×

Conteúdo

Retrospectiva Diocesana 2018

segunda-feira, 31 de dezembro de 18 às 08:30

A Diocese de Divinópolis viveu, neste ano de 2018, importantes momentos com as celebrações de seu Jubileu de Diamante. A Diocese de Divinópolis, criada no dia 11 de julho de 1958, pela bula “Qui a Christo”, do Papa Pio XII, foi desmembrada da Arquidiocese de Belo Horizonte e da diocese de Luz. A instalação aconteceu no dia 17 de maio de 1959, quando foi sagrado o seu 1º Bispo Diocesano, Dom Cristiano Frederico Portela de Araújo Pena. 


Desde o dia 11 de julho deste ano de 2018, a diocese está celebrando seus 60 anos de evangelização no centro-oeste mineiro. A celebração se estenderá até o dia 17 de maio de 2019, quando será celebrado o jubileu de diamante de instalação da diocese.

 

Com o objetivo de relembrar os principais eventos do ano que passou, o Departamento de Comunicação da Diocese de Divinópolis elaborou a Retrospectiva 2018. Santas Missas, Encontros Diocesanos, celebrações do Jubileu de Diamante e encerramento do Ano Nacional do Laicato, foram algumas das atividades.  2018 também foi o ano que todas as paróquias visitaram as novas instalações do Seminário Diocesano, em Belo Horizonte.

 

Neste ano de 2018, o nosos Portal Diocesano de Notícias teve mais de 1 milhão de acessos.

 

Vamos, agora, recordar, e guardar no coração, um pouco da nossa trajetória!

 

Basta clicar nos destaques sublinhados e acessar a notícia na íntegra.
 

 

 

Infelizmente, o ano de 2018 começou com uma notícia triste. Dom Célio de Oliveira Goulart, faleceu, na madrugada do dia 19 de janeiro, na Santa Casa de Misericórdia, em São João del-Rei, onde estava internado, tratando de um câncer. O religioso, natural da pequena cidade de Piracema, tinha 73 anos e lutava contra a doença desde dezembro de 2016. O velório foi realizado em duas cidades: São João Del-Rei e Itaúna. O sepultamento ocorreu, em Itaúna,no dia 21. 

 

No dia 21 de janeiro, aconteceu, em Pará de Minas, a ordenação sacerdotal do Diácono Ivan Arthur de Lima. Ele é natural da Comunidade de Carioca - Paróquia de São Pedro, em Pará de Minas.

 

No dia 28 de janeiro, celebração Eucarística marcou o início dos trabalhos de 2018 da Pastoral da Sobriedade Diocesana.

 

No dia 29 de janeiro, Dom José Carlos publicou uma carta agradecendo a todos que ajudaram na reforma do prédio do Seminário.

 

No mês de janeiro, a pedido do Conselho Missionário dos Seminaristas (COMISE), fomos convidados a viver alguns dias em missão em nossa Diocese irmã, Prelazia deTefé, no Estado do Amazonas. Nosso caminho foi em direção à  missionária São Francisco, na comunidade de Tamanicuá, onde vivemos experiências muito ricas, que valem a pena compartilhar. 

 

 

 

Na diocese de Divinópolis, o Dia da Vida Consagrada foi celebrado no dia 03 de fevereiro. Dezenas de religiosos e religiosas se reuniram no Carmelo, em Divinópolis, para uma manhã de espiritualidade e formação. A Santa Missa foi presidida por Dom José Carlos. O encontro foi encerrado com o um almoço fraterno.

 

As paróquias de Nossa Senhora da Guia, São José Operário e do Divino Espírito Santo, da Diocese de Divinópolis, realizaram, nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro, o Jubileu de Ouro Presbiteral de Padre Antônio Ordones.

 

No dia 04 de fevereiro, aconteceu, em Divinópolis, o Encontro de Formação para Agentes Multiplicadores sobre a Campanha da Fraternidade. O encontro foi assessorado pelo Marcos Sávio, popularmente conhecido como Becão. Dom José Carlos  se fez presente no encontro. O bispo presidiu a Eucaristia no final da manhã.

 

Aconteceu, na noite do dia 05 de fevereiro, na Matriz de Sant'Ana, em Itaúna, a missa de apresentação dos seminaristas do propedêutico de nossa diocese. A missa foi presidida pelo nosso Bispo, Dom José Carlos, e foi concelebrada pelos padres Célio Antunes, Everaldo Quirino, Marcos Antônio, Gilmar Pinheiro, Marcelo Francisco e Philipe Fernandes.  A celebração  contou com a presença de amigos e familiares dos seminaristas.

 

Com o objetivo de construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre, oficialmente, na quarta-feira de cinzas, 14/02, a Campanha da Fraternidade (CF) 2018, com o tema “Fraternidade e Superação da Violência” e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). O lançamento aconteceu, às 10h, na sede provisória da entidade em Brasília (DF). Na Diocese de Divinópolis, a abertura se deu com uma entrevista coletiva à imprensa, na manhã de quarta-feira, dia 14 de fevereiro, no Centro Diocesano de Pastoral. Na ocasião, dom José Carlos falou um pouco da história da CF e, específicamente, da campanha deste ano de 2018

 

Na noite do dia 14 de fevereiro, Dom José Carlos celebrou a Quarta-feira de Cinzas na Catedral Diocesano.

