Aconteceu, neste domingo (06/10), o 13° Encontro Regional de Congadeiros, na cidade de Pará de Minas. O encontro foi na Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, localizada no bairro Dom Bosco. Todo ano, é realizado este encontro, em que, as Guardas de congado de Pará de Minas e região, se unem para festejar Nossa Senhora do Rosário.
O congado é uma dança que representa a coroação do rei do Congo, acompanhado de um cortejo compassado, levantamentos de mastros e músicas. No congado há uma hierarquia, onde tem o rei, a rainha, os generais, capitães, etc. Eles são divididos em turmas, chamados guardas ou ternos.
Vanderley Sebastião Pereira é o capitão da Guarda Moçambique Nossa Senhora do Rosário, do distrito de Azurita, da cidade de Mateus Leme. Ele se diz muito feliz com o convite recebido para participar, mais uma, vez do encontro.
Ele também fala sobre o apoio que sua Guarda recebe e aproveita também para elogiar os paraminenses.
A Guarda Mirim São Benedito e Santa Efigênia de Pará de Minas também se fez presente na festa. Uma curiosidade sobre a Guarda: Seu capitão, Douglas Henrique, tem apenas 14 anos, mas diz que a responsabilidade de ser capitão é grande.
Outra Guarda de Pará de Minas é a Guarda Moçambique Nossa Senhora do Rosário. O seu capitão é Walace Souza. Walace fala sobre a importância das crianças no congado.
As Guardas de congado enfrentam algumas dificuldades de se manterem, é o que explica André Bueno, da Guarda de Moçambique Colônia Santa Izabel, de Betim.
Quem foi à Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora para prestigiar a festa, gostou muito. É o caso de Adilson Araújo, que, pela primeira vez, acompanhou o encontro de congadeiros.
Estiveram presentes, na festa, dez Guardas. A programação da festa começou cedo, às 07h, com a chegada das Guardas, na casa São Paulo Apóstolo, onde tomaram o café da manha. Às 11h, houve o almoço na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Às 15h, ocorreu a procissão e, em seguida, a Santa Missa celebrada por Padre Geraldo Gabriel e que teve, também, uma breve participação do Padre Carlos Couto, que é da cidade de Dores do Indaiá. Antes da Missa, ele nos concedeu uma entrevista.
Após a Missa houve a descida dos mastros. Antes de seguir para suas casas, os congadeiros ainda fizeram um lanche reforçado. A festa do ano que vem deverá acontecer nessa mesma época, mas ainda não tem data marcada.
Fotos: Germano, Pe. Gabriel
Apresentação da Guarda Mirim de Santa Efigênia
Apresentação da Guarda de Moçambique, de Citrolãndia - Betim - MG