesana, as celebrações, em âmbito diocesano, do Jubileu de Diamante da Diocese de Divinópolis. Foram 33 eventos durante todo este período jubilar.

 

No dia 25 de maio de 2019 celebramos 5 anos de ministério episcopal de Dom José Carlos. O setor de comunicação da Diocese de Divinópolis preparou, em parceria com o Habemus Stúdio, uma linda homenagem ao 5º bispo diocesano. Clique aqui e confira.

 

Aconteceu, na manhã do dia 25 de maio, uma Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Aparecida em ação de graças pelos 60 anos de evangelização da diocese no centro-oeste mineiro. 

 

No dia 30 de maio, a Celebração dos aniversários sacerdotal e episcopal de Dom José Carlos foi marcada pela publicação de livro contendo textos de sua autoria.

 

 

No dia 2 de junho, dia em que recordamos a Ascensão do Senhor e o 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a Pastoral da Comunicação (PASCOM) realizou seu primeiro encontro em âmbitol diocesano. O evento ocorreu em Nova Serrana e contou com a presença de agentes e membros atuantes na área de comunicação paroquial.

 

Dom José Carlos de Souza Campos, Bispo da Diocese de Divinópolis- MG, foi eleito, no dia 4 de junho, o novo presidente do Regional Leste 2, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O episcopado dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo também escolheu Dom Paulo Bosi Dal'Bó, Bispo de São Mateus-ES, como vice-presidente e Dom Geovane Luís da Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte-MG, como secretário. A eleição foi realizada durante a Assembleia Anual CONSER Leste 2.

 

Aconteceu, nos dias 8 e 9 de Junho, no Centro Pastoral Diocesano, o 1º Simpósio da Pastoral do Dízimo em âmbito Diocesano, com o tema "Vivendo o Dízimo, com Espírito de Gratidão".

 

Após visita realizada na Província São Francisco de Assis (Rio Grande do Sul), Frei Michael Perry, ministro geral dos franciscanos, chegou, no dia 9 de junho, em Belo Horizonte, onde iniciou a visita fraterna à Província Santa Cruz. No dia 13 de junho, 5º dia da visita do Ministro Geral à Província Santa Cruz, Festa de Santo Antônio, Frei Michael Perry, OFM, acompanhando por Frei Valmir Ramos, Definidor Geral da Conferência Latino-americana, seguiram para a cidade de Divinópolis. Em Divinópolis, no Centro Franciscano de Formação e Cultura, Frei Michael e Frei Valmir, na parte da manhã, tiveram um encontro fraterno com os frades das cidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Divinópolis, Ribeirão das Neves, Santos Dumont e São João del Rei. No final do encontro, os frades receberam o Tau e o Cântico das Criaturas das mãos de Frei Michael Perry, OFM. Além disso, Frei Hilton, Ministro Provincial, recebeu um Tau, simbolizando a sintonia na caminhada franciscana.

 

No dia 15 junho, Frei Robério Antunes Ruas - OFM foi ordenado diácono na Celebração Eucarística presidida por Dom José Carlos Souza Campos, Bispo da Diocese de Divinópolis. A celebração aconteceu às 19 horas, no Santuário Santo Antônio, em Divinópolis.

 

A Pastoral Familiar, através do NFE (Núcleo de Formação e Espiritualidade) do RL2, realizou, nos dias 15 e 16 de junho, a conclusão da 3ª fase do INAPAF. Com a participação marcante dos multiplicadores Moacir, Márcia e Ceci, que vieram de Governador Valadares, 24 membros da Pastoral Familiar, vindos de diversas cidades desta diocese, concluíram os 04 módulos finais da 3ª fase do INAPAF.



Ainda no dia 15 de junho, conforme estatuto e regimento interno próprios, o Conselho Diocesano de Leigos, promoveu um encontro de formação para leigos e leigas, no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis.

 

Em 2020, o Corpus Christi foi celebrado no dia 30 de junho. Tradicionalmente aconteceu uma procissão única nas cidades de Pará de Minas e na cidade de Pará de Minas.

 

Faleceu, no dia 22 de junho, aos 98 anos de idade e 74 anos de sacerdócio, o Cônego Antônio Pontello. A ordenação presbiteral do Cônego Antônio Pontello aconteceu no dia 29 de outubro de 1944, na Igreja de Nossa Senhora das Dores, em Belo Horizonte, e teve como bispo ordenante Dom Antônio dos Santos Cabral.