 

Aconteceu, no 16 de fevereiro, na Matriz de Sant’Ana, em Itaúna, a Missa pela Causa de Beatificação da Serva de Deus, Irmã Benigna Victima de Jesus. A celebração foi presidida pelo Padre Jair Simão, Vigário Paroquial, e contou com a participação de uma Comissão vinda de Belo Horizonte, especialmente, para esta celebração. Estiveram presentes inúmeros devotos da Irmã Benigna, da cidade e região.

 

Aconteceu no dia 18 de fevereiro, o início do ministério pastoral dos Frades Franciscanos Capuchinhos, na Diocese de Divinópolis. A partir de agora, a Paróquia  São Sebastião, de Juatuba, estará sob os cuidados da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFM.Cap). Os Capuchinhos são um ramo da Família Franciscana, que tem São Francisco de Assis como pai e fundador. Sem perder o carisma específico, esta Família Franciscana se dividiu em três ramos principais: Ordem dos Frades Menores, Ordem dos Frades Menores Conventuais e Ordem dos Frades Capuchinhos. Os Capuchinhos se instalaram, oficialmente, no Brasil, em 1642.

 

No dia 23 de fevereiro, Dom José Carlos publicou um vídeo para o Dia de Jejum e Oração pela Paz.

 

A Coordenação Diocesana da Pastoral Familiar, juntamente com a coordenação da Forania Sant'Ana, realizou, no dia 24 de fevereiro, o Encontro de Envio dos agentes à missão no ano de 2018.

 

No dia 26 de fevereiro, celebramos os 4 anos da nomeação de Dom José Carlos para ser bispo desta diocese.

 

No dia 27 de fevereiro, foi publicado uma homenagem que um desenhista divinopolitano fez a Dom José Carlos.

 

 

 

Funcionários da Cúria Diocesana participaram de Treinamento Interno no dia 2 de março.

 

No dia 3 de março, a Diocese de Divinópolis se fez presente no encontro regional de assessores de comunicação das (aqrui)dioceses dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

 

No dia 8 de março foi a estreia do programa, apresentado por Dom José Carlos, Voz da Igreja, na TV Candidés.

 

O Conselho Diocesano de Leigos elegeu, no dia 11 de março, a nova presidência para o próximo triênio

 

Arcebispo e bispos da Província Eclesiástica de Belo Horizonte se reuniram, no dia 12 de março, na cidade de Oliveira.

 

Na do dia 13 de março, Dom José Carlos esteve na Reunião Ordinária dos Vereadores, na Câmara Municipal de Divinópolis, para usar a Tribuna Livre para falar da Campanha da Fraternidade 2018, que tem como tema “Fraternidade e Superação da Violência” e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).

 

No dia 17 de março, o Diácono Paulino García, SdP, foi ordenado para o ministério presbiteral. A ordenação aconteceu na cidade de Igarapé.

 

Depois de atenderem tantas confissões dos fiéis, os padres da Diocese de Divinópolis também se confessaram na manhã do dia 20 de março. As Confissões dos padres aconteceram no Santuário do Senhor Bom Jesus, em Divinópolis.

 

No dia 25 de março foi iniciada a Semana Samana Santa. Dom José Carlos celebrou o Domingo de Ramos na Catedral Diocesana e no Santuário Diocesano de Frei Galvão.

 

Como de costume em várias dioceses do mundo, na Quinta-feira Santa acontece a Missa do Crisma. Na Diocese de Divinópolis não foi diferente, no dia 29 de março, os sacerdotes e o bispo se reuniram na Catedral Diocesana. Já, na parte da noite, Dom José Carlos presidiu a Santa Missa Solene da Ceia do Senhor e cerimônia do lava-pés, na Catedral Diocesana.

 

No dia 30 de março, Sexta-feira da Paixão, Dom José Carlos presidiu o Ato Liturgico, na Catedral Diocesana. 

 

Dom José Carlos também celebrou a Vigília Pascal, no dia 31 de março, na Catedral Diocesana.

 

 

 

No dia 1º de abril, Domingo de Páscoa, Dom José Carlos publicou uma lista de transferências de padres nas paróquias da diocese de Divinópolis.

 

Dom José Carlos celebrou o Domingo de Páscoa, na Catedral Diocesana.

 

No dia 02 de abril, aconteceu, no Seminário Diocesano, em Belo Horizonte, a Celebração da Páscoa.

 

O tema da 56ª Assembleia Geral dos Bispos foi “Diretrizes para a Formação de Presbíteros” refletido pelos cerca de 477 bispos católicos do Brasil, incluindo Dom José Carlos, bispo de Divinópolis, que se realizou em Aparecida-SP, de 11 a 20 de abril deste ano.

