×

Conteúdo

Pastoral Familiar: Um grande serviço da Igreja às famílias

segunda-feira, 28 de julho de 14 às 05:00
Padre João Luiz

Qualquer trabalho pastoral deveria levar em consideração a situação da família, essa é a opinião de Pe. João Luiz Moreira, Assessor Diocesano da Pastoral Familiar. Segundo Pe. João Luiz, hoje têm muitos modelos de família, mas nem sempre tais modelos garantem a felicidade dos parceiros da relação ou dos filhos. O tema da família tem preocupado a Igreja há muito tempo. O Papa João Paulo II chegou a escrever um documento em 1981 (Familiaris Consortio) falando sobre a função da família no mundo de hoje. Brevemente (05 a 19 de outubro) deverá acontecer, em Roma, o Sínodo sobre a família.
O trabalho da Pastoral familiar abrange muitos setores: Pré-matrimonial, matrimonial, pós-matrimonial e casos especiais. Para atender aos diversos setores precisa-se de muitos agentes. Ultimamente, cresce também o número dos “sem família”, pessoas que, por diversas razões, acabaram sozinhas. A Pastoral Familiar está estruturada em nível nacional, regional, diocesano e paroquial. A comissão diocesana reúne-se no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis, todo segundo sábado de cada mês. A equipe diocesana se dispõe em ajudar na estruturação da pastoral em cada paróquia, bastando para isso entrar em contato com os coordenadores.

 

Ouça a entrevista de Pe. Gabriel com Pe. João Luiz

 

 

No vídeo abaixo, você poderá acompanhar uma entrevista com Dom Antônio Dias Duarte, membro da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, da CNBB. A entrevista foi realizada pela TV Canção Nova em novembro de 2011, por ocasião do 30 anos da Exortação Apostólica Familiares Consortio:

Fotos

Notícias Relacionadas

09 fev 17
04 fev 16
29 jan 16
24 nov 16

Parceiros