 

A manhã do dia 25 de junho ficará para sempre marcada, no coração da Comunidade de São José, de São José dos Salgados, município de Carmo do Cajuru, Paróquia Sagrada Família. Foi com profunda emoção, carinho e alegria que os Restos Mortais do saudoso Padre Altamiro de Faria foram recebidos por algumas centenas de pessoas. Após a chegada do cortejo, vindo do Cemitério Municipal de Divinópolis, a urna, com os restos mortais de Padre Altamiro, seguiu num carro de boi, rumo à Igreja de São José, rodeado por muitas crianças, jovens e adultos, entre muitos aplausos e vivas!

 

 

No dia 3 de julho, a diocese recebeu a notícia da aprovação de um curso de mestrado do Padre Carlos Henrique no Pontifício Ateneu de Santo Anselmo, em Roma.

 

Dezenas de pessoas marcaram presença, na manhã do dia 6 de julho, no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis, no lançamento do livro “Palavras de um Pastor com os Olhos fitos em Jesus”.

 

 

A OSIB - Organização dos Seminários e Institutos do Brasil organizou, entre os dias 8 e 12 de julho, em Guarulhos-SP, o encontro nacional para formadores.  Esse ano o tema foi a dimensão pastoral da formação presbiteral. O Mons. Dr. Antônio Catelan foi o assessor do encontro. Esteve presente o Pe. Daniel Leão, Reitor do Seminário Maior de nossa diocese. No encontro, foi apresentado o objetivo geral da pastoral na formação que é a configuração dos futuros sacerdotes ao Cristo Bom Pastor.

 

Com o tema: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em Missão no Mundo e o lema: “Sereis minhas testemunhas […] até os confins da terra” (At 1,8), seminaristas diocesanos e religiosos de 104 dioceses e prelazias dos 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), participaram, entre os dias 10 a 14 de julho, do 3° Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, em Santo Antônio da Patrulha-RS. A Diocese de Divinópolis se fez presente através do Seminarista Marcos Paulo.

 

Entre os dias 22 e 25 de julho, a Diocese de Divinópolis se fez presente no Encontro com seminaristas do 4º ano de Teologia, em Belo Horizonte.

 

Representantes da Diocese de Divinópolis participaram do Encontro Regional de Tradutores e Intérpretes Católicos da Pastoral do Surdo, realizado, entre os dias 26 e 28 de julho, em Três Corações/MG.

 

 

No dia 1º de agosto, a nova equipe do Economato Diocesano assumiu o posto. Dom José Carlos nomeou o Padre Moacir Tavares como o novo Ecônomo Diocesano e os padres Lúcio Camargos e Juvenil Batista como ecônomos auxiliares.

 

Nos dias 3 e 4 de agosto, aconteceu, em Itaúna, na Paróquia de Sant´Ana, o curso para agentes da Pastoral da Sobriedade. Durante parte do sábado e do domingo um momento de formação sobre a Pastoral da Sobriedade movimentou a comunidade paroquial. O curso de agente se destina àquelas pessoas que, de coração aberto e disponível, estão dispostas a somarem forças no caminho da sobriedade. Os que fazem o curso estão aptos a atuarem nos grupos de autoajuda, que é o principal trabalho que a pastoral desenvolve.

 

Com o intuito de fortalecer a acolhida de casais de segunda união, a Pastoral Familiar realizou no dia 4 de agosto, o primeiro encontro diocesano Bom Pastor, no Centro Diocesano de Pastoral. Padre Anderson, coordenador diocesano dessa pastoral, os agentes pastorais e Dom José Carlos Sousa Campos acolheram, trabalharam e rezaram durante o dia todo com os casais.

 

Rezar pelas vocações é uma das tarefas da Pastoral Vocacional. Para rezar bem é preciso estar bem preparado. Com o intuito de fortalecer a oração e os vínculos, mais de 100 agentes da Pastoral Vocacional, de todas as foranias da nossa diocese, se reuniram, no dia 4 de agosto, no Centro Diocesano de Pastoral. Pe. Elder, coordenador diocesano desta Pastoral, foi quem direcionou os trabalhos, fazendo uma bela reflexão acerca do texto do Papa Francisco para a semana de oração pelas vocações: "A Coragem de arriscar pela promessa de Deus".

 

Entre os dias 11 e 17 de agosto, a Diocese de Divinópolis, em comunhão com a Igreja de todo o Brasil, está celebrando a Semana Nacional da Família.