 

O mineiro Frei Arlaton Luiz Soares de Oliveira foi ordenado diácono no dia 28 de abril, às 18h30, por Dom José Carlos Souza Campos, bispo da Diocese de Divinópolis, no Santuário Santo Antônio, em Divinópolis.

 

A Pastoral da Sobriedade promoveu, no dia 29 de abril, em São Joaquim de Bicas, seu segundo encontro diocesano

 

 

 

O 4º Seminário de Inclusão Surda, do Regional Leste 2, foi realizado nos dias 04, 05 e 06 de maio, no Seminário Arquidiocesano de Juiz de Fora-MG.

 

Dom José Carlos participou, no dia 14 de maio, da abertura da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, em Divinópolis.

 

No dia 15 de maio, durante a reunião mensal do Clero, aconteceu o lançamento da nova identidade visual da Rádio Divinópolis.

 

Aula Inaugural do curso de Teologia da Escola Diaconal marcou aniversário da Diocese de Divinópolis, celebrado no dia 17 de maio.

 

No dia 18 de maio, Dom José Carlos e o Padre Adão Carlos Teixeira marcaram presenças na Caminhada Todos Contra a Pedofilia 2018.

 

No dia 20 de maio, Solenidade de Pentecostes, a forania de Sant'Ana realizou o 6º Kairos. O evento teve início na praça da Matriz de Sant'Ana, em Itaúna, com concentração para a descida à Avenida Jove Soares, onde aconteceram as demais atividades do evento. Às 15h, a concentração partiu em ritmo alegre e descontraído, ao som de um trio elétrico. Chegando na 'prainha', houve a acolhida aos participantes e, logo, em seguida, Padre Edmar conduziu junto com os demais sacerdotes da forania um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. Após, Dom José Carlos, bispo diocesano, levou a todos os presentes  um momento de catequese a respeito do ano e missão do laicato. O ponto alto do Kairós foi a Santa Missa, presidida por Dom José Carlos e concelebrada pelos demais padres da forania de Santana.

 

No dia 25 de maio, Diocese de Divinópolis celebrou o 4º aniversário de Ordenação Episcopal de Dom José Carlos.

 

Para celebrar esses 25 anos de sua Ordenação Presbiteral, a Diocese de Divinópolis preparou, na noite do dia 30 de maio, na Matriz Paroquial de Nossa Senhora da Piedade, em Itaúna, uma grande festa para comemorar esta data tão especial. Segundo o próprio bispo, ele mesmo quis que a celebração acontecesse na Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, pois ali estão suas origens humanas, escolares e eclesiais. A família de Dom José Carlos cresceu e viveu, ali, no entorno daquela igreja, no bairro Piedade, de Itaúna.

 

No dia 31 de maio a Igreja celebrou o Corpus Christi. Como de costume, as foranias do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora do Carmo se reuniram para celebrarem juntas a Solenidade.

 

 

No dia 1º de junho, Dom José Carlos presidiu missa em Ação de Graças pelo 106º aniversário de Divinópolis e pelo 50º aniversário do Hospital São João de Deus.

 

Dom José Carlos e Padre Lúcio Camargos participaram, entre os dias 04 e 07 de junho, da Assembleia do Conselho Episcopal do Regional Leste 2, da CNBB

 

No dia 7 de junho foi publicado, em nosso site, um vídeo mostrando como ficou a reforma no Seminário Diocesano.

 

No dia 18 de junho, a Rádio Divinópolis foi migrada para o FM.

 

A Comissão Diocesana da Pastoral Familiar realizou, no dia 23 de junho, em Itapecerica, o 2˚ Encontro Diocesano de Formação para seus agentes.

 

No período das férias, os seminaristas realizaram uma semana de missão, momento oportuno de proximidade com o povo de Deus, na construção de uma Igreja em saída, discípula e missionária. No período de 24 de junho a 01 de julho, aconteceu, na cidade de Nova Serrana, a primeira missão Interdiocesana, com a presença dos seminaristas de nossa diocese de Divinópolis e seminaristas da Diocese de Sete Lagoas.

 

A Diocese de Divinópolis se fez presente no encontro de formação sobre gestão eclesial do Regional Leste 2, realizado nos dias 25 e 26 de junho.

 

O Economato Diocesano, promoveu, no dia 29 de junho, no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis, o Dia de Integração, que reuniu os colaboradores que foram contratados entre os meses de setembro de 2017 e junho de 2018. Estiveram presentes, aproximadamente, 60 pessoas, vindas de várias paróquias da Diocese de Divinópolis. O objetivo deste dia foi proporcionar a todos uma visão geral da estrutura da Mitra Diocesana de Divinópolis.

 

 

 

Diocese de Divinópolis se fez presente no encontro de Seminaristas, Diáconos e Padres recém-ordenados, promovido pela Comissão de Liturgia do Regional Leste 2, realizado entre os dias 02 e 07 de julho.

 

No dia 03 de julho, aconteceu, na PUC-Minas, uma reunião com representantes das dioceses da província de Belo Horizonte para pensar vídeos de divulgação para as Eleições 2018. Durante todo o período eleitoral, divulgamos em nosso canal, no Youtube, e viralizamos via whatsapp vídeos educativos sobre as Eleições 2018.

