A Pastoral Diocesana do Surdo celebrou, ontem (24/09), no Santuário de Santo Antônio, em Divinópolis, o dia do surdo e o “setembro azul”, mês destinado às lutas pela causa surda.
Na Eucaristia, presidida por Frei Tide, os membros da pastoral participaram da equipe de liturgia, apresentando à comunidade uma nova forma de expressão. As leituras, lidas em LIBRAS, eram, simultaneamente, traduzidas para o Português.
O que se viu no Santuário foi uma comunidade encantada pela cultura surda, atenta à celebração e buscando entender o trabalho da pastoral do surdo.
A programação das comemorações continua:
• Dia 01/10, às 9h, na Matriz de São Sebastião, em Nova Serrana, Santa Missa de inauguração da Pastoral do Surdo, na cidade.
• Dia 07/10, às 15h, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Pará de Minas, palestra com o seminarista Rafael Costa (Tema: Santíssima Trindade). Em seguida, Santa Missa.
• Dia 08/10, às 09h, na Matriz de São Bento, em Itapecerica, Santa Missa e, após, palestra com o seminarista Anderson Nunes (Tema: Santíssima Trindade).
• Dia 15/10, às 17h, na Igreja de São Geraldo Magela, em Divinópolis, palestra com o seminarista Elder Diniz (Tema: Santíssima Trindade) e, após, Santa Missa, dentro da novena do padroeiro da comunidade.
POR JARDEL CÁSSIO