 

Aconteceu, excepcionalmente, no dia 14 de agosto, a reunião do Clero. Devido à viagem que Dom José Carlos fará a Roma, para um curso com bispos com até cinco anos de ordenação episcopal, a reunião não foi, como de costume, na terceira terça-feira do mês. Após os informes das pastorais, Padre Carlos Henrique e seus colaboradores fizeram uma clara e objetiva prestação de contas do Economato Diocesano. Padre Carlos Henrique esteve à frente do Economato Diocesano desde o dia 28 de fevereiro de 2015, desenvolvendo um excelente trabalho administrativo. 

 

No domingo dedicado à celebração da assunção de Nossa Senhora, 18 de agosto, os fiéis da diocese de Divinópolis viram e viveram momentos de devoção e fé inesquecíveis, com os eventos do encontro do Terço dos homens, realizado em Mateus Leme.  Na Paróquia Santo Antônio foram  reunidos 61 grupos do Terço dos Homens, com presença de, aproximadamente, 1800 pessoas, que foram acolhidas, com carinho e café da manhã, na praça da Matriz de Santo Antônio, deslocando-se, em seguida, para o ginásio Poliesportivo, para a oração do Terço e o encerramento com a Celebração Eucarística, presidida por padre Paulo Sérgio Mendes, representante de Dom José Carlos, e concelebrada pelos padres Aldair Custódio, Marcelo Caixeta, Braz Rabelo, Rosimar da Silva  e Adilson Vieira, que conduziu os cantos litúrgicos, com apoio de músicos e de toda a assembleia. 

 

No dia 22 de agosto, colaboradores da Cúria Diocesana homenageiam Padre Carlos Henrique por todo o serviço prestado à frente do Economato Diocesano

 

Foi realizado, entre os dias 26 e 29 de agosto, o retiro anual do Clero da Diocese de Divinópolis.

 

 

Padre Juvenil tomou posse como o novo Administrador Paroquial da Paróquia São Judas Tadeu, em Divinópolis, no dia 1º de setembro.

 

No dia 1º de setembro, aconteceu o 3º Encontro Catequético Vocacional Diocesano, em Itaúna-MG. Tivemos a participação de catequistas e vocacionados de todas as Foranias que compõem a nossa Diocese.

 

O bispo de Divinópolis, Dom José Carlos, almoçou com o Papa Francisco no dia 2 de setembro, na Casa Santa Marta, em Roma. Dom José Carlos e mais quatro bispos brasileiros participaram do Encontro que reuniu bispos de diferentes países com até cinco anos de ordenação episcopal, realizado na Casa Divino Mestre, em Ariccia, na Itália.

 

Nos dias 6, 7 e 8 de setembro aconteceu a Assembleia Anual da Pastoral Familiar, do Regional Leste 2. A Arquidiocese de Juiz de Fora sediou, com competência, o evento, que reuniu as dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo. Representaram a  Diocese de Divinópolis o Assessor, Pe. Anderson Nunes, e o casal coordenador, Jusmerio e Isabel. O casal Sônia e Binho pertencem à Diocese de Divinópolis, mas estavam como coordenadores do Regional e, juntamente com Pe. Wesley (Diocese da Campanha), dirigiram os trabalhos.

 

O Papa Francisco encontrou-se, no dia 11 de setembro, com os fiéis e peregrinos na Praça São Pedro para a tradicional Audiência Geral.  Ao final da Audiência, o Papa saudou os peregrinos de língua portuguesa, em especial os novos estudantes do Colégio Pio Brasileiro de Roma, dentre eles o Padre Carlos Henrique; a associação Unicanto de Londrina, e os grupos de fiéis de Nova Friburgo, Faro e Leça da Palmeira.

 

No dia 20 de setembro, Padre Philippe Berger se despediu do Brasil para assumir sua nova missão, na Espanha.

 

O Economato Diocesano promoveu um treinamento das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA) das 54 paróquias da diocese. Ministrado pela SMT, O treinamento foi dividido em duas turmas: a primeira, com as paróquias da cidade de Divinópolis, que foi realizado nos dias 20 e 21 de setembro. A  segunda turma, com as demais paróquias, que foi realizado nos dias 30 de setembro e 1º de outubro

 

No dia 22 de setembro, a Pastoral da Sobriedade da nossa diocese realizou sua 2ª Peregrinação à Serra da Piedade. Durante todo dia, os quase 60 peregrinos rezaram o Terço da Sobriedade, tiveram um momento de espiritualidade, fizeram uma confraternização e participaram da Santa Missa na Ermida de Nossa Senhora da Piedade, padroeira não só do nosso estado, mas também da própria Pastoral da Sobriedade.

