×

Conteúdo

Pastoral Diocesana do Surdo celebrou 15 anos

terça-feira, 11 de dezembro de 18 às 10:43

Aconteceu, no domingo, 09 de dezembro, no Centro Diocesano de Pastoral, o Seminário em Comemoração aos 15 anos da Pastoral Diocesana do Surdo de Divinópolis.

 

Participaram, aproximadamente, 60 pessoas entre Surdos, familiares e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos municípios de Divinópolis, Pará de Minas, Itapecerica e Arcos.


O momento junto à Comunidade Surda de Divinópolis e região teve como tema “Alegrai-vos no Senhor  e contou com palestras da Estefane Leandro Brunes, surda da Pastoral do Surdo, de Pará de Minas, e membro da Coordenação Leste 2 de Pastorais do Surdo; Eduardo Rivelly, da Missão Maria de Nazaré, que abordaram a alegria e a missão de se trabalhar em uma Pastoral. Os participantes tiveram o momento de adoração, com o Seminarista Marcelo Henrique, além de dinâmica.


“O Seminário foi muito bom, pois refletimos sobre a palavra de Deus. Além disso, consistiu-se em uma oportunidade de trocar experiências e nos mantermos unidos com surdos de outras cidades, prestar homenagens e agradecer pelos 15 anos de História da Pastoral Diocesana do Surdo de Divinópolis. Lembramo-nos de tudo o que aconteceu, sua história, evolução durante estes anos. Muitas pessoas estiveram conosco, se esforçaram, empenharam neste trabalho voluntário, ajudando a Pastoral. Há pessoas novas que entraram e outras que, infelizmente, não estão mais conosco. As que permaneceram, que sejam iluminadas, e que continuem sempre unidas”, destacou o membro da Coordenação da Pastoral do Surdo no Leste 2, Felipe de Oliveira Ferreira.


O Encontro encerrou-se na Capela, com a missa presidida pelo Padre Carlos Henrique e concelebrada pelo padre Cassimiro da Silva.

 

A Pastoral do Surdo agradece pela Acolhida dos funcionários no Centro Pastoral da Diocese de Divinópolis e ao apoio e carinho do Bispo diocesano,  Dom José Carlos de Souza Campos.

 

 

História


Fundada, oficialmente, em 08 de dezembro de 2003, a Pastoral Diocesana do Surdo de Divinópolis surgiu da necessidade de se desenvolver um trabalho catequético e de evangelização da palavra de Deus para a Comunidade Surda. A  proposta de criação da Pastoral partiu de uma conversa com o Seminarista Glauber Glauberto que,  ao ver  Isa e seu marido José Vagner participando da missa, com a saudosa Mary Rocha interpretando, de forma voluntária, os chamou para conversar. A primeira reunião com a Comunidade Surda contou com a participação de 15 surdos católicos e os encontros aconteceram, até 2004, no Seminário Diocesano de Divinópolis. Desde 2007, as missas sinalizadas ocorrem aos domingos, no Santuário de Santo Antônio. Participe conosco das missas, aos domingos, às 18h.

 

 

 

Texto: Willian Pacheco
Fotos: Pastoral Diocesana do Surdo

Notícias Relacionadas

06 mar 18
11 nov 19
06 out 15
22 mai 18

Parceiros