 

A última vez que o Padre Reginaldo Manzotti esteve na Diocese de Divinópolis foi no dia 06 de julho de 2009, quando se apresentou no Parque de Exposições de Divinópolis. E, no dia 06 de julho de 2018, após exatos 9 anos, ele voltou a se apresentar na Diocese,  na cidade de Carmo do Cajuru, com o show "Tá na mão de Deus".

 

A Diocese de Luz celebrou, no dia  08 de julho, o seu Centenário de criação. Durante os últimos 12 meses a diocese viveu uma vasta programação celebrativa. A celebração do Centenário, que foi presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, aconteceu na Catedral Diocesana, na cidade de Luz. Dom José Carlos e outros diversos bispos e padres concelebraram com o Núncio. Milhares de fiéis e autoridades políticas também marcaram presença.

 

Aconteceu, entre os dias 09 e 13 de julho, na cidade de Joinville-SC, o 33º Encontro da Sociedade Brasileira de Canonistas. Dezenas de canonistas de todo o Brasil marcaram presença no evento, que contou com palestras do Arcebispo-Secretário do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, Dom Giuseppe Sciacca; do Vigário Judicial Adjunto do TEIA,  Padre Dr. Vaidinei de Jesus; e do Padre Dr. José Rafael Solano. A Diocese de Divinópolis foi representada pelo seu Vigário Judicial e Presidente do Tribunal Eclesiástico, Padre Vicente Ferreira Lima.

 

No dia 11 de julho, Jubileu de Diamante da Diocese de Divinópolis foi iniciado, com Solenidade, na Forania de São Bento

 

Jovens de Movimentos e Novas Comunidades estiveram reunidos nos dias 11 a 15 de julho, na Casa São Francisco de Sales, da arquidiocese do Rio de Janeiro, para o III Encontro Nacional de Jovens Líderes dos Movimentos e Novas Comunidades (ENJMC). A atividade foi proposta pela Comissão para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e faz parte do projeto de evangelização “IDE”. O Setor Juventude da Diocese de Divinópolis se fez presente através de dois jovens, o Thiago Henrique, da Missão Maria de Nazaré, e Karina Barbosa, do TLC.

 

Na manhã do dia 15 de julho, Dom José Carlos, Bispo de Divinópolis, esteve na cidade de Leandro Ferreira para participar do segundo evento previsto na agenda do Jubileu de Diamante da Diocese de Divinópolis, a Missa e reabertura para visitação da Capela-Túmulo do Servo de Deus, Padre Libério. Presidida pelo bispo e concelebrada pelo Padre Guilherme Machado, a Santa Missa aconteceu, às 10h. E, logo, em seguida, foi realizada a cerimônia de rebertura da Capela-Túmulo do Servo de Deus, Padre Libério. Centenas de fiéis, vindos de várias cidades da região, marcaram presença na celebração.

 

No dia 16 de julho, o Portal Diocesano de Notícias completou 5 anos e a Diocese divulgou  uma novidade para o Setor de Comunicação.

 

O dia 17 de julho foi de susto e tristeza. Naquela manhã falecia o Frei Marco Túlio. Há algum tempo ele já vinha se tratando de Insuficiência renal. Ele foi internado e sofreu um infarto e não resistiu, quando veio a óbito.

 

Nos dias 20 a 22 de julho, foi realizado, em Campos dos Goytacazes-RJ, o 17º Congresso da Região Leste (compreende os Estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro), do ECC - Encontro de Casais com Cristo, e teve como tema: Evangelizando Famílias a Serviço da Paz e como Lema: Felizes os que Promovem a Paz! A diocese de Divinópolis se fez presente através do Diretor Espiritual Diocesano do movimento, Padre Paulo Sérgio, e de 8 casais de várias paróquias.

 

No dia 21 de julho, a Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Divinópolis, acolheuo Núncio Apostólico em passagem pela Diocese de Divinópolis

 

Na manhã do dia 22 de julho, aconteceu a Abertura Diocesana do Jubileu de Diamante da Diocese de Divinópolis. Centenas de pessoas, vindas de várias paróquias da diocese, marcaram presença na celebração, que foi presidida por Dom Giovanni d'Aniello, Núncio Apostólico no Brasil.

 

Ainda, na manhã do dia 22 de julho, após a celebração de Abertura Diocesana do Jubileu de Diamante da Diocese de Divinópolis, aconteceu, no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis, a cerimônia de aniversário de 50 anos da Pastoral Rural Diocesana, hoje, conhecida como Pastoral Missionária. A cerimônia contou com a presença do Núncio Apostólico, Dom Giovanni d'Aniello; de Dom José Carlos, Bispo de Divinópolis; de Dom Francisco Cota; Bispo Auxiliar de Curitiba; de Dom Hugo, Bispo Emérito de Almenara; do Padre Lúcio Camargos, Coordenador Diocesano de Pastoral; do Padre Everaldo Quirino, Coordenador da Pastoral Missionária; de diversos padres e seminaristas e de representates paroquiais da Pastoral Missionária.