 

 

No dia 11 de outubro, Dom José Carlos participou da Missa com o Rito de Exéquias do Cardeal Serafim.

 

Faleceu, na tarde do dia 11 de outubro, no Hospital São João de Deus, aos 98 anos de idade, a Irmã Ana Maria, do Carmelo Imaculada Conceição, de Divinópolis. O corpo foi velado durante toda a madrugada, dentro da capela do próprio Carmelo e, às 8h, Dom José Carlos presidiu a missa de corpo presente, com a participação de diversos familiares e amigos da Irmã. A missa foi concelebrada pelos padres Cassimiro, Elder e Ordones. Em sua homilia, o bispo falou um pouco da Irmã Ana Maria e um pouco das riquezas da vida religiosa. 

 

 

No dia 12 de outubro, a Paróquia São Francisco celebrou seus 60 anos de evangelização na cidade de Pará de Minas. Para celebrar esta data especial de seu Jubileu de Diamante, o atual Pároco, Padre Hedvan Richardson, preparou uma grande celebração. 

 

Clero da Diocese de Divinópolis estudou Diretrizes de Ação Evangelizadora, no dia 15 de outubro.

 

Nos últimos dias, aconteceram dois encontros formativos sobre comunicação na Igreja: o Seminário de Comunicação da Arquidiocese do Rio de Janeiro e o Mutirão de Comunicação (MUTICOM) do Regional Leste 2, da CNBB.  Em ambos os eventos, a Diocese de Divinópolis se fez presente. O Seminário de Comunicação foi realizado entre os dias 15 e 18 de outubro, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro/RJ.  Neste seminário, a Diocese foi representada seu assessor de comunicação, Túlio Veloso. Já, no Muticom do Regional Leste 2, da CNBB, realizado nos dias 18 e 19 de outubro, na PUC Minas, em Belo Horizonte/MG, a Diocese foi representada pelo Coordenador Diocesano da Pastoral da Comunicação, o Seminarista Luís Fernando, e pelos agentes Lucas Eduardo e Letícia Araújo.

 

No dia 23 de outubro, os seminaristas fizeram uma visita missionária em Brumadinho.

 

Nos dias 26 e 27 de outubro, aconteceu mais um Encontro Nacional da Pastoral da Sobriedade, em Aparecida/SP. O encontrou contou com a presença de diversos agentes da pastoral de diversas dioceses do Brasil, dentre elas, a Diocese de Divinópolis.

 

No dia 27 de outubro, Dom José Carlos reuniu-se com as esposas dos candidatos ao diaconato permanente.

 

A estátua do primeiro bispo da Diocese de Divinópolis, Dom Cristiano Portela, situada na frente da Catedral Diocesana, foi restaurada pelo artista plástico Tarley Viglione de Azevedo, no dia 29 de outubro. Ela foi instalada no local no ano de 2007.

 

 

 

Para promover um momento de fraterna comunhão, participação e partilha aconteceu, entre 8 e 10 de novembro, em Belo Horizonte (MG), a 40ª Assembleia Anual da Pastoral Vocacional (PV) - Serviço de Animação Vocacional (SAV).  A Diocese de Divinópolis se fez presente através do Padre Elder Diniz e dos seminaristas Henrique e João Paulo.

 

No domingo, dia 10 de novembro, aconteceu, em Mateus Leme, no Espaço Shangrilá, o primeiro retiro Espiritual da Pastoral da Comunicação da Diocese de Divinópolis. O evento contou com a presença de 100 pessoas, vindas de diversas paróquias e foranias de nossa diocese. 

 

O Seminário Diocesano São José realizou, no dia 15 de novembro, seu encontro com as famílias dos seminaristas da etapa do propedêutico, filosofia e teologia. Um dia de celebração e confraternização foi proporcionado aos familiares dos seminaristas e padres formadores. No final da celebração eucarística, Dom Jose Carlos agradeceu o apoio e o ministério de Padre Daniel Leão nestes 6 anos à frente de nosso seminário e comunicou que, a partir do ano de 2020, Padre Aldair Custódio assumirá a reitoria da instituição.

 

O Cenplafam promoveu, entre os dias 15 e 17 de novembro, no Colégio Marista, em Ribeirão Preto/SP, o Congresso Nacional do Método de Ovulação Billings (CONMOB). Centenas de pessoas, de todas as regiões do Brasil, marcaram presença no Congresso. A Diocese de Divinópolis se fez presente através de mais de 60 pessoas da Pastoral Familiar e da Missão Maria de Nazaré. 

