×

Paróquia São Cristóvão celebrou a Semana Santa pela internet

terça-feira, 14 de abril de 20 às 07:00

“Uma semana santa diferente, uma semana santa que certamente, jamais nós esqueceremos. Eu com quase 36 anos de vida sacerdotal, nunca passei ou tinha passado por essa experiência. Nunca celebrei uma semana santa como esta de agora. É uma experiência única que desejo que não se repita”, palavras do Padre Moacir Chagas Tavares durante a homilia do Domingo de Ramos e Paixão do Senhor realizada na Paróquia São Cristóvão em Divinópolis/MG, no dia 05 de abril de 2020 e transmitida pelo facebook.

 

Desde o quarto domingo da quaresma, em 22 de março, as missas da Paróquia são transmitidas pelo facebook (www.facebook.com/saocristovao.div) por causa do distanciamento social da pandemia de Coronavírus. E foi assim durante as celebrações da Semana Santa, do Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa. Centenas de fieis, sejam paroquianos ou não, acompanharam o Tríduo Pascal à distância em suas casas, nas igrejas domésticas.

 

TRÍDUO PASCAL

 

Na Quinta-Feira Santa, na homilia da Missa da Ceia do Senhor, o vigário Padre Júlio de Castro lembrou do momento que estávamos vivendo com uma mensagem de esperança: “Estou completando quase 16 anos de padre e hoje nós fazemos memória do nosso próprio sacerdócio: o sacramento da ordem, da eucaristia e do amor. Ao mesmo tempo, em que é um tempo difícil, extraordinário, hoje é um tempo de graça, um tempo de benção para cada um de nós. O Senhor nos ama! O Senhor nos quer bem!”

 

Às 15h da Sexta-Feira da Paixão, durante a Ação Litúrgica da Paixão e Morte do Senhor, Padre Moacir relembrou que “Neste dia, não temos celebração da eucaristia, por que a eucaristia é a celebração de Jesus vivo e ressuscitado. Nesta tarde desta sexta-feira, celebramos a morte de Jesus. Uma Sexta-Feira Santa, certamente, diferente para nós sacerdotes que ontem celebrávamos a vida, Jesus junto com seus apóstolos.”

 

Na Vigília Pascal do Sábado Santo, Padre Moacir fez um agradecimento: “Senhor Jesus Ressuscitado, eu e Padre Júlio, em nome da nossa paróquia queremos agradecer a todos os paroquianos e paroquianas que nos assistiram nesta semana santa pelo facebook.  Nossa liturgia, que organizou a semana santa. Os grupos de canto que aqui estiveram. Nossos missionários, nossos ministros e ministras da eucaristia, o Ewerton e o Léo que nos ajudaram nas transmissões. Aqueles que colaboraram conosco de alguma forma, nós queremos te agradecer. Também os nossos leitores e leitoras, aqueles que participaram mais próximos e tiveram a oportunidade de estar aqui conosco desde o Domingo de Ramos. A esses e a todos, o nosso agradecimento.” Em seguida, concedeu a benção com o Santíssimo Sacramento “para os quatro cantos da nossa paróquia”.

 

No Domingo de Páscoa, Padre Júlio ressaltou em sua homilia, a alegria e o amor: “Este dia de alegria, dia em que o Senhor ressuscitou, dia que o Senhor nos dá a vida. Ele vive, Ele é um vivente, é aquele que de fato deu sua vida por nós. Na alegria, nós contemplamos essa belíssima passagem que nos mostra Maria Madalena, já de madrugada, já quase iniciando o dia para o encontro do seu amado. O amor move Maria Madalena.”

 

As missas acontecem aos domingos, às 09h e também às quartas-feiras, às 19h. Na primeira sexta-feira do mês, também às 19h. Acompanhe através do nosso facebook (www.facebook.com/saocristovao.div).

 

Por MATEUS TEIXEIRA

 

Fotos

Notícias Relacionadas

21 mar 19
28 abr 15
03 abr 20
25 ago 17

Parceiros