 

Após dois dias de visita na Diocese de Divinópolis, por ocasião da Abertura Diocesana do Jubileu de Diamante, o Núncio Apostólico, Dom Giovanni d’Aniello, esteve, no dia 23 de julho, no Seminário Diocesano, situado na cidade de Belo Horizonte, para a Cerimônia de Inauguração, após quase dois anos de reformas. A Santa Missa, que foi presidida pelo Núncio Apostólico, foi concelebrada por Dom José Carlos, Bispo de Divinópolis; por Dom Walmor de Oliveira, Arcebispo de Belo Horizonte; por Dom José Belvino, Bispo Emérito de Divinópolis; por Dom Aristeu, Bispo de Luz; e por dezenas de padres. A celebração  contou com a presença de todos os seminaristas.

 

Diocese de Divinópolis promoveu, no dia 28 de julho, o encontro de formação com Testemunhas Qualificadas para o Matrimônio e Cerimoniários.

 

A cidade de Itapecerica foi escolhida para sediar a Jornada Apostólica Diocesana do Apostolado da Oração, que aconteceu no último domingo do mês de julho, 29. Mais de 2000 pessoas, vindas de todas as foranias da Diocese de Divinópolis, marcaram presença no evento, que contou com a presença do Diretor Nacional do Apostolado da Oração, Padre Eliomar Ribeiro.

 

No dia 29 de julho faleceu o Padre Tiago van der Pauw.

 

No dia 31 de julho, Dom José Carlos divulgou uma Mensagem sobre a legalização do aborto.

 

 

 

Arquidioceses, dioceses e Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se manifestaram contra a proposta que descriminaliza o aborto até a 12ª semana de gestação, que foi discutida na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, nos dias 3 e 6 de agosto em audiência pública convocada pela ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF).  A ação sustenta que dois dispositivos do Código Penal que instituem a criminalização da interrupção voluntária da gravidez afrontam a dignidade da pessoa humana, a cidadania, a não discriminação, a inviolabilidade da vida, a liberdade, a igualdade, a proibição de tortura ou o tratamento desumano e degradante, a saúde e o planejamento familiar das mulheres e os direitos sexuais e reprodutivos. Diante dessa realidade, Dom José Carlos pediu para todos os fiéis se mobilizarem à favor da vida. E, um grupo em Divinópolis, organizou vários Atos em Defesa da Vida, na cidade. No dia 1º de agosto aconteceu uma mobilização no Santuário de Nossa Senhora Aparecida. No dia 03 de agosto, Dom José Carlos presidiu, na Catedral, uma Missa em Favor da Vida. E, por fim, no dia 04 de agosto, aconteceu, no Santuário de Santo Antônio, um Ato em Defesa da Vida, que reuniu diversas autoridades da cidade.

 

No dia 04 de agosto foi celebrado o Dia do Padre e  Dom José Carlos divulgou uma mensagem especial aos sacerdotes.

 

Também, no dia 04 de agosto, Fapam promoveu Aula Magna, ministrada por Dom Mol, para tratar de humanização do ensino superior.

 

No dia 13 de agosto, os Seminaristas Elder, Anderson e Alex foram ordenados diáconos, em uma celebração, na Catedral Diocesana.

 

A Celebração do Jubileu de Diamante na Forania de Nossa Senhora do Carmo foi realizada, no dia 19 de agosto, em Carmo do Cajuru.

 

Também, no dia 19 de agosto, cerca de 2000 pessoas participaram do 6º Encontro Diocesano do Terço do Homens.

 

Todos os anos acontece o Retiro Espiritual do Clero da Diocese de Divinópolis. Os padres da Diocese vão para Cachoeira do Campo, em Ouro Preto-MG, e permanecem, lá, durante quase uma semana. O retiro de 2018 começou no dia 20 e terminou no dia 23 de agosto.

 

A Comissão de Presbíteros do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, esteve reunida, entre os dias 27 a 29 de agosto, no Hotel Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto-MG, para sua assembleia ordinária. O encontro, que reuniu os representantes de presbíteros das (arqui)dioceses do Leste 2, teve por objetivo promover momentos de partilha, reflexão, estudo e eleger a nova presidência da Comissão Regional de Presbíteros (CRP). A Diocese de Divinópolis marcou presença através do Representante dos Presbíteros da Diocese de Divinópolis, Padre Carlos Antônio, e pelos padres Marcelo Geraldo e Philipe Fernandes.

 

 

 

 

A Ultreia Diocesana 2018 foi realizada, no dia 02 de setembro, na cidade de Mateus Leme.

 

Padre Douglas Amaral, Vigário da Paróquia de Sant'Ana, de Itaúna, foi escolhido por Dom José Carlos para ser o novo Assessor Eclesiástico da Pastoral da Criança, na Diocese de Divinópolis. Para assumir a nova missão, Padre Douglas precisou participar de uma Capacitação para novos assessores e coordenadores diocesanos da Pastoral da Criança Nacional, realizada na cidade de Curitiba, entre os dias 11 e 14 de setembro.

