×

Conteúdo

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora promove 13º Encontro Regional de Congadeiros

segunda-feira, 07 de outubro de 13 às 08:49

Aconteceu, neste domingo (06/10), o 13° Encontro Regional de Congadeiros, na cidade de Pará de Minas. O encontro foi na Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, localizada no bairro Dom Bosco.  Todo ano, é realizado este encontro, em que, as Guardas de congado de Pará de Minas e região, se unem  para festejar Nossa Senhora do Rosário.

 

O congado é uma dança que representa a coroação do rei do Congo, acompanhado de um cortejo compassado, levantamentos de mastros e músicas. No congado há uma hierarquia, onde tem o rei, a rainha, os generais, capitães, etc. Eles são divididos em turmas, chamados guardas ou ternos.

 

Vanderley Sebastião Pereira é o capitão da Guarda Moçambique Nossa Senhora do Rosário, do distrito de Azurita, da cidade de Mateus Leme. Ele se diz muito feliz com o convite recebido para participar, mais uma, vez do encontro.

 

 

 

 

Ele também fala sobre o apoio que sua Guarda recebe e aproveita também para elogiar os paraminenses.

 

 

 

A Guarda Mirim São Benedito e Santa Efigênia de Pará de Minas também se fez presente na festa. Uma curiosidade sobre a Guarda: Seu capitão, Douglas Henrique,  tem apenas 14 anos, mas diz que a responsabilidade de ser capitão é grande.

 

 

 

Outra Guarda de Pará de Minas é a Guarda Moçambique Nossa Senhora do Rosário. O seu capitão é Walace Souza. Walace fala sobre a importância das crianças no congado.

 

 

 

As Guardas de congado enfrentam algumas dificuldades de se manterem, é o que explica André Bueno, da Guarda de Moçambique Colônia Santa Izabel, de Betim.

 

 

 

Quem foi à Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora para prestigiar a festa, gostou muito. É o caso de Adilson Araújo, que, pela primeira vez, acompanhou o encontro de congadeiros.

 

 

 

Estiveram presentes, na festa, dez Guardas. A programação da festa começou cedo, às 07h,  com a chegada das Guardas, na casa São Paulo Apóstolo, onde tomaram o café da manha. Às 11h, houve o almoço na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Às 15h, ocorreu a procissão e, em seguida, a Santa Missa celebrada por Padre Geraldo Gabriel e que teve, também, uma breve participação do Padre Carlos Couto, que é da cidade de Dores do Indaiá. Antes da Missa, ele nos concedeu uma entrevista.

 

 

Após a Missa houve a descida dos mastros. Antes de seguir para suas casas, os congadeiros ainda fizeram um lanche reforçado. A festa do ano que vem deverá acontecer nessa mesma época, mas ainda não tem data marcada.

 

 

Fotos:  Germano, Pe. Gabriel

 

 

Apresentação da Guarda Mirim de Santa Efigênia

 

 

Apresentação da Guarda de Moçambique, de Citrolãndia - Betim - MG

 

Notícias Relacionadas

22 out 13
11 out 18
29 ago 17
17 abr 20

Parceiros