 

No dia 17 de novembro, conforme calendário da Comissão Bíblico-Catequética, aconteceu o segundo encontro de formação de 2019, com os Coordenadores da Catequese das sete foranias da diocese.

 

Dom José Carlos participou do almoço do Dia dos Pobres promovido pela Paróquia Santo Antônio, em Divinópolis. O almoço foi realizado no dia 17 de novembro. O almoço ainda contou com a presença de Dom Hugo e do Frei Vicente Ronaldo. Os participantes deste almoço foram sendo selecionados pela Sociedade São Vicente de Paulo.

 

 

Na manhã do dia 19 de novembro, aconteceu mais uma reunião do clero da Diocese de Divinópolis, no Centro Diocesano de Pastoral. Após as orações iniciais, Padre Moacir Tavares, Ecônomo Diocesano, orientou os padres sobre as exigências do E-Social e pediu para que todos tenham muito cuidado com as questões administrativas.  Também, dentro da pauta da reunião, Padre Lúcio Camargos, Coordenador Diocesano de Pastoral, apresentou aos sacerdotes uma proposta para o calendário das reuniões previstas para 2020. 

 

No dia 21 de novembro de 1959, a Diocese de Divinópolis criava a sua 3ª paróquia, a Paróquia Nossa Senhora da Guia, em Divinópolis. A primeira paróquia criada após a instalação da Diocese de Divinópolis foi dedicada a São Francisco, em Pará de Minas, no dia 12 de outubro de 1959, e a segunda foi a paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Itaúna, em 12 de novembro, daquele mesmo ano. Já, entre os dias 21 e 24 de novembro, aconteceu, na Matriz, o Tríduo Festivo do Jubileu de Diamante da Paróquia Nossa Senhora da Guia. 

 

No dia 24 de novembro, em Mateus Leme, aconteceu o 5º Encontro Diocesano da Pastoral da Sobriedade. Batizados e enviados, foi o lema desse encontro diocesano, que contou com a presença de todos os grupos da pastoral, espalhados por toda a diocese. O encontro teve início com a Celebração Eucarística, na matriz de Santo Antônio, presidida pelo Padre Aldair, administrador paroquial da Paróquia de Santo Antônio, de Mateus Leme, que destacou, durante a celebração, o importante papel que a pastoral vem desenvolvendo na paróquia.

 

Ainda no dia 24 de novembro, os Candidatos ao diaconato permanente participaram de Retiro Espiritual, no Santuário Diocesano, em Conceição do Pará.

 

 

A equipe da Pastoral Vocacional/Serviço de Animação Vocacional Diocesana (PV/SAV) se encontrou, no dia 30 de novembro, para a última reunião do ano e confraternização. Num clima bastante descontraído, os agentes se reuniram na casa das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração, em Divinópolis.

 

 

No dia 1º de dezembro, a Diocese de Divinópolis se fez presente no encontro estadual  do Movimento Mães que Oram pelos filhos.

 

No dia 3 de dezembro, uma missa em ação de graças pelos 175 anos de fundação do Apostolado da Oração foi celebrada, na Catedral Diocesa.

 

Neste ano de 2019, celebramos os 300 anos da autorização da construção da capela, que, futuramente, se tornaria o Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Em 1719, um fazendeiro da cidade pediu ao então bispo do Rio de Janeiro/RJ, Dom Francisco de São Jerônimo, para que fosse construída uma capela dedicada à Imaculada Conceição. Desde então, começou a ser celebrada, anualmente, a Virgem Imaculada na região, que, em 1º de março de 1963, se tornaria o município de Conceição do Pará.  Por ocasião da Festa de Senhora da Imaculada Conceição, Padroeira da Diocese de Divinópolis, durante todo o dia 8 de dezembro é bastante movimentado, na cidade de Conceição do Pará – MG, local onde se encontra o Santuário Diocesano da Imaculada Conceição. Milhares de pessoas, vindas de várias (arqui)dioceses do estado de Minas Gerais, optaram celebrar em nosso Santuário Diocesano.

 

No dia 9 de dezembro, o Economato Diocesano promoveu Treinamento sobre o eSocial foi realizado para os secretários das paróquias da diocese.