 

Sob o olhar materno de Nossa Senhora de Fátima, 500 congressistas, de todos os cantos do país, vieram  para o The Cor Minas, em Divinópolis, entre os dias 14 e 16 de setembro, com a expectativa de aprofundar em Teologia do Corpo. Os mesmos encontraram reflexões a partir da Enciclica Humanae Vitae, do Papa Paulo VI, e suas diversas interfaces, como a luta pela vida, a denúncia da agenda da cultura da morte, dentre outros temas. Contribuíram com as reflexões os missionários: Tiba e Deia, Fernando Gomes, André Parreira, Dra Fabiola Borges,  Eduardo Rivelly. A presença eucarística foi o ápice do retiro, seja na Adoração, durante o show do missionário  Davidson Silva, na sexta feira, ou nas celebrações Eucarísticas, presididas por padre Crystian Shankar e Dom José Carlos, bispo de Divinópolis, com ensinamentos, tais como: “O Senhor desceu e encarnou-se para nos elevar”, esclareceu o pastor diocesano.

 

Paróquias da Forania de Nossa Senhora da Piedade se reuniram, no dia 15 de setembro, para celebrar o Jubileu de Diamante da Diocese.

 

Pastoral da Sobriedade Diocesana realizou, no dia 16 de setembro, sua primeira Peregrinação à Serra da Piedade.

 

Aconteceu, no dia 23 de setembro, a Assembleia Vicentina, em Divinópolis.

 

Desde 2016, devido ao Dia do(a) Secretário(a), que é celebrado no dia 30 de setembro, o Economato Diocesano promove um encontro com todos os secretários e secretárias que trabalham nas paróquias da Diocese de Divinópolis. Neste ano, o encontro aconteceu do dia 27 de setembro, e foi iniciado com a Santa Missa, presidida por Dom José Carlos e concelebrada pelo padre Paulo Sérgio, Vigário Geral; padre Carlos Henrique, Ecônomo Diocesano; e padre Everaldo Quirino, da Paróquia de Sant'Ana, de Itaúna. Aproximadamente 80 secretários(as), de diversas paróquias da diocese, marcaram presença no encontro. Quem também marcou presença foram os Doutores Palhaços, que animaram todo o encontro.

 

 

 

 11 de outubro é um dia especial para nós. Comemoramos os aniversários de nossas rádios: Santa Cruz FM (39 anos), Stilo FM (16 anos). A missa de ação de graças foi celebrada na Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Santos Dumont, em Pará de Minas.

 

Também, no dia 11 de outubro, o programa Voz da Igreja, apresentado por Dom José Carlos e produzido pela Missão Maria de Nazaré, estreou na TV Evangelizar.

 

A Forania do Divino Espírito Santo se reuniu, no dia 12 de outubro, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Divinópolis, para celebrar o Jubileu de Diamante da Diocese.

 

Aconteceu, no dia 14 de outubro, no Centro Diocesano de Pastoral, o encontro de formação da Pastoral Vocacional / Serviço de Animação Vocacional (PV/SAV) da Diocese de Divinópolis. Estiveram presentes agentes de pastoral de todas as foranias, além dos seminaristas assessores.

 

Os padres da Diocese de Divinópolis se reuniram,no dia 16 de outubro, para mais um encontro mensal do clero. A pauta principal desta reunião foi o Projeto 15 do 8º Plano Diocesano de Pastoral, que aborda a necessidade dos Conselhos na Vida da Comunidade Eclesial. Os padres foram divididos por foranias para revisar, reeditar, manter atualizado e tornar conhecidos os estatutos dos Conselhos Pastorais Diocesano, Forâneo e Paroquial, considerando sua espiritualidade.

 

No dia 17 de outubro, foi realizada, na Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio, de Igarapé - MG, a Missa de posse do novo Pároco, Padre Gilberto Antônio Boçon, da Congregação Missionários Servos dos Pobres.A celebração foi presidida pelo Vigário Forâneo, Pe. Aldair Custódio da Silva.

 

A Comissão Regional da Pastoral Familiar do Regional Leste 2 realizou, entre os dias 19 a 21 de outubro, em Pouso Alegre - MG, a sua Assembleia Anual. Além de momentos de orientação, reflexão e formação, proporcionados por Dom Majella (Bispo anfitrião), Dom Edson Oriolo (Bispo Referencial), Pe. Jorge Filho (Assessor Nacional), Pe. Roberto Marcelino (Secretário Executivo do RL2), Pe Wesley (Assessor Regional) e Pe. Andrey (do clero de Pouso Alegre), também foi confeccionada e aprovada a agenda de ações para o ano de 2019. A Diocese de Divinópolis se fez presente através do Casal Vice Coordenador, Wagner e Alyne, e através do Assessor Eclesiástico, Diácono Anderson Nunes.

