×

Conteúdo

Pastoral Familiar realizou Encontro Diocesano para Viúvos e Viúvas

terça-feira, 11 de julho de 17 às 09:19

A pastoral familiar da diocese de Divinópolis realizou, neste sábado, dia 08 de julho, um encontro (tarde) com viúvos (as) de nossa diocese e com participação também de alguns casais coordenadores paroquiais da pastoral familiar.

 

O Encontro aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral e com uma participação de 130 pessoas. Foi uma tarde muita rica de formação e partilha.


O encontro foi conduzido pelo grupo FICA CONOSCO SENHOR, que são agentes de Pastoral Familiar, de várias partes do Brasil, que vêm desenvolvendo um trabalho para dinamizar uma atenção a viúvas e viúvos e pessoas sós. Este grupo, devido à distancia geográfica de cada membro, se reúne 2 ou 3 vezes ao ano, para o desenvolvimento do trabalho e, desde quarta feira, o grupo esteve reunido na nossa cidade, sendo acolhidos no Centro Diocesano de Pastoral, para realizar seus trabalhos.  


O grupo é formado por 9 membros e neste encontro estiveram sete presentes, sendo Maria Célia – Guarulhos/SP, Silda Castro – São Paulo/SP, Eli Paschenda – Curitiba/PR, Márcia Calado – Recife/PE, Ângela Guenka – Sorocaba/SP, Luiz Claudio – Sorocaba/SP e Jorge Mendes – Divinópolis/MG.


O encontro começou às 14h15, com uma oração conduzida por Pe. João Luiz Moreira, da paróquia de São Bento –Itapecerica, assessor da Comissão Diocesana da Pastoral Familiar de Divinópolis. E encerrou-se por volta de 18h40.


Aconteceram duas pequenas palestras – O Amor de Deus (Ângela Guenka) e O caminho de Emaús (Maria Célia), e um pequeno momento de partilha e perguntas. Em seguida, um breve testemunho de cada membro contando  como ficou viúva(o), como viveram o luto e a superação deste próprio luto.


Dom José Carlos, bispo de nossa diocese, com palavras sábias e carinhosas, deu uma boa vinda a todos, falou da importância deste trabalho e agradeceu ao grupo que conduziu os trabalhos.


No final, um pequeno relato do Divino Ferreira, falando sobre um grupo de viúvas (os) iniciado em nossa cidade, que se chama ATÉ NOS REVERMOS NO CÉU e que está se preparando para um trabalho voltado para as pessoas que perderam seu conjuge.


No final, os agradecimentos e a proposta de dinamizar este trabalho, através da pastoral familiar e em parceria com estes grupos, que já fazem algo de pastoral com viúvas, viúvos e pessoas sós.

Notícias Relacionadas

30 mai 18
17 jul 15
29 abr 19
26 mar 15

Parceiros