 

O Papa Francisco recebeu em audiência no dia 11 de dezembro, no Vaticano, o prefeito da Congregação das Causas dos Santos, cardeal Angelo Becciu, ao qual autorizou a promulgação dos seguintes decretos: O reconhecimento das virtudes heroicas da Serva de Deus Maria dos Anjos de Santa Teresa, no século Dinah Amorim, brasileira, religiosa professa do Instituto das Filhas de Maria, Religiosas das Escolas Pias (Escolápias). Ela nasceu em 8 de agosto de 1917, em Cláudio, Minas Gerais, e faleceu no Rio de Janeiro, em 1° de setembro de 1988. Ela agora torna-se Venerável Serva de Deus.

 

Foi realizado, nos dias 12 e 13 de novembro, no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis, o 16º Encontro de Formação Jurídico-Canônica, promovido pelo Tribunal Eclesiástico da Diocese de Divinópolis.  Além dos colaboradores do Tribunal Eclesiástico de Divinópolis, estiveram presentes pessoas da arquidiocese de Pouso Alegre e das dioceses de Oliveira, Luz e Guaxupé.

 

Na manhã do dia 14 de dezembro, funcionários  da cúria diocesana, das 54 paróquias da diocese e membros do Conselho Diocesano de Pastoral se reuniram para um Momento de Ação de Graças, por este ano que se encerra. Organizado pelo Economato Diocesano, o encontro aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral e contou com a presença de grande parte dos funcionários das paróquias e da cúria diocesana. O encontro foi iniciado com a Santa Missa, presidida por Dom José Carlos e concelebrada pelos padres Paulo Sérgio, Moacir Tavares, Lúcio Camargos, Carlos Eduardo, Elder Diniz, José Martinho, Washington Batista, Helton Ferreira, Marcos Rocha, Aldair Custódio, Carlos Antônio e Fábio Camargos.

 

Para promover momentos de intimidade com Deus e de convivência, a Pastoral do Surdo do Regional Leste 2 da CNBB e de Vila Velha-ES realizaram, no dia 14 de dezembro, a 8ª Estação de Libras. O tema do evento deste ano foi “A felicidade e o amor de Deus são eternos”. Partilhamos momentos inesquecíveis, como palestras e pregações de Surdos e Ouvintes, momentos de oração e principalmente a Santa Missa, em Língua de Sinais. Estiveram presentes representando a diocese de Divinópolis, a surda Estéfane Leandro, que faz parte da comissão da coordenação nacional da Pastoral do Surdo, os Surdos Galybet, 

 

No dia 16 de dezembro, foi publicado o proclama da Ordenação Diaconal do Seminarista Pedro Henrique.

 

Faleceu, no final da tarde do dia 17 de dezembro, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, a Sra. Margarida do Nascimento Siqueira, cuidadora de Dom Cristiano Portela de Araújo Pena. Quando se tornou o bispo emérito de Divinópolis, no dia 4 de abril de 1979, Dom Cristiano Portela se mudou para a capital mineira, onde foi cuidado até o seu falecimento, no dia 2 de agosto de 2000, pela Sra. Margarida. Após o falecimento de Dom Cristiano, Sra. Margarida se mudou para o Rio de Janeiro/RJ, onde permaneceu até o dia do seu falecimento.

 

No dia 18 de dezembro, foi anunciada as primeiras transferências de padres para o ano de 2020. 

 

Também no dia 18 de dezembro, Dom José Carlos participou de uma confraternização com as seis novas comunidades presentes na Diocese de Divinópolis.

 

O site Divinews está completando 12 anos de existência. E para celebrar essa data, foi realizado, na noite do dia 18 de dezembro, em Divinópolis, um evento especial. O  Diretor Executivo, Geraldo Passos, prestou homenagens a diversas autoridades que se destacaram por diversos trabalhos na região. Um dos homenageados foi o bispo de Divinópolis, Dom José Carlos, que recebeu como Destaque Religioso Cristão 2019, por sua brilhante atuação em questões religiosas, sociais e de desenvolvimento de Divinópolis e Região. Como Dom José Carlos já tinha um compromisso na cidade de Itaúna, ele foi representado pelo Padre Washington Batista Leite e pelo Túlio Veloso, assessor de comunicação da diocese.

 

Entre os dias 20 e 22 de dezembro, Dom José Carlos realizou a sua 18ª Visita Pastoral, agora na Paróquia Coração de Jesus, em Itaúna.

 

Neste ano de 2019, nos dias 24 e 25 de dezembro, Dom José Carlos celebrou o Natal na Catedral Diocesana. 

 

 

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

31 mai 17
03 abr 17
28 fev 20
07 ago 19

Parceiros