 

 

No dia 22 de Outubro, a Igreja Católica celebra o dia de São João Paulo II. A data foi estabelecida pelo papa Francisco por simbolizar o dia em que Karol Wojtyla celebrou sua primeira missa como Pontífice, em 1978, iniciando seu pontificado. Para celebrar este dia tão especial, a Livraria João Paulo II preparou uma celebração dedicada ao seu Patrono. A Santa Missa, que foi presidida pelo Padre Carlos Henrique, aconteceu no hall da Livraria. Além dos funcionários da loja, estiveram presentes os funcionários da Cúria Diocesana, clientes e membros da Missão Maria de Nazaré.

 

 

O Secretariado Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da CNBB realizou, nos dias 29 e 30 de outubro, em Belo Horizonte - MG, o Encontro para Chanceleres, Secretários(as) Diocesanos(as), Arquivistas e membros de Congregações Religiosas. O encontro teve por objetivo contribuir com a formação dos(as) funcionários(as) das Mitras Diocesanas, abordando temáticas de gestão e administração eclesial. A Diocese de Divinópolis se fez presente através de seu Vigário Geral, Padre Paulo Sérgio; de seu Chanceler, Padre Demóstenes Mota; do secretário da cúria, Marcos Antônio; e de sua arquivista, Erivelta Diniz.

 

 

 

Diocese de Divinópolis participou, entre os dias 09 e 11 de novembro, da 39° Assembleia da Pastoral Vocacional do Regional Leste II. O tema principal foi "A mudança de época e seu reflexo no discernimento vocacional". Foram abordados os desafios da mudança de época (religião, comunicação, economia, ecologia...) e seus efeitos no processo de discernimento.

 

O ano de 2018 ficará marcado na história da Pastoral da Sobriedade. Foi comemorado 20 anos de existência desse importante meio de ajuda e auxílio aos nossos irmãos e irmãs marcados pelo flagelo da dependência de substâncias psicoativas. Para encerrar esse ano de festividades, a Pastoral da Sobriedade realizou, no dia 11 de novembro, em Igarapé, seu 3º Encontro Diocesano.

 

O Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realizou, nos dias 13 a 15 de novembro, em Belo Horizonte (MG), a Assembleia Regional de Pastoral.  Com o tema central  “Uma Igreja em saída frente aos desafios e esperanças do mundo urbano”.  A Assembleia contou com as presenças dos (arce)bispos, coordenadores diocesanos de pastoral, representantes dos prebíteros, coordenações de Pastoral, Movimentos e Organismos que atuam nas (arqui)dioceses do Leste 2. A Diocese de Divinópolis se fez presente através de seu bispo diocesano, Dom José Carlos; do Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Lúcio Camargos; e de Maria Inez, representante dos leigos da diocese. O casal Sônia e Binho, também, esteve presente representando a Pastoral Familiar do Regional Leste 2.

 

A abertura Oficial da 4ª Semana Brasileira de Catequese aconteceu no dia 14 de novembro, em Itaici, Indaiatuba (SP) com a presença de bispos e acolhida oficial dos 425 participantes. Participaram da mesa de abertura e fizeram uso da palavra dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB, dom Otávio Ruiz Arenas, representante do Pontifício Conselho para a promoção da Nova Evangelização, dom José Antonio Peruzzo, arcebispo de Curitiba e presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB e o padre Antonio Marcos Depizolli, assessor nacional da Comissão. A Diocese de Divinópolis foi representada pelo Padre Carlos Henrique e Diácono Alex Cristiano.

 

Diocese de Divinópolis marcou presença no Acampamento da Pastoral da Sobriedade, realizado entre os dias 16 e 18 de novembro, em Cachoeira Paulista-SP.

 

Paróquias da Forania de Sant'Ana se reuniram, no dia 17 de novembro, em Itaúna, para celebrar o Jubileu de Diamante da Diocese de Divinópolis.

 

Aconteceu, no dia 18 de novembro, na Matriz de Santa Isabel, em Betim, a Ordenação Presbiteral de Frei Arlaton Luiz, contando com a participação de cerca de 400 pessoas, paroquianos e visitantes, amigos e familiares do neo sacerdote, vindos de diversas cidades, além da OFS, Jufra e de seus confrades.

 

 

Para encerrar o Ano Nacional do Laicato, a Diocese de Divinópolis promoveu, nos dias 23 e 24 de novembro, o Seminário sobre os Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade e o Dia Nacional da Juventude 2018 (DNJ).

 

 

 

A Catedral viveu, no dia 1º de dezembro, iniciando o Advento, noite histórica e festiva. Foi comemorado 50 anos de Fundação do Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão, em Divinópolis. A solenidade, presidida pelo padre Luiz Carlos Amorim, contou com a presença de atuais e ex-ministros da Eucaristia da Catedral. Durante a celebração, o padre admitiu 18 novos Ministros. A data é muito comemorada, pois Divinópolis  é a segunda diocese do mundo a criar o Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão.

 

No dia 5 de dezembro, inicio do tríduo solene da Festa da Imaculada Conceição, fiéis comemoraram os 30 anos da Dedicação da Catedral do Divino Espirito Santo. A solenidade foi presidida pelo bispo diocesano, Dom José Carlos, e concelebrada pelo padre Luís Carlos Amorim, oportunidade em que muitos dos presentes puderam visitar suas lembranças dessa celebração única.

