A história da Paróquia São Francisco, de Pará de Minas, foi marcada pela presença dos Frades Franciscanos que, durante 47 anos, cuidaram dos trabalhos pastorais e administrativos da mesma. Em dezembro de 2006, os franciscanos entregaram a paróquia São Francisco e, no dia 1º de janeiro de 2007, Padre Amarildo José tomou posse como Administrador Paroquial e o Padre Joaquim Antônio, como Vigário Paroquial. Desde então, a paróquia esteve sob os cuidados dos padres diocesanos.
No dia 12 de outubro de 2019, a Paróquia São Francisco celebrou seus 60 anos de evangelização na cidade de Pará de Minas. Para celebrar esta data especial de seu Jubileu de Diamante, o atual Pároco, Padre Hedvan Richardson, preparou uma grande celebração. Entre os dias 9 e 11 de outubro, aconteceu o Tríduo Preparatório, momento em que cada dia um sacerdote, que de certa forma marcou a história da paróquia, celebrou. No dia 9, o presidente foi o Padre Hedvan, que vem desempenhando um ótimo trabalho à frente da paróquia. No dia 10, a celebração foi presidida pelo Frei Francisco Duarte e concelebrada pelo Frei Márcio Carneiro e pelo Padre Hedvan. Já, no dia 11, último dia do tríduo, a celebração foi presidida pelo Padre Amarildo José.
No dia 12, dedicado a Nossa Senhora Aparecida e o dia do Jubileu de Diamante da Paróquia, a Santa Missa foi presidida por Dom José Carlos, bispo diocesano, e concelebrada pelos padres Hedvan Richardson, Edmar Antônio e Henrique Benjamim. Este último, secretário da Província do Nordeste da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus. Dentro da celebração, também, aconteceu a Dedicação da Matriz Paroquial. Após a celebração, na parte externa da Matriz, aconteceu o tradicional “Parabéns”, ao som da Banda Musical Lira Santa Cecília.
Ainda, dentro da programação do Jubileu, na manhã do domingo, 13 de outubro, aconteceu a Crisma de diversos jovens da paróquia, em uma celebração presidida por Dom José Carlos. E, para concluir as atividades, às 19h, o Padre Henrique Benjamim presidiu a Eucaristia de encerramento das festividades do Jubileu de Diamante da Paróquia São Francisco.
POR TÚLIO VELOSO