 

No dia 08 de dezembro, o Jubileu de Diamante da Diocese foi celebrado no Santuário Diocesano da Imaculada Conceição.

 

Também, no dia 08 de dezembro, dom José Carlos publicou uma lista com as transferências dos padres para o ano de 2019.

 

Aconteceu, no dia 09 de dezembro, no Centro Diocesano de Pastoral, o Seminário em Comemoração aos 15 anos da Pastoral Diocesana do Surdo de Divinópolis.

 

Aconteceu, no Centro Diocesano de Pastoral, nos dias 11 e 12 de dezembro, em Divinópolis, o 2º Encontro de Estudos do Código de Direito Canônino, promovido pelo Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e de Apelação de Belo Horizonte. O encontro teve o apoio do Regional Leste 2, da CNBB. Participaram colaboradores de tribunais de várias dioceses de Minas Gerais.

 

Aconteceu, no dia 15 de dezembro, no Patronato Salesiano, em Pará de Minas, a celebração de 50 anos de vida sacerdotal de Pe. Lisboa. Pe. Geraldo Martins Lisboa é salesiano, natural de Ponte Nova. A celebração da missa foi presidida por ele mesmo e concelebrada por diversos padres e ex-alunos. Dom José Carlos, Bispo de Divinópolis, esteve presente, juntamente com Dom José Eudes, Administrador Apostólico de Leopoldina e nomeado para São João Del Rey, e também Dom Joaquim Mol, Bispo Auxiliar de Belo Horizonte. Todos eles também foram ex- alunos de Pe. Lisboa.

 

Na manhã do dia 15 de dezembro, funcionários das 54 paróquias da diocese, Cúria e membros do Conselho Diocesano de Pastoral se reuniram para um Momento de Ação de Graças, por este ano de 2018. Organizado pelo Economato Diocesano, o encontro contou com a presença de grande parte das paróquias da diocese.

 

Em reunião festiva da Comissão Diocesana da Pastoral Familiar, no dia 15 de dezembro, foram apresentados o novo assessor e a nova coordenação diocesana da Pastoral Familiar. Após um período de cinco anos à frente da Comissão Diocesana da Pastoral Familiar, o assessor, Padre João Luiz Moreira, e o casal coordenador, Sônia e Binho, entregaram a missão de condução dos trabalhos de evangelização das famílias em nossa diocese a uma nova equipe. Com a anuência do Bispo Diocesano, Dom José Carlos, foram investidos na missão o Diácono Anderson Nunes, como novo assessor, e os casais Jusmério e Isabel, Waguinho e Alyne, como coordenadores da Comissão Diocesana da Pastoral Familiar.

 

Aconteceu, no final da tarde do dia 17 de dezembro, uma missa em ação de graças pelo trabalho realizado no Fórum de Divinópolis, neste ano de 2018. Celebrada no pátio do Fórum Dr. Manoel Castro dos Santos, a Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Carlos, e contou com a presença de juízes, advogados e diversos servidores do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG).

 

O Clero de Divinópolis realizou, no dia 18 de dezembro, confraternização de final de ano. O local escolhido para a confraternização foi um sítio no bairro Chácara Quitão, em Itaúna. Os padres chegaram cedo ao local e muitos tiveram a oportunidade de tomar, juntos, o café da manhã.

 

Dom José Carlos se reuniu, no dia 20 de dezembro, com congregações religiosas presentes na diocese.

 

Ainda, no dia 20 de dezembro, Dom José Carlos celebrou Missa em ação de graças junto às Novas Comunidades presentes na diocese.

 

Todas as quintas-feiras, desde 2010, o Frei José da Cruz, OFM, juntamente com o Anderson Moreira, agente da Pastoral Carcerária, realizam visitas no Presídio Floramar, em Divinópolis. Além disso, mensalmente, sempre aos terceiros domingos, a Missão Maria de Nazaré (MMN) realiza uma Manhã de Evangelização no Centro Socioeducativo. Esta é a presença católica na realidade carcerária, em Divinópolis. Além dessas visitas períodicas, a Igreja se faz presente no Presídio Flormar em períodos marcantes, como, por exemplo, no Natal e na Semana Santa. E, na manhã do dia 21 de dezembro, por ocasião do Natal do Senhor, o Bispo Dom José Carlos e a Missão Maria de Nazaré, através dos membros Eduardo Rivelly, Matheus Dias, Max Myller e Marcelo Oliveira  promoveram uma Manhã de Evangelização, no Presídio Floramar.

 

No dia 24 de dezembro, Dom José Carlos celebrou a Missa do Galo, na Catedral Diocesana.

 

Foi divulgado, no dia 26 de dezembro, o valor arrecadado e enviado pela Diocese de Divinópolis para as Pontifícias Obras Missionárias através da Coleta Missionária.

 

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

08 mai 20
31 jan 20
29 jul 15
01 set 16

Parceiros